Como ligar o Notebook na TV LED, LCD, Plasma e de tubo – Melhores dicas

Descubra as melhores formas de conectar o seu notebook na TV seja ela qual for a tecnologia, pois sempre existe uma solução desde as LED, LCD, Plasma até a de tubo.

Você quer ver filmes, jogos ou realizar aquela apresentação direto para a TV?

Existem muitas formas de realizar e pode ser mais fácil do que você imagina: basta conectar o notebook ou Ultrabook, por exemplo, a um televisor com tela grande, por meio de uma das conexões oferecidas pelos aparelhos.

como ligar notebook na tv de forma facil

Normalmente, a placa de vídeo que vem de fábrica, acoplada à placa mãe do notebook, é suficiente para transmitir seus vídeos para a TV, basta analisar os tipos de entrada e saída do notebook e da TV.
Nos notebooks é mais comum encontrar as saídas de vídeo do tipo HDMI e VGA, mas há ainda algumas alternativas de transmissão do vídeo sem fio.

Dicas para Ligar o notebook na TV usando fios

  • HDMI – Essa é a sigla para High-Definition Multimedia Interface ou, em tradução literal, Interface Multimídia de Alta Definição. Com um mesmo cabo é possível transmitir áudio e vídeo de alta qualidade, e sem perder resolução.
    Quase todas as televisões de tela plana contam com pelo menos uma porta dessas. Também não é difícil encontrar notebooks com HDMI.
    Mas como ligar o notebook na TV já vai ocupar uma porta HDMI, prefira televisões que tenham mais conexões desse tipo. Assim, além de você conectar o notebook na TV, você ainda pode usar as outras entradas para mais aparelhos.
    Caso suas entradas estejam cheias e já em uso, existe a alterantiva de acessórios que funcionam com HUB HDMI, aumentando as portas.

 

  • VGA – Video Graphics Array (VGA), em tradução literal quer dizer Matriz Gráfica de Vídeo. É aquela “saída Azul de vídeo”. Essa é uma tecnologia mais antiga de transmissão analógica de vídeo, com uma qualidade de imagem um pouco baixa. Há diversos modelos de notebook com VGA, mas vale lembrar que essa conexão transmite apenas vídeo, e você vai precisar de outro cabo para o áudio separado.

 

  • DVI – A Digital Visual Interface (Interface Visual Digital) é uma conexão digital presente em notebooks mais antigos. Ela é melhor que a VGA na hora de ligar o notebook na TV porque transmite as imagens com resolução maior. Mas você também vai precisar de um cabo para o áudio sepadado.

 

  • RCA – Principalmente no caso das televisões de tubo, esta é a melhor opção para conectar o notebook nas TVs mais antigas. Mas como os laptops não possuem essa entrada, vai ser preciso usar um cabo adaptador RCA/VGA. Você pode encontrar este tipo de adaptador em lojas especializadas em eletrônicos e até mesmo em alguns supermercados.

 

notebook ligado na tv

Veja como ligar o notebook na TV sem precisar de fios

 

  • Wi-Fi – Esse é um jeito bem prático de conectar o notebook na TV. Basta configurar o computador para que ele esteja na mesma rede sem fio que a televisão.
    Nesse caso, a transmissão perde um pouco de qualidade. E também vale lembrar que você vai precisar de uma TV com Wi-Fi compatível.

 

  • WiDi – O Wireless Display (WiDi) é uma tecnologia criada pela Intel, presente em alguns aparelhos mais novos, que permite que você espelhe o notebook na televisão sem perder qualidade e, claro, sem usar cabos.
    wi-di em notebook e tv
    A ideia é ser um “WiFi dos vídeos”, porém tanto o notebook quanto a TV devem suportar tal recurso. É muito prático para fazer um espelhamento rápido da tela sem fio. O problema é que são poucos os equipamentos que tem este recurso, fique atento as especificações técnicas.

 

  • Bluetooth – Já bastante conhecida, a conexão Bluetooth está presente em diversos aparelhos, que vão de celulares e tablets até televisores. Para ligar o notebook na TV dessa maneira basta ativar o Bluetooth dos dois aparelhos e depois sincronizá-los.
    Feito isso, você vai poder assistir a vídeos ou visualizar fotos armazenadas no notebook diretamente na telona da televisão.

 

  • DLNA – O Digital Living Network Alliance (DLNA) é uma rede sem fio que você cria para poder integrar diversos aparelhos sem precisar usar fios. Mas você precisa instalar um programa no seu Notebook para gerenciar os arquivos que quer compartilhar, como exemplo o Nero Media Home. Adicionar os seus arquivos compartilhados nele e conferir se sua TV possuí tal recurso e se ela está ligada na rede de sua casa, seja via cabo ou WiFi.

 

  • APLICATIVOS que conectam aparelhos (preferencialmente de mesma marca) – Esta funciona melhor quando você tem equipamentos de mesma marca. Ou seja, se você tem Tanto TV quando Notebook da mesma fabricante! Um exemplo é Samsung e LG, que são líderes na fabricação de ambos aparelhos.
    Eles disponibilizam softwares como os Smart Share para compartilhar arquivos, fotos e vídeos de forma prática, usando WiFi ou Bluetooth, dependendo do aparelho. Vale lembrar que muitos deles também funcionam com Smartphones, deixando tudo sincronizado.

 

Para todas estas alternativas é importante verificar se tanto a TV quanto o Notebook ou Ultrabook possuem os recursos para “conversarem” entre si.
Se você está pensando em comprar um notebook novo, avalie se ele tem a tecnologia citada que você achou mais importante.

Fontes: Zoom e Canal Baixaki

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Negrinho disse:

    Boa noite,tento conectar VGA do laptop pa Tv, mas não mostra nada.. O devo fazer pa aparecer a imagem na Tv?

    • Especialista QNC disse:

      Olá, se for Windows você pode utilizar a opção Botão do Windows + P e tentar mudar para Duplicar, Estender, Somente Projetor. Caso não esteja dando imagem ainda, pode ser problema no cabo, ou nas entradas da TV ou notebook.

  2. Julio Cesar disse:

    nao cosigo ver filme com meu ultrabook na minha televisao como faco para eu assistir usando hdmi

    • Laptoper disse:

      Olá,
      São vários pontos a se avaliar? O filme roda na tela do Notebook normalmente? Talvez possa precisar de CODECs de vídeo.
      O cabo está conectado corretamente? Você trocou o modo da TV para abrir o HDMI? Seguiu as dicas do vídeo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *