Há alguns anos atrás nós fizemos 3 vídeos mostrando 3 Modelos de notebooks Chineses Básicos que havíamos recebido da GearBest e Banggood. Demoramos para dar o veredito para ter certeza dos detalhes.
Pois bem. 1 Ano depois de longos períodos de uso dos Notebooks, saiba como eles estão…
Será que eles estão bem?
Não, não funcionam mais…
Os notebooks que fizemos esse teste a longo prazo foram 3 Notebooks chineses um sistema de fabricação e venda chamados popularmente no mercado de informática de Barebones. Antes vamos conhecer eles nos vídeos bem antigos do canal:
Notebook CHUWI LapBook Full HD 14,1″
O primeiro a recebermos
YEPO 737A tela Full HD 13″
o Segundo que chegou por aqui e parecida promissor especialmente por contar com 6 GB de RAM
T-bao Tbook R8 Full HD 15.6
O últimos era o maior em tamanho, porém mais básico em configuração e preço.
Mas o que são estes Barabones?
São equipamentos – Chassis ou Carcaças prontas que fabricantes fazem para várias marcas do mundo utilizarem e revenderem. Que nós aqui dividimos em dois para te explicar melhor.
Tem os barebones semiprontos
Só o esqueleto em que algumas empresas personalizam vários detalhes.
Se eu fosse traduzir este tipo de Barebone da forma mais simples possível, ficaria algo como “malemal o osso.” Ou seja, a estrutura básica, com placa mãe, BIOS e detalhes principais. mas itens como memória, HD, SSD e periféricos são personalizados pela marca.
Geralmente aqui temos opções parrudas e Gamers. Como a Avell e 2A.M.
E tem os Barebones mais completos
que praticamente só trocam a “etiqueta” de fora. E os que vamos citar aqui parecem ser do segundo caso.
São geralmente modelos muito similares entre si, com configurações simples, e de baixo custo.
Exemplos de similares
Existem outras marcas de notebooks Chineses que usam praticamente o mesmo Barebone, mudando basicamente a marca na tampa.
Na própria gearbest e outros sites chineses, vamos ter outros modelos estrangeiros como:
- Jumper EZbook
- Teclast
- Onda Xiaoma
- Cenava
- Deffpad
- Entre outros nomes estranhos para nós…
Você já deve ter visto algum assim também, não é? Se você se lembra de algum nome estranho assim de Notebooks, escreva nos comentários.
Tem no Brasil?
Algumas marcas brasileiras também estão usando modelos de barebones parecidos também, nesta linha de “super-básicos”
Como exemplos:
- Multilaser Legacy
- Positivo Motion
- Se souber de mais algum. Manda nos comentários.
Vantagens e desvantagens
s modelos costumam chegar ao mercado com configurações bem básicas e preços bem baixos. E este é o único ponto forte destes modelos – o PREÇO!
Eles são direcionados pra pessoas que precisam muito de um Notebook, e está sem recursos para comprar um bom agora. Tarefas básicas e navegação na internet ele vai conseguir fazer tranquilo.
O ponto fraco é que eles são descartáveis. São feitos para suprir uma necessidade básica mesmo e durarem pouco. E nós vamos falar os motivos…
O que aconteceu com eles?
O primeiro a dar problema foi o Yepo. Deixou de funcionar e passou a exibir somente o título “Yepo” no início. Nada mais acontece. Não sabemos exatamente qual foi o problema. Mas sabemos de uma coisa que nos foi contada por um técnico amigo nosso: “Ele já era”.
O segundo foi T-Bao, que até mesmo usamos em algumas gravações no estúdio amarelo.
Ele parou de funcionar no meio de uma gravação e não ligou mais. Suspeitamos de um problema na parte interna do carregamento da fonte de energia, pois o LED de carregamento não acendia. Mas o problema não foi encontrado.
Por último, o Chuwi. Logo nos primeiros meses começou a dar um problema no Áudio, e agora ao ligar, ele funciona em média 5 minutos e trava. Este problema é muito característico em caso de superaquecimento ou outro defeito no processador.
Difícil de consertar
Como por dentro deles o Hardware é tipo um tablet, não dá para fazer testes de exclusão, do tipo testar, memória, HD e peças separadamente. É do tipo que estraga = perdeu tudo.
Resumindo: Os 3 deixaram de ser utilizáveis
Finalizando, vale a pena comprar estes portáteis?
Se você precisa de um notebook que funcione por mais de um ano, a resposta é “Não”.
Nós até que fizemos um bom uso dos notebooks Chineses em tarefas simples do dia a dia, São bem pequenos e leves, exploramos eles ao máximo, e temos que admitir, foram úteis enquanto duraram… Pena que não foi muito.
Este esquema da dificuldade de suporte/garantia e os preços assim não tão diferentes dos nacionais nos faz entender que o Custo benefício de importar não tá valendo a pena não!
Não generalize
Vou logo dizendo que nem todos os Notebooks chineses são ruins! Não generalize!
Existem marcas muito boas como a Xiaomi, que é a famosa “Apple Chinesa”, a Huawei que segue o mesmo caminho e até mesmo a Lenovo, que veio de lá.
Também dá para encontrar versões internacionais de marcas renomadas como Asus, Acer e afins em algumas lojas, maas com preços não tão diferentes dos nacionais, falta de suporte e demora na entrega pode indicar que importar de lá não tenha tanto benefício assim.
E é isso galera! Espero que você tenha curtido o alerta e as informações. Se quiser deixe seu comentário com experiência similar.
Até queremos reforçar o agradecimento à GearBest por nos enviar os modelos para analisar e poder dar este veredito a longo prazo.
Veja também
Notebooks recomendados no Brasil
Aqui temos modelos confiáveis e nacionais, com todo o suporte local necessário em caso de defeitos.
2019 separados por TOP 5 em diferentes categorias e faixas de preço:
Faça parte dos grupos de desconto!
Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato
Exibindo 11 comentários
Olá, acabei de comprar um notebook Wbin Airbook gti Intel core i7 512GB. Esse pc chinês também utiliza apenas a carcaça? Achei pouquíssimas informações dele na internet , estou esperando ele chegar, preço dele na gearbest estava na faixa de 9 mil reais
Olá Márcia, infelizmente não temos informações sobre esse modelo. ????
Muito bom o site, o canal, a explanação… estava na dúvida sobre comprar um Yepo, mas preciso dele por mais tempo, então… srsrsr obrigadão
Olá Isaque, obrigado pelo feedback positivo!
Em defesa dos chineses, não sei sobre os notebooks em geral, mas eu comprei um daqueles Mini PCs com windows, que podem ser acoplados à traseira do monitor: o Beelink BT3 Pro, não me custou mais que 700 reais, processador Atom X5 e 4gb de ram com 64gb de memória emmc. Uso no escritório todos os dias (sou advogado). São tarefas simples de edição de textos, algumas planilhas e acesso à internet. O legal é que consigo usar duas telas nesse mini pc, o que me ajuda muito quando preciso trabalhar consultando vários documentos ao mesmo tempo.
Não sei se dei sorte, mas sempre recomendei a beelink pra todos que conheço, infelizmente não conheço quem tenha aceitado minha recomendação kkk.
Essa boa experiência com o beelink me deu confiança e eu estou quase pra adquirir um jumper ezbook, mas pelo visto é melhor eu estudar mais o caso. Agradeço ao QNC pelas informações!
Corrigindo: foram US$141,00, ou seja, R$440,00 na cotação da época (julho de 2017).
Legal Vitor, muito bacana seu depoimento sobre a experiência com esses produtos 😉
Cara, que espetáculo, ótimo sua explanação sobre os Notes chines, eu já havia recebido um nestas condições com placa tipo Tablet e realmente não tem salvação.
Já encontrei da Positivo e achei muito estranho, mas a idéia da industria é ganhar cada vez mais gastando cada vez menos.
Parabéns
Sou de Salvador – Ba
conhecido aqui como Hardmam ou Mestre!
Valeu por curtir nosso vídeo e post! Realmente algumas empresas investem em modelos que podemos chamar de uma classe muito inferior.
É importante lembrar que os Chineses fazem muita coisa boa, porém os preços não vão ser tão básicos!
Parabéns pelo ótimo trabalho! Muita gente só está preocupada em dar indicação de venda, mas vocês estão realmente fornecendo informação de valor para quem está procurando notebook. Muito obrigado!
Ficamos felizes por ajudar. Nós que agradecemos por seu feedback. 🙂