Como melhorar o desempenho do notebook (deixar mais rápido)

Sempre queremos utilizar o máximo de nossos notebooks, procurando diversas formas de otimizar sua bateria, aumentar sua vida útil, e deixar ele super rápido.

Mas isto nem sempre depende do hardware (peças e componentes), muitas vezes o software (sistema e programas) é que acabam tendo grande peso no desempenho.

Neste post iremos mostrar formas de aumentar o desempenho de seu equipamento sem a necessidade de fazer nenhuma alteração física. Fique de olho nas dicas:

Otimizar o Windows 10 do Notebook

Sempre que instalamos algum programa em nosso notebook, não ficamos atento ao fato de que “queremos que este programa inicie juntamente com o Windows” e isso às vezes começa a deixar sua máquina mais e mais lenta.

Fique de olho na inicialização automática

Programas como: Steam, Origin, Spotify, Skype, Quicktime, atualização Java, atualização Adobe, iCloud, entre outros. Podem iniciar juntamente com sua máquina fazendo com que ela fique lenta.


Lista de programas na inicialização, a quantidade pode interferir na performance do notebook.

 

Você pode analisar esses programas no “Gerenciador de Tarefas” na aba “Inicializar”, lá você tem acesso ao impacto deste programa na inicialização e pode desabilita-lo através do botão “Desabilitar” que fica do lado inferior direito.

O Impacto na inicialização pode interferir no tempo para carregar os programas e para seu notebook ficar pronto para o uso, quando iniciado.


De olho no gerenciador de tarefas

O Windows 10 possui diversas funcionalidades e isso às vezes pode atrapalhar no desempenho de seu notebook.

Erro do disco 100% no notebook

É sempre bom dar uma olhadinha em seu “Gerenciador de Tarefas” para evitar que seu notebook fique com o USO DE DISCO em 100% – problema muito comum encontrado no SO da Microsoft. Ou programas que estejam utilizando CPU ou Memória.

A imagem mostra o problema de 100% de Disco que ocorre no Windows 10

Como resolver o HD 100%?

Não existe uma resposta única! Cada equipamento pode estar apresentando diferente conflitos e erros.

Tudo é questão de identificar o nome do trro e tentar encontrar um tutorial para encerrar e resolver ele.

Ou seja, basta verificar qual programa que está causando esse problema e recomendamos buscar modos de finalizá-lo no Google ou Youtube. Como este exemplo de dicas do TecMundo disco 100% ocupado.


Vídeo de dicas da Dell para solucionar os problemas de RAM e CPU em 100%

A memória RAM também pode ser um vilão

Existem diversos programas que consomem uma quantidade grande de CPU e memória RAM, como Google Chrome, reprodutores de vídeo, entre outros.

Uma dica para isso é finalizar todas as tarefas que não estão sendo utilizadas, para dar mais performance para o programa que está sendo utilizado ou que pretende utilizar. Evitar também a abertura de muitas abas no navegador ou de muitos programas simultaneamente também ajuda.

Imagem mostra o uso de Memória pelo navegador Opera Internet Browser


Programas obsoletos e sem utilização

Nós sempre instalamos diversos programas para alguma função específica e acabamos “abandonando” ele depois que ele satisfaz todas as nossas necessidades.

Cuidado com os Bloatwares

Isso também vale para diversos programas que vêm pré-instalados (os famosos bloatwares) no nosso sistema operacional. Por isso recomendamos fazer um pente fino para buscar esses programas obsoletos ou que não possuem mais finalidade para diminuir o consumo de recursos do SO.


Se você estiver utilizando é melhor desinstalar

 

É possível verificar esses programas através das configurações na seção “Aplicativo e recursos”, lá você consegue desinstalar o programa ou até mesmo alterar permissões do aplicativo ou encerrar seus processos.


É possível acessar as Opções Avançadas clicando na aplicação

 


Nesta aba é possível acessar alterar algumas funcionalidades da aplicação


Cuide também dos navegadores de internet

Você também deve dar uma olhada nos add-ons e plugins de navegadores que podem “roubar” o desempenho de seu notebook, além deles consumirem uma boa quantidade de recursos, eles também inicializam automaticamente em segundo plano na inicialização do Windows.


Extensões do Opera Internet Browser

 

 


Extensões do Google Chrome

 

É sempre bom dar uma olhada periodicamente nos add-ons e plugins para evitar de deixar algum dele obsoleto


Realize uma limpeza de sistema periódica

Às vezes utilizamos nossos notebooks o dia inteiro, seja ele para o trabalho, faculdade, escola, ou até mesmo para lazer. Mas como todo equipamento eletrônico ele necessita alguns cuidados conforme o uso para deixá-lo com as mesmas performance de quando ele foi adquirido. Existem alguns programas como o CCleaner que pode ser utilizado para realizar limpezas no disco a fim de melhorar o desempenho de seu notebook. É possível baixá-lo pelo site oficial do programa CCleaner.

O Suporte Microsoft para Windows traz algumas dicas para melhorar o desempenho de seu notebook.


Opção de Sistema Operacional

Uma solução para usuários mais avançados também pode ser a troca de sistema operacional. E uma ótima opção é o Linux.

Geralmente ele possui versões (distribuições) que acabam sendo mais leve e apresenta menos travamentos e lentidão por serem sistemas mais simplificados e enxutos

Mas fique atento ao SO desejado, pois ele não é indicado para jogos e existem muitos aplicativos, softwares e recursos que não são compatíveis com ele, são diversas versões cada uma feita para um tipo de uso.

A questão é sempre conhecer as vantagens e desvantagens de cada um!


Upgrades de Hardwade (super recomendado)

Outra forma de dar aquele upgrade em seu notebook é modificando seu hardware.

E recomendamos fortemente para dar aquele UP no desempenho do seu portátil.

Muitos equipamentos vem com possibilidade de aumento de RAM, ou a instalação de um SSD. Neste último caso caso pode ser por meio de Caddy, que é um adaptador que vai no lugar do leitor de CD/DVD, por meio da troca do HD por um SSD 2.5” polegadas ou até mesmo com a inserção de um SSD M.2 em uma porta especial – os modelos mais recentes de notebook possuem compatibilidade com essa tecnologia.


Neste vídeo mostramos como é fácil a instalação de um SSD M.2 em seu notebook

Sempre recomendamos o upgrade para um SSD, além de eles serem até 4 vezes mais rápidos que um HD convencional eles também aumentam a vida útil de seu aparelho

Você também pode dar uma conferida no nosso post, Como escolher um SSD para seu notebook, que pode ajudar você quando tiver alguma dúvida sobre os SSDs. Ou o Como instalar mais memória RAM que dá dicas e mostra como instalar as novas memórias RAM.

Memória Intel Optane também é opção

Para modelos mais modernos que tem suporte ao slot M.2 do tipo PCIe NVMe, além de opções de SSD mais rápidos em leitura e gravação, ainda tem a alternativa da memória aceleradora da Intel, a Optane.

Para saber mais recomendamos que confira o post especial:

Tudo o que você precisa saber sobre a Intel Optane para Notebook

Veja alguns vídeos ilustrativos de upgrade

Para facilitar o entendimento sugerimos dar uma olhada nestes exemplos abaixo:


Este vídeo possui dicas sobre troca de HD ou até mesmo como colocar memória RAM

 


Tem ainda o caso de trocar a memória RAM do notebook por outra de frequência maior, mas fique atento às limitações

Lembre-se de sempre verificar as configurações de seu notebook para afirmar se ele aceita alterações de memória ou a instalação de um SSD M.2, por exemplo


Conclusão

Não existe uma fórmula mágica para melhorar o desempenho de seu notebook, pois cada máquina possui suas características.

Mas de forma geral é sempre bom fazer uma verificação, de tempos em, tempos, dos aplicativos e softwares instalados, fazer uma limpeza de arquivos temporários e cuidar para não ficar acumulando muito “lixo eletrônico

Upgrades de Hardware podem ajudar casos específicos, mas o SSD acaba sendo uma solução bem interessante e atualmente com custos acessíveis visto o benefício obtido no desempenho da máquina.

Alguns casos essas dicas podem dar uma pequena ajudada, mas em casos mais graves é possível “ressuscitar” uma máquina com uma performance muito baixa.

Esperamos que tenha gostado e colocado em prática algumas destas recomendações.


Veja também notebooks Recomendados

Confira os melhores do mês selecionados por nossa equipe aqui:

lista do mes de notebooks recomendados para compra

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *