Como escolher processador de notebook Intel Core i3, i5 e i7? Qual a diferença das séries U e H?

Como sempre, com a Black Friday se aproximando sempre rola aquela velha dúvida, então Qual Notebook Comprar? e, pensando nisso A Intel® nos convidou para ajudar vocês, que irão aproveitar essa tão aguardada promoção de fim de ano mas que ainda estão com dúvidas sobre o equipamento que mais se encaixe no seu uso.

A ideia é simples, tentar te ajudar a escolher qual o melhor processador da família Intel® Core™ de 10º geração para você, para isso vamos explicar um pouco sobre cada um deles e sobre os seus objetivos, no final esperamos tê-los ajudado a fazer uma boa escolha, então vamos logo conhecer qual pode atender melhor seu perfil.


DICA DA INTEL PARA VOCÊ NESTA BLACK FRIDAY

Antes de tudo, vale conferir o link especial que a Intel separou para você, acesse:

VER DICAS DA INTEL AQUI


Como identificar cada processador

Vamos começar decifrando os códigos que identificam cada processador. Esses códigos possuem as seguintes partes: Marca (Intel® Core™), família (i3 até i7), depois o primeiro número, que indica a geração, (neste caso é o 10º), e, na sequência, o número que identifica o modelo. Ao final temos a linha que este processador pertence, representado pelas letras: U, G ou H.

Processadores Intel 10th decima geracao codigos modelos CPUs

Os processadores Intel® para notebooks são divididos em duas categorias (linhas):

  • Baixo consumo de energia (com as letras U ou G)
  • Alto desempenho (com a letra H).

A escolha mais adequada para você

U ou G – Esses processadores são indicados para uso cotidiano, que não exigem tanto desempenho do aparelho. Normalmente são mais baratos e econômicos, pois por terem um baixo consumo de energia acabam consumindo pouca eletricidade além de esquentarem bem menos.

Final H – Esses são os processadores ideais para games ou softwares profissional. Eles possuem o TDP (ou projeto de força térmica) mais elevado, garantindo alta eficiência em atividades complexas. Estes chips, também conhecidos pelo codinome “Comet Lake”, aproveitam o melhor do processo de fabricação de 14 nanômetros que vem sendo aprimorado pela Intel® há algum tempo.

Processadores Intel 10th decima geracao diferencas codigo U H Ice lake G1 G4 G7

Mas e qual é a diferença entre o final U ou G?

Então, o que muda entre os modelos com final U e G? Sendo que ambos são focados em baixo consumo de energia.

Bem, os processadores de final U também utilizam o processo de fabricação de 14 nanômetros, ou seja, também são “Comet Lake”. Já os que possuem a letra G seguida de um número são conhecidos como “Ice Lake” e utilizam um novo processo de fabricação em 10 nanômetros.

Na prática os novos Ice Lake entregam recursos de inteligência artificial aprimorados e, os que terminam com G4 ou G7, possuem ainda a vantagem de terem placas de vídeo integradas com melhor desempenho, conhecidas como Iris Plus Graphics, que vão ser úteis para alguns games mais leves ou mais antigos e alguns softwares 3D ou de edição de vídeos em um nível mais simples.


Entendendo melhor a série U

Agora que você já conhece um pouco sobre cada processador Intel® Core™, seus códigos e categorias vamos nos atentar a cada família e ver qual processador da série U é o ideal para você.

Processador CPU Intel Core i3 10th gen 10ª décima geração

O Core™ i3 – Equipa os modelos de entrada e, indicados para um uso mais básico, mas como contrapartida tem uma boa economia da bateria.

Como exemplos de uso recomendados temos estudos e trabalhos leves de escritório, editores de texto, apresentações de slides e planilhas, o famoso pacote office, além claro de navegação na internet.

Processador CPU Intel Core i5 10th gen 10ª décima geração

O Core™ i5 – Equipa os modelos intermediário, indicado para uso mais intenso e também cotidiano, ele faz tudo que o i3 faz mas com ganho de performance, além de possuir mais eficiência em programas mais exigentes como um editores de fotos, vídeos e gráficos gerais.

No i5 você até pode rodar alguns softwares de modelagem como o AutoCAD e afins, porém vale ficar sempre atento ao tamanho e peso dos seus projetos, temos alguns conhecidos da área de engenharia que usam notebooks i5 de forma bem satisfatória. Quanto o assunto é jogos leves, vale considerar opções com placa de vídeo dedicada, pois eles contam especialmente com o reforço de mais memória RAM exclusiva para vídeo aliados a esta GPU.

Processador CPU Intel Core i7 10th gen 10ª décima geração

O Core™ i7 – Equipa modelos avançados. Ou seja, geralmente voltados para alguém com objetivos profissional e trabalho pesado. Eles fazem todas as tarefas citadas nos anteriores, mas de forma aprimorada, rápida e fluida.

Renderização de vídeo ou projetos 3D costumam se sair bem melhor neste tipo de processador. Nesta categoria também é mais comum os modelos já virem com GPU dedicada, dando aquele reforço extra nos joguinhos.


A cobiçada série H

A série de processadores Intel® Core™ com final H é indicada para uso profissional, seja em jogos ou softwares de calibre. Nesse caso temos processadores para notebooks que pertencem a um outro patamar, são equipamentos mais robustos, com mais poder e performance. Com eles você consegue extrair o melhor tanto em jogos, quanto em programas pesadões.

As famílias ainda continuam como Core™ i5 e i7, porém o final H indica performance bem superior ao que os processadores de final U ou G são capazes de entregar.

Intel Core i7 10th H Series

É importante salientar que sim, é possível que um Core™ i5 da série H seja superior a um Core™ i7 da série U por exemplo, pois são processadores de categorias diferentes e projetos de notebooks com conceitos diferentes. Um processador Core™ i5 de série H costuma ser muito potente e da conta da maioria das tarefas profissionais e dos jogos da atualidade muito bem.

Já um Core™ i7 da série H é para quem busca o muito desempenho, pois por exemplo, o modelo Core™ i7-10750H Comet Lake de 10ª geração chega a atingir até 5.0 GHz no sistema Intel® Turbo Max. Isso é uma das maiores velocidades encontradas em processador de notebook da atualidade.

Então se você busca o melhor desempenho em jogos e trabalho pesado, vale focar nestes modelos.


Em resumo, fica assim:

Os modelos de notebooks que vierem com os processadores de final H entregam mais performance e poder de processamento, afinal como vimos, a letra H refere-se a CPUs desenvolvidas para trabalhos mais complexos e pesados. Dessa forma, se estiver procurando um equipamento para jogos e programas profissionais procure pela letra H no final do código do processador.

Processadores Intel 10th decima geracao estudio youtube

Mas se seu uso for casual, procure pelas letras U ou G no final do código que acompanha sua máquina, caso seja G4 ou G7 é melhor ainda, pois a placa de vídeo será uma Iris Plus Graphics de qualidade superior às UHD Graphics presentes em outros modelos da décima geração.

Então a dica é essa: olhando o finalzinho do código você já consegue ter uma boa noção de qual é o processador ideal para suas necessidades.


Um processador TOP é tudo que eu preciso?

Não! é muito importante citar que atualmente seu notebook deve contar com um SSD para poder entregar com plenitude todo seu potencial. Pois os HDs passam por um processo físico para realizar a leitura e escrita dos dados da máquina o que acaba sendo uma tarefa bem lenta, que causa graves engasgos e travamentos no sistema, mesmo com um ótimo processador.

Para quem não sabe, a Intel® também é fabricante de SSDs e tem opções bacanas incluindo modelos com boas velocidades dos padrões PCIe NVMe.

Como escolher processador de notebook Intel Core i3, i5 e i7? Qual a diferença das séries U e H?

VER NO YOUTUBE

Fica aqui nosso agradecimento a equipe da Intel® que ajudou a promover esse conteúdo especial. Esperamos ter te ajudado com informações relevantes na hora de escolher qual notebook comprar.


Faça parte dos nossos grupos!

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp – Descontos

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Lia disse:

    Olá , boa tarde!!!
    Gostaria de comprar um Notebook, mas estou em dúvida entre alguns modelos.
    Quero utilizar para jogos não muito pesados e emuladores pra jogos de celular, gravações e edições simples, ver vídeos (YouTube, Netflix e etc..). Algo que rode bem.
    81V70004BR.. 81S90005BR…81S90008BR
    81V70005BR
    Olhei esses modelos e achei interessante preços x benefício. Não sei se são os mais indicados, mas encontrei esses. Rsrs
    Não quero nada que ultrapasse muito 3500. Se possível algo com valor inferior.
    No aguardo de suas orientações e dicas..
    Ah não me importo muito com marcas, mas quero algo que dure rsrs.
    Obrigada

  2. GUILHERMe disse:

    Aquele disclaimer no finalzinho rs

  3. Silvio disse:

    uma dúvida que sempre tive com relação aos processadores é com relação a seguinte comparação:
    um processador i5 de 8ª geração é mais eficiente que um processador i3 da 10ª geração sendo ambos modelo da série U. Há uma forma de fazer esse tipo de comparação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *