Como é feito um notebook? (Como funciona uma fábrica)

mulher montando placa mãe

Você já pensou em como é feito um notebook, incluindo todo o processo de montagem? Vamos explicar passo a passo neste artigo.

Os primeiros computadores eram projetados para caber numa sala inteira. Inicialmente, eram máquinas usadas estritamente por militares para codificar e decodificar informações de comunicação na guerra.

Após isso, nos anos 80, eles se tornaram produtos direcionados ao grande público, graças aos esforços de empresas como Apple e Microsoft, se tornando o que nós conhecemos como desktop (por caberem em sua mesa – “desk”, do inglês)

Atualmente, um notebook cabe no seu colo, daí vem a alcunha de Laptop (“Lap” significa colo e o sufixo “top” é porque ele pode ser colocado acima do seu colo). Vamos ver então como é feito um notebook!

Confira este super vídeo em inglês que demonstra o passo a passo:

Fonte: Science Channel

O cérebro do computador: a placa mãe

No começo da linha de produção, temos o cérebro do computador, que será responsável por conectar todos os componentes e comunicar um com o outro: a placa mãe.

Basicamente, a placa com as furações necessárias, passa por uma linha de montagem automatizada, que deposita pontos de solda sobre ela e depois coloca resistores e capacitores sobre cada um desses pontos.

Placa mãe

Após isso, a placa passa por 15 máquinas robóticas automatizadas que fixam 150 componentes sobre os locais corretos em 30 segundos. Isso é feito num forno que deposita solda sobre os componentes e fixa eles.

O processo tem de ser preciso, já que menos ou mais solda pode prejudicar a conexão elétrica entre os componentes.

Fabricação de notebook

Na segunda etapa, um inspetor óptico fotografa e placa soldada e compara com o projeto original, garantindo que nada esteja fora do lugar ou faltando.

Nessa etapa já são soldados os processadores e placas gráficas dedicadas, de acordo com o modelo que foi projetado pelos engenheiros da fabricante.


O Painel superior

Depois de um teste funcionamento e uma inspeção visual, a placa-mãe passa por uma linha de montagem e é deixada de lado por um curto espaço de tempo para uma futura posterior da produção.

Notebook sendo fabricado

Técnicos montam manualmente a parte superior, o que é chamado comumente de painel, colocando um isofilme de proteção numa tela de LCD de 15” ou maior. Depois, eles conectam um dispositivo onde será feita a comunicação entre tela e placa-mãe.

Essa tela pode variar de qualidade, sendo a mais simples conhecida como Painel TN e a de melhor qualidade como IPS.

Em seguida, os técnicos inserem a tela LCD em outro painel onde ficarão a webcam e microfones integrados, anexando a tampa inferior do painel com a tampa da tela, inserindo o cabo que irá conectar a placa mãe dentro dele.

Depois, eles instalam o módulo com a câmera e microfone, colocando duas dobradiças para conectar o Painel ao resto do Notebook.

Após isso, vem a parte onde eles colocam a antena Wi-Fi dentro do Painel, bem onde foi colocada a tampa inferior que cobre todos os componentes.

Para concluir o Kit Painel, o técnico coloca a tampa com o painel sobre uma moldura de metal fina, que se encarrega de fixar e juntas as duas partes.


Conectando as partes

Para conectar a parte superior com a tela à parte inferior, os técnicos anexam as dobradiças do painel a parte inferior do laptop, ligando-a ao touchpad. Então, eles instalam os alto-falantes esquerdos e direitos na tampa superior.

Neste momento, a placa-mãe volta a fazer parte do processo após uma rigorosa inspeção feita por computador. Uma máquina automatizada faz duas aberturas na placa mãe para acomodar os fans do notebooks, que previnem os equipamentos de superaquecer.

Processo de fabricação de notebook

Um Laptop gamer gera muito mais calor do que um Notebook para uso de multimídia, por exemplo, sendo necessários dois coolers no mínimo para suprir a demanda de calor.

Após checar se os parafusos que conectam os fans estão suficientemente apertados, os técnicos inserem a placa mãe na tampa superior.

Poeira ou óleo podem danificar ou prejudicar o funcionamento da máquina. Os técnicos limpam os conectores de memória com pincéis e líquidos solventes, e em seguida, os secam com ar comprimido.

Itens de acoplagem final

Chega o momento onde finalmente é instalada o módulo de memória, o dispositivo de Wi-Fi e bluetooth e o SSD ou HDD, dependendo do modelo.

Partes de notebook fabricação

Uma bateria de alta capacidade é conectada a placa-mãe, sendo tipicamente maiores em notebooks gamers.

O último componente a ser colocado é o teclado, que é encaixado em uma abertura retangular na tampa superior do corpo do notebook.

Classificando e testando o produto

Na última etapa de como é feito um notebook, uma máquina a laser marca as informações sobre o produto, como o código de barras, modelo, marca e demais informações requeridas pelas agências de controle de tecnologia.

Notebooks fabricados testados

Um software automatizado testa numerosas funções do hardware para ver se todos os recursos estão funcionando, e o laptop é submetido a vários testes de qualidade, como o de realidade virtual, por exemplo.

A Tela LCD (e o teclado quando retroiluminado) passam pelo teste de exibição de todas as cores RGB

Além do teste de funcionalidade das teclas, o teclado também é submetido a um teste de durabilidade, já que os jogos demandam uma utilização mais pesada do que a comum.

Instalando o sistema e aplicativos

Após ter passado por todos os testes e etapas anteriores, agora é a hora de instalar o sistema operacional na máquina, que será Windows ou Linux (Software Livre).

Essa instalação demora em média 40 minutos e é feita diretamente via um servidor central da fabricante que contém os sistemas atualizados e os instala automaticamente na máquina.

Notebook finalizado fabricação

Não há nenhuma interação de qualquer técnico nesse momento, para garantir que a máquina chegue íntegra ao usuário, sendo um processo totalmente automático.

Por fim, os técnicos colocam a bateria e embalam o produto, enviando-o para as respectivas lojas para serem expostas nas vitrines à venda.

Bom, agora nós acreditamos que você sabe como é feito um notebook. Qualquer dúvida é só comentar aqui!


Veja os Notebooks Recomendados

Procurando por um Notebook? Confira dicas de compra de 2019 separados por TOP 5 em diferentes categorias e faixas de preço:

Comprar Notebook mês Outubro 2017

Redatoper

Especialista em notebook e portáteis nacionais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *