Como escolher e instalar SSD em notebook M.2 e 2.5″

Estamos aqui novamente com mais um vídeo do canal para te ajudar na questão de Como escolher e instalar SSD em notebook no modelos M.2 e o no formato 2.5″ polegadas.

Muito tem se falado sobre essas coisinhas maravilhosas que revolucionaram a forma de armazenar arquivos, antes de falar como fazer o upgrade para este item é bom explicar suas diferenças

O que é um SSD?

A sigla que vem do inglês para Solid State Drive (SSD) significa basicamente Unidade de Estado Sólido e é utilizado para armazenar arquivos como um HD. Porém, de uma forma bem mais rápida que um HD. Ele grava e carrega arquivos mais rápido, em sua maioria.

Além de serem mais rápidos, o que já é um bom motivo para atrair a nossa atenção, os SSDs também são silenciosos, e por não possuírem partes móveis em seu interior como um HD possui, eles não vibram.

Alguns tipos de SSD também são tão pequenos quanto uma goma de mascar. E é um desses que vamos instalar no vídeo.

Tipos de SSD e formatos

Existem Vários tipos de SSDs, com tamanhos, velocidades e até conexões diferentes. No vídeo nos focamos em mostrar como instalar um SSD do tipo M.2 2280 e também um SSD do tipo 2.5″ pra você ter uma ideia.

tamanhos e tipos de ssd para notebook

tamanhos e tipos de SSD existentes

O equipamento usado para o exemplo foi um Notebook Samsung Expert x51, que nós já falamos aqui no site algumas vezes.

Uma das principais vantagens de usar um SSD deste tipo é que você não precisa retirar o HD original que já vem com o notebook, adicionando uma armazenamento novo e mais rápido. Instalar em casa desta forma pode ser muito mais barato que comprar um notebook com SSD já de fábrica.

O procedimento é bem semelhante em outros notebooks, porém. Desde que tenha o Slot (conexão) M.2

Esse SSD é um dos mais baratos do mercado custando perto dos 300 reais. Esse nosso possui 120GB de capacidade, mas existem outras variedades.

ssd do tipo M2 compatível com Acer exemplo

Sobre a garantia do notebook

Nenhuma fabricante estimula modificações em seus produtos, pois existem riscos do instalador fazer algo errado quando você instalar SSD em notebook.

Caso você venha a precisar acionar a garantia, será necessário remover o SSD ou qualquer outra peça que instalar caso tenha que mandar para a fabricante. Mas pelo benefício que um SSD trás no desempenho, é algo que consideramos valer muito a pena fazer.


Detalhes do M.2

M.2 é uma conexão e uma das principais formas de se conectar um SSD no seu computador.

tamanhos de ssd m2

Já este número do lado, 2280 se refere ao tamanho dele. Nesse caso sendo 22 milímetros de largura e 80mm de comprimento. Quanto mais comprido, mais memórias NAND vão caber no módulo e com isso, maior capacidade de armazenamento é atingida.

  • Existem SSDs com até 110mm de comprimento disponíveis no mercado para computadores portáteis convencionais.
  • Fique atento pra ver se o tamanho desejado do SSD cabe no Notebook. Alguns notebooks impõem um limite de tamanho.
  • Antes de instalar o seu SSD. Muito cuidado na hora da compra. Pois não existe somente um tipo de conexão M.2
Chaves B e M (Tipos de conectores)

Existem o que eles chamam de chaves, que são diferenças sutis na conexão e representam opções em capacidades e interfaces acessadas através da conexão.

tipos de chave de interface de um SSD

Tanto do módulo (módulo é o que você pluga) quanto no hospedeiro com essa conexão (onde ele é plugado). As mais populares são a chave B e a chave M.

  • São chaves justamente para que você não plugue errado por acidente
  • São vários termos técnicos envolvidos, e o nosso objetivo aqui é simplificar.
  • Você pode saber a diferença entre as duas chaves através dos entalhes (os buracos)
  • Eles chamam de chave B, as conexões SATA M2 – Os módulos com essa chave possuem um entalhe no lado esquerdo do conector.
Chave dupla (B e M juntas)

Quando eles apresentam 2 entalhes, significa que você também pode utilizar ele na chave M se a placa mãe deixar, quero dizer, se ela não especificar que aquela conexão com chave M só pode ser usada por módulos chave M, o que é mais raro.

Nesse caso, mesmo que você o plugue na conexão com chave M, ele vai ter a mesma capacidade padrão Chave B.

Logo, módulos com chave B podem possuir maior compatibilidade, que é o ponto positivo. O ponto negativo é que ele tem velocidade e capacidade menor do que os que vamos falar agora em seguida.

  • Os da Chave M; Esses são chamados de PCIe/NVMe M.2
  • Os módulos com essa chave possuem um entalhe no lado direito do conector. Só.
  • Não existem módulos com chave M que se encaixem nas conexões de chave B. porque são incompatíveis.

O modelo de SSD M.2 usado no vídeo possui um conector com 2 entalhes. Isso significa que ele é um SSD SATA M.2 (Chave B) mas, se minha placa mãe deixar, eu poderei plugar em uma conexão M.2 com chave M também, mantendo a mesma capacidade.

modulo ssd m.2 do notebook sony vaio brasilIlustração de anúncio de um notebook que destaca ter o suporte ao M.2 SATA

Dicas para instalar SSD em notebook no slot M.2

A dica é acompanhar no vídeo com todos os detalhes para instalar SSD em notebook, tudo que você vai precisar pra fazer essa instalação é de uma chave philips e algo com extremidade fina para que você possa desencaixar a tampa. No caso usaremos isso. Mas você também pode utilizar um cartão de crédito velho. Remova os parafusos do Notebook. Cuide para não perdê-los.

Abrindo a tampa do exemplo do notebook Samsung X51, a conexão M.2 vai estar escondida embaixo de uma fita. Destrave ela, remova e confira o slot M.2.

Detalhe, o Slot M.2 do X51 é do tipo com chave M. Nós poderíamos plugar um poderosíssimo NVMe se quiséssemos.

Detalhes sobre NVMe

O NVMe é um protocolo de comunicação mais novo, que permite SSDs muito mais rápidos (e caros) que os padrões SATA, mas nem todos os notebooks são compatíveis com essa tecnologia, então é bom ficar esperto.

ssd m2 instalado no notebook x51 da samsung 2017

Exemplo da foto de outro modelo de SSD instalado no equipamento, neste caso um NVMe da própria Samsung Série EVO.

Dicas na instalação de um SSD:

  • É sempre aconselhável manusear uma placa pelas laterais pq tua energia estática pode queimar componentes frágeis.
  • Agora conecte o teu SSD na conexão M.2. Use o parafuso disponível no Notebook ou será necessário conseguir um pra fixar o SSD.
  • recoloque a fita que estava por cima e trave-a. Depois é só fechar o seu Notebook.

SSD de 2.5″ polegadas

Por curiosidade, mostramos no vídeo também como substituir e instalar SSD em notebook do tipo 2.5” polegadas (formato caixinha) conectado por SATA. Esse tipo de SSD possui valores semelhantes.

SSD samsung para noteobok barato

Pra instalá-lo, você desparafusa o HD, retira o plug SATA, tira ele da capa, coloca o SSD na capa, pluga o SATA no SSD e parafusa ele no Notebook assim como estava o HD.


Instalando o Windows no SSD

Uma das coisas que as pessoas mais gostam de deixar armazenado em SSD pra que carregue mais rápido é o Windows, fazendo com que ele seja carregado em aproximadamente 15 segundos.

  • Para você instalar o Windows no seu computador. Você salva o Setup do Windows no seu SSD mesmo, ou em um pendrive. Esse setup pode ser baixado da Própria Microsoft.
  • Tendo o instalador do Windows armazenado lá, é hora de configurar o boot.
  • Pra isso, temos que acessar as configurações da BIOS.
  • Quando o computador ligar, dispare dedadas no F2 até acessar a interface da BIOS da Samsung, outras marcas podem ter acesso por outras teclas.

 

tela da bios do samsung x51 2017 com ssdNeste exemplo da BIOS do X51 em outras instalação foi reconhecido o SSD do tipo EVO 960 NVMe

No caso aqui do nosso X51, a interface tem essa aparência, mas poderá ser levemente diferente, dependendo da sua placa mãe.

Pra que pudéssemos configurar o boot. Nós tivemos que desativar um controle de segurança anti-boot que evita boots acidentais, enfim, evita cagadinhas. Desativando esse controle, entramos nas opções de prioridades de boot.

Na opção primária colocamos o nosso SSD e pronto.

Caso o seu Windows esteja armazenado em um PenDrive por exemplo, o processo é parecido. Plugue o pendrive no Notebook. Acesse a BIOS, e coloque o PenDrive como Boot primário ao invés do SSD, como você está vendo aí na tela.

Salve e reinicie. Agora é só instalar o seu Windows normalmente.


Veja também

Notebooks com SSD para comprar em 2018

Cuidados sempre são importantes

Nós fizemos esses procedimentos ao lado de um Profissional Técnico. antes de instalar SSD em notebook é importante que se você não tem experiência com esse tipo de procedimento e se sente inseguro, que você deixe na mão de quem manja.

Já avisamos que não temos listas de compatibilidade de cada SSD e notebook, alguns modelos mais simples não possuem o slot M.2 para instalar esse recurso. E pra saber o correto para o seu notebook, pode exigir um pouco de pesquisa.

No mercado Brasileiro os modelos que aceitam SSDs com melhores (NVMe) velocidades são os Gamers.

Mas lembre que também existe o SSD do tipo 2.5” polegadas (caixinha) caso seu equipamento não seja compatível com o M.2

média, SSDs deste tipo atingem uma velocidade de 540MB/s de leitura e 440MB/s de escrita mais ou menos. Você pode fazer o teste usando aplicativos baixado na própria Microsoft Store. O mais popular é o CrystalDiskMark.

Esse nosso testado no vídeo possui uma escrita um pouco lenta, mas a leitura ainda é muito superior do que um HD como você pode ver a comparação.

No mercado existem diversos modelos e velocidades, alguns muito rápidos, mas o preço vai subindo conforme a qualidade. Alguns SSDs mais Tops em desempenho podem custar quase o preço do notebook – isso mesmo, até 2 mil reais ou mais.

Dual SSD

Esta é uma super novidade exclusiva para pouquissimos notebooks mais novos e caros. Conter dois slots de M.2 para você instalar SSD em notebook ao seu gosto.

Neste caso é normal um dos slots já vir ocupado com um SSD de fábrica, sobrando outro vazio para você usar conforme sua preferência. No exemplo abaixo temos o novo Ultrabook LG Gram.

dual SSD notebook LG Gram 15Z980 BrancoVeja detalhes do novo LG Gram aqui

 


Ofertas de SSDs, não deixe de conferir ein!

comprar ssd para notebook dias e ofertasbotao clique para ver todos lista

E é isso galera! Esperamos que você tenha gostado do vídeo e do post.
Deixe seus comentários sobre o que achou das dicas para instalar SSD em notebook e participe!

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

34 Resultados

  1. Wellington disse:

    Ola amigo.
    Comprei um notebook samsung modelo expert x40 essa semana. O modelo dele é NP350XAA-XD1BR
    Sabem me dizer se o slot M.2 dele é o tipo M compative com o protocolo NVME ??? Obrigado e parabéns pela explicação.

  2. IVANALDO disse:

    Parabéns pelo canal, amigo! Muito top!!! O melhor que encontrei sobre notebooks!!! Usando o link do canal, comprei um DELL G3 por um ótimo preço e instalei um SSD m2 nvme samsung. Ficou top!!! Minha dúvida é a seguinte: tenho um Notebook Gateway Ne56rb12 Core I5 Tela Led 15,6 que ainda funciona perfeitamente. Será que seria possível instalar nele um SSD 2.5 polegadas nele? Acha que vale a pena? (Notebook Acer Gateway NE56R13b
    Processador intel core i5 3230m 2.60 ghz Terceira geração; Vídeo Intel HD Graphics 4000; Tela de 15.6 polegadas LED 4gb de memória ram ddr3 HD de 500gb)

    • Especialista QNC disse:

      Olá Ivanaldo, muito obrigado por seu comentário, ficamos felizes em ajuda-lo. Aproveite sua nova maquina!!
      Então é possível fazer a troca do HD dele convencional por um SSD ou até mesmo via caddy, caso seu modelo possua entrada para leitor CD/DVD. Ele vai deixar seu notebook mais veloz, mas não irá fazer milagre, tendo em conta que é um modelo bem velinha já. 😀

  3. Wesley disse:

    Tem alguma lista aqui de notebook já com entrada m.2?

  4. Jefferson da Silva Rodrigues disse:

    Boa noite!
    Tenho um Notebook Acer Nitro 5 i5 7th gen, gostaria de saber qual a SSD mais recomendável para instalar nele?
    O Ssd M.2 360gb Intel 540s Ssdsckkw360h6x1 é uma boa opção? Será que ficará rápido no meu notebook?
    Desde já agradeço ao auxílio!
    Abraços.

    • Especialista QNC disse:

      Olá Jefferson, esse modelo é compatível com ele, um SSD deixa o notebook muito mais rápido sim. Mas procure SSDs M.2 com barramento PCIe ou NVMe que são bem mais rápidos do que os SATA (que é esse modelo que você falou).

  5. Rafael Cabral disse:

    Boa tarde. Tenho uma dúvida: pesquisei e vi que o Samsung X40 2018, não aceita m.2 com tecnologia NvMe, isto está correto? E se estiver, isso incluí o SSD Samsung 860 Evo 500gb V-nand Sata3?

    Obrigado desde já pela informação, o site e canal, estão me sendo muito úteis.

  6. Henrique disse:

    Poderiam me dizer, por gentileza, se o SSD WD Green M.2 2280 240GB Leituras: 545MB/s – WDS240G2G0B é compatível com o Notebook Lenovo Legion Y720?

    Muito obrigado pelo conteúdo postado!

    • Especialista QNC disse:

      Olá Henrique, o Legion já possui um SSD M.2 de fábrica de 128GB no padrão PCIe NVMe, é possível que ele reconheça o SSD M.2 SATA, mas a velocidade iria ser reduzida.

  7. RIquelme gonçalves disse:

    Olá, sabe informar se o Philco 14M2 é compatível com ssd 2.5?

  8. Ronnie disse:

    Olá, tenho um note Asus X555u mas não encontro informações se posso ou não instalar o SSD M.2. Saberia me informar se ele é compatível? Muito obrigado.

    • Especialista QNC disse:

      Olá Ronnie, infelizmente essa linha não possui slot para SSD M.2, sendo somente possível a colocação de um SSD via Caddy.

  9. Felipe Rod. disse:

    Boa tarde! Muito show de bola este post! Revirei a internet atrás de explicações sobre os tipos de conectores e etc, até finalmente achar este. Infelizmente não consegui achar o tipo de Chaves seria a correta para a minha máquina em lugar algum.
    Tenho um Dell G3-3579-A30P e gostaria de saber se posso instalar este modelo: Samsung 250GB 970 EVO NVMe M.2.
    Obrigado desde já!

  10. Murilo disse:

    Oi, tudo bom?
    Tenho um samsung x50 e quero saber se é possível manter o HD e acrescentar o SSD (no vídeo vocês colocaram 2 sdd), ou é preciso trabalhar nesse note somente com um deles. E se for possível, qual modelo tipo de conector devo comprar e tamanho.
    Quero agradecer também, porque consegui comprar o note com desconto por causa do cupom de vocês 😉

    • O Editor disse:

      Dá pra colocar um SSD no slot M2 dele! Precisa ser um SSD Sata, então pode procurar por SSDs do tipo WD Green ou WD Blue que são os mais baratinhos. Nós é que agradecemos a você por acompanhar o site!

  11. Taymeson Chaves disse:

    Tema bem esclarecedor e sucinto. Parabéns!
    Uma dúvida: Os notebooks tem limite de capacidade com SSD M.2? Posso instalar um SSD M.2 com qualquer capacidade? Tenho uma notebook Dell Gamer 7567, estou com medo de comprar um M.2 de 1TB e ele não suportar essa capacidade.

    • O Editor disse:

      Suporta de qualquer capacidade sim, só tem que ver se o modelo do SSD é compatível com seu notebook na questão de conexão (SATA ou NVME)

  12. matheus disse:

    Olá, sei que o post é meio antigo mas vale tentar :

    vou adquirir um samsung odyssey i5, e queria saber se esse ssd m2 é compatível com ele : SSD WD Green M2 240GB

    obg desde já!

  13. Paulo disse:

    Para o Samsung X50 2018, qual padrão de ssd devo procurar? O NVME é compatível? Qual seria um bom custo/benefício?

    • O Editor disse:

      Acreditamos que a linha Expert de 2018 da Samsung tenha sofrido um downgrade na questão do SSD (que suportava NVME). Não temos confirmações sobre isso, mas ouvimos relatos de que seja possível instalar somente SSDs SATA.

  14. Bruno disse:

    No texto tem em imagem 3 SSD tipo M.2; sendo dois deles com chave M. Um é NVME e o outro AHCI. Comprei um SSD do tipo NVME, pois meu notebook tem o padrão M. mas não reconheceu. é possível meu notebook aceitar o modelo AHCI com chave M, mas não aceitar o modelo mais rápido NVME com chave M? Tenho um Samsung x50 modelo de 2016, não encontro em lugar nenhum especificação pra entrada M.2 dele. Você sabe o que pode estar acontecendo pra não reconhecer? eu não entendi a diferente entre o AHCI e o NVME sendo os dois chave M. Obrigado

  15. Maurício Cardoso disse:

    Boa noite.

    Tenho acompanhado seu canal e estou até mesmo em um grupo de promoções no WhatsApp.

    Hoje eu tenho um Dell 14-3442 com um SSD Sumsung EVO 1TB mSata que uso com adaptador no lugar do DVD. Conversei via chat com a Dell e o suporte técnico disse que caberia esse SSD no Notebook Dell Inspiron I15-5570-B40C Intel Core i7 8GB (AMD Radeon 530 com 4GB) 2TB Tela 15,6″ Windows 10 – Prata, pois haveria espaço para o DVD no notebook. Necessitando de espaço, o comprei para ficar com 3TB, mas acabo de verificar que não há como colocar o SSD com o adaptador sem grandes manutenções. O fato que é estou arrependido.

    Gostaria de saber qual indicação de notebook com tela de 15″, podendo ser core i5 ou i7, desde que 8ª geração, com mínimo de 8GB ou 16GB com possibilidade de expansão de memória até no mínimo 16GB, com Win. Não utilizo para jogos, mas gosto de excelente resolução, sendo espaço muito mais importante que capacidade gráfica.

    Agradecido, despeço-me.

  16. Vinicius disse:

    A linha da Asus X510 é compativel com a tecnologia SSD Nvme?

  17. Fabio Baldo disse:

    Olá, tudo de boa por ai? Dúvida, esse SSD ” Samsung 860 EVO 500GB M.2 SATA Internal SSD (MZ-N6E500BW) ” é compátivel com o notebook ASUS x510ur?
    Muito obrigado pelo excelente conteúdo compartilhado conosco!

  18. Danilo disse:

    Oi Maikhow, td bem? Sei que não tem haver com o assunto mas não sabia onde escrever. Queria dar a sugestão de um vídeo ou postagem de notebooks portáteis (finos e leves) para quem trabalha e precisa levar na mala. Eu, por exemplo, tenho um Samsung Ativ Book 2 de 2014 e está horrível para carregar na mala. Não achei em nenhum lugar algo voltado para este assunto em específico. Fica minha sugestão. Parabéns pelo site e pelo canal, está me ajudando muito. Direto e simples.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *