Avaliação dos notebooks Chineses Super básicos – 1 ANO Após…

Há mais ou menos 1 ano atrás nós fizemos 3 vídeos mostrando 3 Modelos de notebooks Chineses Básicos que havíamos recebido da GearBest. Demoramos para dar o veredito para ter certeza dos detalhes.

Pois bem. 1 Ano depois de longos períodos de uso dos Notebooks, saiba como eles estão…

Será que eles estão bem?

Não, não funcionam mais…

Os notebooks que fizemos esse teste a longo prazo foram 3 Notebooks chineses um sistema de fabricação e venda chamados popularmente no mercado de informática de Barebones. Antes vamos conhecer eles nos vídeos bem antigos do canal:

Notebook CHUWI LapBook Full HD 14,1″

O primeiro a recebermos

 

YEPO 737A tela Full HD 13″

o Segundo que chegou por aqui e parecida promissor especialmente por contar com 6 GB de RAM

T-bao Tbook R8 Full HD 15.6

O últimos era o maior em tamanho, porém mais básico em configuração e preço.


Mas o que são estes Barabones?

São equipamentos – Chassis ou Carcaças prontas que fabricantes fazem para várias marcas do mundo utilizarem e revenderem. Que nós aqui dividimos em dois para te explicar melhor.

Tem os barebones semiprontos

Só o esqueleto em que algumas empresas personalizam vários detalhes.

Se eu fosse traduzir este tipo de Barebone da forma mais simples possível, ficaria algo como “malemal o osso.” Ou seja, a estrutura básica, com placa mãe, BIOS e detalhes principais. mas itens como memória, HD, SSD e periféricos são personalizados pela marca.

Geralmente aqui temos opções parrudas e Gamers. Como a Avell e 2A.M.


E tem os Barebones mais completos

que praticamente só trocam a “etiqueta” de fora. E os que vamos citar aqui parecem ser do segundo caso.

São geralmente modelos muito similares entre si, com configurações simples, e de baixo custo.

Notebook YEPO 737A tampa versao gold barato

Exemplos de similares

Existem outras marcas de notebooks Chineses que usam praticamente o mesmo Barebone, mudando basicamente a marca na tampa.

Na própria gearbest e outros sites chineses, vamos ter outros modelos estrangeiros como:

Você já deve ter visto algum assim também, não é? Se você se lembra de algum nome estranho assim de Notebooks, escreva nos comentários.

notebook importado T-bao Tbook R8 china

Tem no Brasil?

Algumas marcas brasileiras também estão usando modelos de barebones parecidos também, nesta linha de “super-básicos”

Como exemplos:


Vantagens e desvantagens

s modelos costumam chegar ao mercado com configurações bem básicas e preços bem baixos. E este é o único ponto forte destes modelos – o PREÇO!
Eles são direcionados pra pessoas que precisam muito de um Notebook, e está sem recursos para comprar um bom agora. Tarefas básicas e navegação na internet ele vai conseguir fazer tranquilo.

O ponto fraco é que eles são descartáveis. São feitos para suprir uma necessidade básica mesmo e durarem pouco. E nós vamos falar os motivos…

O que aconteceu com eles?

O primeiro a dar problema foi o Yepo. Deixou de funcionar e passou a exibir somente o título “Yepo” no início. Nada mais acontece. Não sabemos exatamente qual foi o problema. Mas sabemos de uma coisa que nos foi contada por um técnico amigo nosso: “Ele já era”.

comprar Notebook YEPO 737A dourado baratobotão ver na loja

O segundo foi T-Bao, que até mesmo usamos em algumas gravações no estúdio amarelo.
Ele parou de funcionar no meio de uma gravação e não ligou mais. Suspeitamos de um problema na parte interna do carregamento da fonte de energia, pois o LED de carregamento não acendia. Mas o problema não foi encontrado.

Notebook T-bao Tbook R8 azul SAPPHIRE BLUEbotão ver na loja

Por último, o Chuwi. Logo nos primeiros meses começou a dar um problema no Áudio, e agora ao ligar, ele funciona em média 5 minutos e trava. Este problema é muito característico em caso de superaquecimento ou outro defeito no processador.

botão ver na loja

Difícil de consertar

Como por dentro deles o Hardware é tipo um tablet, não dá para fazer testes de exclusão, do tipo testar, memória, HD e peças separadamente. É do tipo que estraga = perdeu tudo.

Resumindo: Os 3 deixaram de ser utilizáveis

Finalizando, vale a pena comprar estes portáteis?

Se você precisa de um notebook que funcione por mais de um ano, a resposta é “Não”.

Nós até que fizemos um bom uso dos notebooks Chineses em tarefas simples do dia a dia, São bem pequenos e leves, exploramos eles ao máximo, e temos que admitir, foram úteis enquanto duraram… Pena que não foi muito.

Avaliação dos notebooks Chineses Super básicos 1 ANO Após

Este esquema da dificuldade de suporte/garantia e os preços assim não tão diferentes dos nacionais nos faz entender que o Custo benefício de importar não tá valendo a pena não!


Não generalize

Vou logo dizendo que nem todos os Notebooks chineses são ruins! Não generalize!

Existem marcas muito boas como a Xiaomi, que é a famosa “Apple Chinesa”, a Huawei que segue o mesmo caminho e até mesmo a Lenovo, que veio de lá.

Também dá para encontrar versões internacionais de marcas renomadas como Asus, Acer e afins em algumas lojas, maas com preços não tão diferentes dos nacionais, falta de suporte e demora na entrega pode indicar que importar de lá não tenha tanto benefício assim.

E é isso galera! Espero que você tenha curtido o alerta e as informações. Se quiser deixe seu comentário com experiência similar.

Até queremos reforçar o agradecimento à GearBest por nos enviar os modelos para analisar e poder dar este veredito a longo prazo.


Veja também

Notebooks recomendados no Brasil

Aqui temos modelos confiáveis e nacionais, com todo o suporte local necessário em caso de defeitos.

2019 separados por TOP 5 em diferentes categorias e faixas de preço:

Comprar Notebook mês Outubro 2017⬆Seleção de recomendados!

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Vitor disse:

    Em defesa dos chineses, não sei sobre os notebooks em geral, mas eu comprei um daqueles Mini PCs com windows, que podem ser acoplados à traseira do monitor: o Beelink BT3 Pro, não me custou mais que 700 reais, processador Atom X5 e 4gb de ram com 64gb de memória emmc. Uso no escritório todos os dias (sou advogado). São tarefas simples de edição de textos, algumas planilhas e acesso à internet. O legal é que consigo usar duas telas nesse mini pc, o que me ajuda muito quando preciso trabalhar consultando vários documentos ao mesmo tempo.

    Não sei se dei sorte, mas sempre recomendei a beelink pra todos que conheço, infelizmente não conheço quem tenha aceitado minha recomendação kkk.

    Essa boa experiência com o beelink me deu confiança e eu estou quase pra adquirir um jumper ezbook, mas pelo visto é melhor eu estudar mais o caso. Agradeço ao QNC pelas informações!

  2. Adalberto Damasceno disse:

    Cara, que espetáculo, ótimo sua explanação sobre os Notes chines, eu já havia recebido um nestas condições com placa tipo Tablet e realmente não tem salvação.
    Já encontrei da Positivo e achei muito estranho, mas a idéia da industria é ganhar cada vez mais gastando cada vez menos.
    Parabéns
    Sou de Salvador – Ba
    conhecido aqui como Hardmam ou Mestre!

    • Laptoper disse:

      Valeu por curtir nosso vídeo e post! Realmente algumas empresas investem em modelos que podemos chamar de uma classe muito inferior.
      É importante lembrar que os Chineses fazem muita coisa boa, porém os preços não vão ser tão básicos!

  3. João disse:

    Parabéns pelo ótimo trabalho! Muita gente só está preocupada em dar indicação de venda, mas vocês estão realmente fornecendo informação de valor para quem está procurando notebook. Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *