4 GB de memória RAM é o suficiente no notebook?

quanto de memória RAM é o suficiente no notebook

Memória RAM pode parecer um assunto complexo, mas não é: o título deste artigo é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Saber se 4 GB de memória RAM é suficiente ou não acaba se tornando uma pulga atrás da orelha de quem compara as especificações afinco.

Antes de tudo, o ideal é saber como a memória RAM atua nos computadores e como sua função é vital para o sistema. Ela atua como uma espécie de mensageira para o processador executar suas tarefas e transmite todas funções e dados. Sem ela o processador não consegue trabalhar da maneira correta.

“Quanto mais memória RAM, mais rápido e mais documentos digitais simultâneos o computador consegue abrir e gerenciar. Não só documentos, mas programas também. Ela é um dos itens mais importantes para o bom desempenho das suas aplicações”, disse Felipe Brito, especialista em tecnologia.

É bom lembrar que 4 GB é uma especificação que você, provavelmente, irá encontrar com frequência no mercado. Afinal, esse é o padrão que impera entre os notebooks mais comuns à venda no Brasil.

memoria ram de notebook

Para saber quanto de memória RAM será suficiente para você, é necessário que saiba qual é seu perfil. É para trabalho? É para uso casual? É para jogos mais pesados? Se seu perfil encaixa nos dois primeiros citados, pode ser que 4 GB lhe caia bem.

Para ilustrar melhor, vamos falar de aplicativos ligados ao entretenimento. Com um notebook de processador core i3 com 4 GB de memória RAM é possível executar serviços de streaming como o Watch ESPN, e outros aplicativos ao mesmo tempo.

De toda forma, é importante salientar algo: não é porque você tem memória RAM a rodo que pode usá-la como bem entender. Os aplicativos não existem por acaso: muitos deles servem para não onerar a RAM através de abas do browser. Dois exemplos básicos aqui: você pode baixar aplicativos específicos em vez de fazer seu Chrome comer ainda mais memória – como no caso do WhatsApp Web ou de entretenimento. Várias empresas – como o próprio WhatsApp – cujas funcionalidades aparecem por meio de Flash em browser têm aplicativos dedicados que podem ajudar a sua memória RAM a não se afogar. Outro bom exemplo nesse sentido é a Poker Stars, que possui aplicativo dedicado para Windows e Mac.

Entretanto, às vezes esses aplicativos, que oferecem a função de ser executado em telas distintas, podem pedir mais memória RAM do notebook e o sistema pode ficar ocioso.

Outro quesito importante é estar atento a questão DDR da memória RAM. Se o seu perfil é voltado paras jogos pesados ou edição de vídeos, além de 4 GB ser insuficiente, opte pela tecnologia DDR4 ao invés de DDR3. Os modelos com memória DDR3 possuem menos frequência (800 a 2.400 MHz) em comparação aos modelos com DDR4 (2.133 até 4.266 MHz), isso conta muito na velocidade de transferências. Além disso, os modelos DDR4 consomem menos energia junto à fonte de alimentação.

opções de momoria ram são varias

É importante saber que com 4 GB de memória RAM você não será impedido de acessar várias redes sociais ao mesmo tempo, assistir vídeos, navegar com várias abas abertas, entre outras tarefas básicas do cotidiano. A questão é que seu notebook não terá muita memória sobrando no sistema e estará, na maioria das vezes, atuando com mais da metade da capacidade.

Quando a memória RAM for muito exigida pelo sistema, a máquina poderá dar umas travadas e, em certas situações, você terá que ser forçado a reiniciar o sistema.

Se você não quer esquentar a cabeça, priorizar mais tranquilidade e tem condição financeira que permita, compre um notebook com 6 GB de RAM ou mais. Assim, você não terá que ficar monitorando as tarefas e preocupado se seu sistema está ocupando muita memória. Aqui mesmo no site lançamos dicas de várias ofertas com notebooks de ótimo custo-benefício.

Fique a tento as nossas dicas e tutoriais para que você faça a melhor opção na hora de adquirir o notebook. Como descrito, procure por um produto que suprirá suas necessidades da melhor maneira para que não haja insatisfação ou arrependimento após a compra.

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

2 Resultados

  1. Marcela disse:

    Seu artigo me ajudou muito. Preciso comprar um notebook, mas não pode ser tão caro, depois de ler o que você escreveu eu acho que para as atividades que pretendo fazer, esse tanto de memória será suficiente. Tem um da Acer que vi nesse folheto XX e que me chamou muito a atenção pelo preço bom. Acho que vou apostar nesse produto, dizem que a marca é boa. Agradeço muito também as dicas que você deu aqui. Tudo é muito válido para que possamos fazer as melhores escolhas.

  2. Alberto Silveira disse:

    Muito bom, foi de muita valia , quase fiz uma bobagem, isso se não tivesse buscado orientação. Valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *