Vale a pena trocar Notebook por Tablet ? Confira estas dicas

Com o crescimento da popularidade dos tablets muita gente passa avaliar se vale a pena aposentar seu notebook ou até mesmo um PC desktop e passar a usar estes novos equipamentos, mas antes de fazer isso é bom estar ciente de alguns detalhes e diferenças.

O Windows 8 veio para tentar integrar em um mesmo sistema, funções de navegação do Windows tradicional com a nova possibilidade das telas touch, muita gente teve rejeição ao novo visual e a forma de trabalhar. Mesmo assim ele cumpriu o seu papel, dando o primeiro passo.

Qual é melhor? Notebook ou Tablet?

A um bom tempo atrás já tocamos neste assunto neste post: O que é melhor, notebook ou tablet?

Este tipo de pergunta é mais uma daquelas que vem com a primeira resposta o famoso: Depende!

Depende da necessidade de cada pessoa, da forma que cada um vai utilizar o equipamento.

Qual é melhor Notebook ou Tablet

 

Se você exige mais do seu equipamento, utiliza ele para edição de conteúdo, digitação, coisas geralmente relacionadas geralmente a trabalho ou estudo… que envolvem produção de alguma coisa é bem provável que o notebook seja a melhor opção.

Agora se o seu perfil é mais da pessoa que apenas consome conteúdo, sendo leitura, navegação web, redes sociais e jogos mais simples o Tablet pode ser a melhor opção.

 

O Teclado e o Mouse podem fazer a diferença

O notebook é um equipamento mais completo, o simples fato de ter um teclado e um mouse (touchPad) dão uma outra dimensão para quem por exemplo precisa escrever um texto, seja ele para fins profissionais ou escolares.

Vale lembrar que alguns modelos de tablet aceitam teclados e mouse (ou tem aquelas capas teclado), mas em geral é bem pequeno, não sendo confortável passar algumas horas digitando. (Cuidado com modelos extremamente baratos de Capa Teclado, geralmente são de qualidade duvidosa, com teclas que podem ser frágeis demais e de baixa sensibilidade, procure conhecer de perto o produto).

Lembrando, não é todos os modelos de tablet que aceitam qualquer acessório igual a um computador, alguns dependem da tecnologia bluetooth sem fio, ou tem que ser compatível com o modelo como o caso dos iPads da Apple. Mas sempre existem opções.

tablet surface O Teclado e o Mouse podem fazer a diferença

 

O tablet da Microsoft – Surface é um dos que melhor se adequa a esta situação, pois já tem a capa com teclado e touchpad como padrão, também aceitam qualquer tipo de mouse USB.

Mas voltando ao início, cada caso é um caso em particular.

 

 

Espaço para salvar seus Arquivos

Geralmente os tablets tem um espaço para salvar seus arquivos (fotos, vídeos, textos etc) muito menor que os computadores de hoje. Eles ficam na faixa dos 8GB a 32GB perante a notebooks que podem ter HDs de 1 TB (que equivale a 1024 GB).

Espaço para salvar seus Arquivos no tablet ou notebook

Neste caso também existem alternativas, como salvar em serviços na nuvem, modelos que aceitam cartão de memória ou aparelhos que conectam HD externo a uma rede wifi.
por isso é importante pensar nas limitações.

 

Na hora de imprimir um arquivo com o tablet?

Em impressoras mais antigas vai ser difícil conseguir imprimir um arquivo direto de um tablet, pois ele não tem conexão com os cabos padrões.

Na hora de imprimir um arquivo com o tablet

Vai ser possível só se a impressora já contar com a tecnologia Wifi. Para imprimir você vai precisar instalar um Aplicativo da sua fabricante da impressora que seja compatível, assim ele vai conseguir fazer os equipamentos “conversarem”.

Aos poucos estão surgindo acessórios e serviços como o Google Cloud print para ajudarem a conectar equipamentos. Mesmo assim é importante ficar ligado que ainda tem muitas limitações em coisas mais antigas.

 

 

Notebooks Híbridos, os 2 em 1 (O melhor de dois mundos)

Estes nomes ainda não entram na cabeça das pessoas, e cada marca acaba puxando para o seu preferido, confundindo um pouco os consumidores.

Mas basicamente é a união do Notebook e do tablet em um único equipamento (2 em 1, o híbrido, o notebook-tablet).

Podem ser uma das melhores opções para quem quer aproveitar as vantagens de cada modelo.

notebook tablet com tela tipo slider lg

 

Eles estão vindo em 3 principais formatos:

  • Telas que giram/abrem em 360: fazem uma abertura total da tela para utilizar no modo tablet
  • Telas deslizantes: que revelam um teclado escondido por baixo
  • Telas removíveis: São modelos que permite desgrudar a tela do teclado


Conclusão

É importante conhecer todas as diferenças, vantagens e desvantagens de cada dispositivo.

Recomendamos sempre conhecer de perto, fazendo a “degustação” do equipamento nas lojas que permitem o teste, vendo a opinião de amigos que utilizam o modelo que você tem interesse.

O Notebook ainda está longe de morrer, muita gente ainda precisa de um equipamento mais completo, mas aos poucos eles vão ficando como citamos, mais finos e econômicos, mais híbridos. Tem gente que vai querer os dois equipamentos separados.

Se você já fez a troca do equipamento, diga pra gente o que achou, como está se saindo. Caso ainda esteja em dúvida também pode mandar sua pergunta pra gente nos comentários abaixo.
Via Adrenaline

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *