Comprar um notebook no exterior com certeza é um ótimo negócio se for pensar pelo lado financeiro, porém se o equipamento apresentar algum tipo de defeito (sabe com são eletrônicos, podem te deixar na mão as vezes…) que seja necessário utilizar a garantia no Brasil, pode ser que enfrente grandes problemas.
Separamos algumas dicas bacanas para você que está pensando em comprar, ou se já comprou seu notebook em outros países.
Oficialmente não existe lei que obrigue o Fabricante a cobrir garantia…
Infelizmente não há nada no Código de Defesa do Consumidor ou em outra legislação Nacional nenhum artigo que diga claramente que os fabricantes devem dar garantia para produtos comprados no exterior. Tudo está sujeito a interpretações.
Algumas marcas prestas Garantia, porém aplicam diversas limitações e exigências para dificultar, então consulte bem os termos de garantia.
O Procon sempre está do lado do Consumidor, mas não é garantia de sucesso.
Em geral, se estiver neste tipo de situação de ter que acionar garantia e a fabricante do seu notebook que tenha Representação Nacional não facilitar aceitar o equipamento, saiba que terá que esquentar a cabeça com órgãos de defesa do consumidor como o Procon.
Veja o que eles dizem a respeito:
Para o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor):
“o entendimento é que o fabricante deve consertar um produto adquirido fora do Brasil, desde que a marca seja mundialmente conhecida, já que o fornecedor nacional beneficia-se da marca, valendo-se da maciça publicidade e credibilidade”.
Mas este é um órgão de apoio, ou seja, o Procon não constitui força de lei, e não pode obrigar os fabricantes a darem garantia para produtos comprados no exterior.
Caso não tenha sucesso com Procon, lhe resta Ação Judicial
Podemos deduzir que… a marca fabricante com presença mundial e atuar no mercado nacional, ela deve assumir a legislação do país para todas as suas relações, inclusive as de consumo. Porém o mundo não é perfeito…
Se órgãos como o Procon não resolverem vai ser necessário utilizar o meio judicial. Porém, fica o alerta de que isso pode ser demorado (isso quer dizer uma “média estimada” de seis meses a um ano para ações nos Juizados Especiais… e de um a três anos para ações na Justiça Comum”) e pode sair bem caro, pois os custos considerando honorários mínimos de cerca de R$ 3,2 mil na Justiça Comum, em São Paulo
Nos Juizados Especiais, com valor de causa de até 20 salários mínimos, dá para ingressar com uma ação sem custos. Um advogado só será necessário se uma das partes quiser recorrer de uma decisão desfavorável. (O Problema é que sozinho podem faltar conhecimento para conseguir meios de uma vitória na justiça e um advogado geralmente é necessário).
Pense bem se isso é viável.
Importante saber caso queria entrar com uma Ação na Justiça
Saiba que você vai precisar apresentar todos os documentos relativos ao caso, como nota fiscal de compra, pagamento de impostos de importação (se houver), orçamento em assistência técnica autorizada, a negativa do fornecedor em prestar a garantia descrita no certificado que acompanha o produto e qualquer outro documento (e-mail, protocolos de ligações etc.)”.
Consulte a Política de Garantia do Fabricante
Na dúvida, procure a política de garantia do fabricante, geralmente presente em manuais e também nos seus respectivos sites.
Como exemplo, a Dell é uma das poucas que dá suporte a equipamentos comprados no exterior oficialmente, porém com várias restrições, confira o trecho da política de garantia deles:
Dell – Suporte a equipamento adquiridos fora do Brasil
A Dell oferece a você a possibilidade de atendimento e reparo de seu equipamento mesmo enquanto você estiver fora do país onde adquiriu seu equipamento originalmente. No entanto, para que seu equipamento seja elegível para suporte fora do país de origem, é necessário que ele cumpra os seguintes requisitos:
Possuir garantia com atendimento à domicílio (proximo dia útil).
O modelo do equipamento deve ter sido produzido ou comercializado no país aonde o cliente se encontra e solicita reparo.
Já para a grande maioria dos fabricantes você vai encontrar informações como estas, veja o exemplo do trecho da Política de Garantia da Samsung:
A SAMSUNG, sem nenhum custo para o usuário, reparará o produto desde que este seja enviado a uma assistência técnica SAMSUNG, com os custos de transporte sob-responsabilidade do usuário, de acordo com os termos desta garantia, acompanhado da respectiva nota fiscal emitida no Brasil.
Ou seja, sem a Nota Fiscal nacional, nada feito!
Confira esta tabela que o site G1.com fez sobre a garantia de eletrônicos de algumas marcas, lembrando que pode variar por produto.
Conclusão se vale a pena ou não
Em geral as marcas não oferecem garantia internacional, e quando tem são cheias de limitações.
São vários pontos a se considerar, os prós dos valores e modelos que ainda nem foram lançados por aqui. Mas os possíveis problemas que podem surgir, esta decisão, se vale a pena ou não deve ser sua, por isso é bom estar bem ciente antes de planejar a aquisição.
Mas existem lojas nos EUA e Europa que oferecem Garantia Estendia com validade mundial. Basta consultar estes detalhes no ato da compra!
Dicas Extras:
Ao comprar Notebook no exterior lembre de dois importantes detalhes:
- Padrão de tomada no EUA e Europa são diferentes do Brasil, principalmente no novo padrão brasileiro.
- O teclado dos notebooks importados geralmente do padrão inglês Internacional, ou que quer dizer que pode não ter teclas como cedilha e til. Mas é possível configurar o sistema operacional para obter esses caracteres usando outras teclas.
Confira mais alguns cuidados que deve-se cuidar ao trazer produtos do exterior
Exibindo 5 comentários
Gosto muito dos produtos da MSI e estava considerando comprar um notebook gamer MSI. Mas parece que eles não tem assistência técnica no Brasil. Alguém sabe dizer alguma coisa ou teve experiência com essa marca?
Olá, Ronnie. Até onde sabemos infelizmente não existe assistência técnica para notebooks da MSI no Brasil, então reforçamos o seu comentário, se alguém puder comentar aqui como foi a experiência de mandar para assistência internacional, agradecemos.
bom somente para deixar constatado a DELL cobriu na garantia meu alienware m17xr3 aqui no brasil, primeiro é necessário entrar em contato com a central da dell e solicitar a transferência da garantia dos eua para o brasil depois de 30 dias eles mandam email confirmando. E também é rpeciso um atendente muito bem intencionado pois demora.
Poxa Fred,
Que legal o seu relato, que bom que conseguiu!!!
Mas pelo visto foi um trampo e um porre esperar tanto ein!]
Bem que eles podiam a voltar a vender os Alienware no Brasil, e claro com um preço razoável.
Valeu por participar!!!
Fred, estou pensando em adquirir um produto nas mesmas condições que você o fez. Tenho dúvidas quanto à transferência de garantia, poderias, de alguma forma, me ajudar? Aguardo.