TOP 5 Melhor Notebook Intermediário 2021 com Core i5 ou Ryzen 5 custo-benefício (1º trimestre)

Confira mais um episódio da série de vídeos mais aguardada por nossos leitores e seguidores, onde mostramos o TOP 5 melhores notebooks para este início de 2021, apresentando as opções de compra de melhor custo-benefício em diversas categorias, segundo nossa equipe. E nosso quarto conteúdo será sobre a categoria notebook intermediário com Core i5 ou Ryzen 5.

Serão ao todo 7 categorias analisadas, indo desde os modelos mais básicos e baratos, voltados para estudos, até os modelos mais caros e profissionais.

TOP 5 notebooks 2021 - Notebooks intermediarios Core i5 Ryzen 5

O que é um notebook intermediário?

A categoria notebook intermediário (de nível médio) engloba aqueles equipamentos com processadores Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5 na casa dos 3 a 4 mil reais.

Como o nome sugere, os intermediários ficam em um “meio termo”. Não são super potentes, então é bom evitar games pesados demais ou tarefas super complexas, mas também não são nada “fraquinhos”, pois entregam bom processamento para diversas atividades e o foco é o custo-benefício.

Vamos então à nossa lista de melhor notebook intermediário 2021.


5) Em quinto lugar ASUS VivoBook e ASUS X509

As famílias VivoBook e X509 são muito semelhantes em suas características e propostas, com um design em plástico bem construído e entregando boa produtividade, seja no escritório ou nos estudos.

Os ASUS VivoBook possuem uma melhor configuração de hardware, por oferecerem em alguns modelos as placas de vídeo dedicadas GeForce MX110 ou MX230. Já os ASUS X509 têm apenas a GPU do tipo integrada. Todos são equipados normalmente com memória RAM de 8 GB e vêm de fábrica com o Windows 10.

Diferente da maioria dos concorrentes, não temos nenhuma opção com Linux.

TOP 5 notebooks 2021 - Notebooks intermediarios Core i5 Ryzen 5 - ASUS VivoBook e X509

VER MODELOS X509

VER MODELOS VIVOBOOK

A tela é de 15,6 polegadas e o painel é do tipo TN. Nos ASUS X509 a resolução é apenas HD, enquanto no VivoBook existem opções com tela Full HD. Os VivoBook são ainda os notebooks com tela de 15″ mais compactos da categoria (segundo a fabricante).

Temos vídeos dos ASUS VivoBook em nosso canal do YouTube.

ASUS X509 e M509 comparacao com VivoBook design acabamento

Comparação entre o visual dos VivoBook e dos ASUS X509

A maioria vêm com processadores Core i5, alguns de 8ª geração e outros mais novos com a 10ª geração Intel. Existem ainda os modelos M509 com processadores Ryzen 5.

Infelizmente os preços sugeridos dos notebooks de ambas as famílias estão bem acima da média, e por isso não ficaram melhor posicionados no nosso ranking.


4) Em quarto lugar temos os Samsung Book X40

Existem dois Samsung Book X40 no mercado, mudando só a cor: um é branco e o outro é prata. Ambos são equipados com processadores Core i5 de 10ª geração, memória RAM de 8 GB, tela 15,6 polegadas resolução HD com painel tipo TN.

Eles vêm equipados ainda com HD de 1 TB (sem SSD) e placa de vídeo dedicada GeForce MX110. O sistema operacional é o Windows 10.

TOP 5 notebooks 2021 - Notebooks intermediarios Core i5 Ryzen 5 - Samsung Book X40

VER MODELOS

 Os modelos oferecem um design discreto e elegante, com linhas retas e chassi fino. O acabamento é em plástico. Um diferencial de toda a linha Samsung Book é que eles foram os únicos do mercado que ainda mantiveram portas de fácil acesso na parte de baixo do equipamento, para troca e upgrade de memória RAM ou do HD.

Samsung Book tampas facil acesso parte de baixo HDD SSD memoria RAM

A família Samsung Book é muito grande e pode ter ainda outras opções interessantes para seu tipo de uso, confira todos os modelos aqui. Tem ainda vídeos no canal do YouTube.

Apesar das boas configurações, o que deixa os Samsung Book X40 em 4º lugar em nosso ranking é a ausência de uma tela Full HD e falta de  SSD de fábrica.

Ver todos modelos da família Samsung Book

Notebooks intermediários Samsung Book: E20, E30, X20, X30, X40, X45, X50 e X55 (antigos Essentials e Expert)


3) Na terceira posição ficam os Acer Aspire 3

Os Aspire 3 fazem parte da linha de entrada da fabricante Acer, apresentando diversos modelos, com alguns dos preços mais competitivos da categoria. Há no mercado modelos do Acer Aspire 3 com processadores Celeron, Core i3, i5, i7 além dos AMD Ryzen 3, 5 e 7.

Como este TOP 5 é sobre notebooks intermediários com processadores Core i5 e Ryzen 5, vamos nos concentrar somente nestes modelos.

As configurações de memória RAM variam, alguns com 4 GB, 8 GB e até 12 GB. No armazenamento começam com HD de 1 TB de capacidade, outros com SSD de 128 GB ou 256 GB. Existem ainda versões com o combo SSD + HD. Alguns Ryzen 5 vêm ainda com placa de vídeo dedicada AMD Radeon.

TOP 5 notebooks 2021 - Notebooks intermediarios Core i5 Ryzen 5 - Acer Aspire 3 A315

VER MODELOS

O acabamento externo dos Acer Aspire 3 é todo em plástico nas cores preto ou cinza escuro. Se comparado com o quarto e quinto colocados de nossa lista, eles têm construção do chassi um pouco mais simples, mas ainda assim ficam melhor posicionados na lista pela diversidade de opções e melhor custo-benefício.

Assim como todos os modelos dessa lista, já testamos alguns Aspire 3 mais antigos em nosso canal do YouTube.

Acer Aspire 3 A315-23 Preto design visual acabamento

Todos possuem a tela “padrão Brasil”, que é a conhecida tela 15 polegadas resolução HD e painel tipo TN. Uma boa vantagem são as opções com Linux Endless OS, geralmente mais baratas. E instalar o Windows não invalida a garantia!

A família Acer Aspire 3 é um grande sucesso, especialmente pela relação custo-benefício. Atendem muito bem estudantes e profissionais de escritório, servindo até mesmo para rodar alguns softwares mais pesados. Infelizmente os estoques quase sempre acabam rápido, então fique atento!


2) Em segundo lugar temos os Lenovo IdeaPad S145

A família IdeaPad S145 é sem dúvidas uma das maiores no mercado brasileiro. Assim como os Aspire 3, existem muitos S145 lançados com diferentes processadores: Celeron, Core i3 ao i7, Ryzen 3 até o 7.

Lembrando que aqui vamos focar nos processadores Core i5 ou Ryzen 5.

A memória RAM varia de 4 GB até 12 GB e no armazenamento também existem opções apenas com HD, ou com SSD de até 256 GB, ou com HD + SSD. Alguns modelos oferecem ainda a placa de vídeo dedicada MX110. E o sistema operacional varia entre Windows 10 ou Linux nas versões mais econômicas.

TOP 5 notebooks 2021 - Notebooks intermediarios Core i5 Ryzen 5 - Lenovo IdeaPad S145

VER MODELOS

O acabamento externo é discreto, com linhas retas e todo o exterior em plástico na cor prata, imitando textura de metal escovado. Todos os S145 equipados com os processadores Core i5 ou Ryzen 5 possuem tela 15,6 polegadas com resolução HD e painel tipo TN, deixando a Full HD apenas nos aparelhos mais caros.

Lenovo IdeaPad S145 visual design acabamento Prata

Muito parecidos com os Aspire 3 no hardware, os Lenovo IdeaPad S145 são equipamentos com ótimo custo-benefício para a produtividade no escritório ou na faculdade, para tarefas de nível médio e até algumas mais complexas.

Os preços sugeridos pela fabricante são normalmente bem aceitáveis e pressionam a concorrência. Por isso, ficam com o segundo lugar em nossa lista.


1) E, em primeiro lugar, a família Acer Aspire 5

Os notebooks da linha Aspire 5 estão um degrau acima dos Aspire 3, que ficaram em terceiro lugar. Isso por conta de um acabamento mais refinado com tampa na cor prata em alumínio, o que confere uma maior elegância e durabilidade.

Em 2020 a família ganhou ainda um irmão de tamanho menor, com tela de 14 polegadas, ampliando o leque de opções.

As configurações normalmente são mais avançadas que os demais notebooks desta lista, pois existem modelos com as placas de vídeo dedicadas MX250 ou MX350. A maioria vêm com Windows 10 instalado, mas existem também versões com o Linux Endless OS para quem quer economizar.

É comum encontrar em quase todos os notebooks da família memória RAM de 8 GB, com exceção a alguns com tela de 14″ que oferecem apenas 4 GB.

TOP 5 notebooks 2021 - Notebooks intermediarios Core i5 Ryzen 5 - Acer Aspire 5

VER MODELOS

Todos os aparelhos já vêm com SSD de fábrica, uma bela iniciativa por parte da Acer, que esperamos ser copiada por toda a concorrência daqui pra frente. Existem ainda algumas opções com o combo HD + SSD.

Os Aspire 5 vão dar conta de diversas atividades de uso profissional, principalmente nas versões com GPU dedicada que aguentam softwares de engenharia e arquitetura ou edição de vídeo em nível moderado.

Acer Aspire 5 A515-54 design acabamento prata windows

O grande ponto negativo dos notebooks desta família é o mesmo de outros modelos da lista: a velha tela “padrão Brasil” com resolução HD e painel do tipo TN, que distorce as cores e não é indicado para designers e fotógrafos.

A Acer até lançou um modelo de código A515-55G com tela Full HD, mas ainda do tipo TN.

Os preços sugeridos acabam tornando os Aspire 5 alguns dos mais competitivos do mercado, e eles costumam desaparecer rapidamente das lojas. Pelo sucesso de vendas e hardware atualizado, ficam com o primeiro lugar!

Confira um dos novos modelos com grande popularidade:

Acer Aspire 5 A515-55G-588G | Core i5 10ª ger. | RAM 8 GB | SSD 256 GB | Full HD


Quais os melhores notebooks intermediários neste início de 2021?

É importante lembrar que todos os modelos citados aqui tiveram algum representante testado por nós, e você pode conferir todos eles em vídeos de unboxing e review em nosso canal do YouTube.

Foram levados em consideração o preço sugerido pelas fabricantes e os destaques de cada equipamento, seja nas configurações, tão necessárias para quem busca produtividade e desempenho nas tarefas profissionais, como também nas características externas de design e acabamento.

Todos os modelos têm tela comum resolução HD e painel tipo TN, então o importante é ficar de olho nas configurações e preferir notebooks com SSD de fábrica e boas opções de upgrades.

TOP 5 notebooks 2021 - Notebooks intermediarios Core i5 Ryzen 5 - Estudio YouTube apresentador

VER NO YOUTUBE

Vale lembrar ainda que estes são notebooks indicados para o primeiro trimestre de 2021. Os preços e disponibilidade em estoque mudam muito rapidamente, então dependendo da data em que você estiver lendo este artigo pode ser que o mercado já tenha mudado bastante.

Acompanhe nossos grupos de ofertas no WhatsApp ou Telegram para ficar por dentro das melhores oportunidades de compra.


Confira outras listas de TOP 5 melhores notebooks

TOP 5 Melhores Notebooks Conversíveis 2 em 1 touchscreen custo-benefício (1º trimestre 2021)

TOP 5 Melhor Notebook Premium Ultrafino custo-benefício (1º trimestre 2021)

TOP 5 Melhores Notebooks BARATOS 2021 com Celeron e Pentium custo-benefício (1º trimestre)


Faça parte dos nossos grupos

Veja com o acessar os convites especiais no post abaixo:

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp – Descontos e Cupons 🔖

 

Você pode gostar...

22 Resultados

  1. Déborah Ribeiro disse:

    Olá! Qual a melhor opção custo benefício para usar em trabalhos de engenharia?
    Notebook Lenovo Ultrafino Ideapad S145 8ª Intel Core I7 8GB (Geforce MX110 com 2GB) 1TB FHD 15,6″ W10 Prata
    Notebook Samsung Book X40 Intel Core i5 8GB 1TB – 15,6” Placa de Vídeo 2GB Windows 10
    Notebook Samsung Book X50 Intel Core i7 8GB 1TB – 15,6” Placa de Vídeo 2GB Windows 10

    Outra coisa, ficam muito atrás do oferecido pelo Notebooks Acer Aspire 5 A515-54G-59C0 CI5 8GB 512GB?

  2. TAMIRES SCHNEIDER disse:

    Olá.
    Sou professora do MT e recebemos uma verba para comprar notebook de 3500 reais. Precisa ser nas especificações seguintes: 8gb de ram; ssd de 256 ou hd de 1b; processador de no mínimo 4 núcleos físicos, clock de 1,5 ghz e memoria cache de 4mb (mínimo). O valor pode passsar um pouco. Mas gostaria de uma sugestão de compra. Obrigada.

  3. Lucas Lopes disse:

    Esqueci de mencionar que o ideapad S145 81V7000CBR encontrei por 2.999 👇🏻

  4. Lucas Lopes disse:

    Preciso de um notebook para aulas e cursos online, gráficos e planilhas e algumas plataformas de corretoras. Descarto uso pra games. Qual vale mais a pena ??
    Acer Aspire 3 A315-56-569F 10ª Core I5 Ram 4GB, 256GB SSD 15.6 Endless Os R$3.199
    Ou
    Lenovo ideapad S145 Ryzen3 8GB 256GB SSD Windows 10 15.6″ 81V7000CBR
    Oque influencia mais, mais RAM ou mais Processador ??

  5. Priscila disse:

    Olá boa tarde! Parabéns pelo conteúdo de vocês.
    Assisti alguns videos mas ainda estou em duvida em três modelos da Acer. Meu uso é para estudo, home office, muitas chamadas de vídeo, ediçaõ básica de fotos ( o que não é prioridade) e rede sociais. Qual modelo me recomendam: Notebook Acer Aspire 5 A515-54G-53GP Intel Core I5 8GB 256GB SSD NVIDIA MX250 15.6` Windows 10 / / Notebook Acer Aspire 5 A514-53-59QJ Intel Core I5 8GB 256GB SSD 14′ Windows 10 / /
    Notebook Acer Aspire 5 A515-54-59X2 10ª Intel Core i5 8GB 512GB SSD 15,6” W10 ; uma vez que o preço geral dos tres não esta tendo muita diferença. Obrigada.

  6. Pedro disse:

    Estou procurando uma máquina com 14″, i7 e ssd. O q vcs me recomendam?

  7. Lorena Soares disse:

    Qual o melhor custo-benefício entre ?
    Notebook Gamer Acer Aspire 5 Intel Core i7 10510U 10ª Geração 8GB de RAM SSD 512 GB 15,6″ GeForce MX250 Endless OS A515-54G-73Y1
    Notebook Lenovo IdeaPad S145 Intel Core i7 1065G7 10ª Geração 8GB de RAM SSD 256 GB 15,6″ Full HD Windows 10 Ideapad S145 82DJ0000BR.
    Ou existe uma melhor opção parecida com esses ?

  8. Sebastião Neto disse:

    Qual notebook vocês recomendam para quem vai trabalhar com designs e edição de vídeo com melhor custo-benefício
    ?
    Com uma tela IPS e FHD, porque essas HD e TN são horríveis para esse tipo de trabalho.
    Orçamento em R$4.000,00 no máximo.
    Abraços!

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Sebastião. Infelizmente não há disponível no mercado atualmente nenhum notebook com boa configuração e tela Full HD IPS para edição de video por esse orçamento.

  9. Sebastião Azevedo disse:

    Olá, existe algum modelo de tela FHD que não seja de padrão TN para designer? Com configuração mínima de I3 + 8GB de ram ;-;

    Tenho um limite de até 4 mil reais para gastar em um notebook, mas tá difícil achar um com desempenho ok e uma boa tela.

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Sebastião. Infelizmente os preços subiram bastante e notebooks com tela FHD IPS estão acima de 4 mil em suma maioria. O mais próximo a esse orçamento é o Lenovo IdeaPad S145 82DJ0000BR. Abraços.

      • Sebastião Azevedo disse:

        Ok, obrigado redatoper, então me vejo obrigado a comprar um notebook potente e depois comprar um monitor de alta qualidade, ainda sim, qual notebook até R$4.000,00 que seria ideal para design e edição de vídeos?

        Desculpa pelo spam de comentários, levou 2 dias pra aprovar e fiquei nervoso e já comecei com spam 🙁

  10. Júlia Taniguti disse:

    qual a diferença entre os :
    Notebook Aspire 5 Intel Core I5 8GB 256GB 15.6′ Windows 10 Acer Cinza- A515-54G-53GP
    Notebook Acer Aspire 5 A515-54-587L Intel Core i5 – Quad-Core 8GB 256GB SSD 15,6”
    Notebook Acer Aspire 3 A315-23G-R759 AMD Ryzen 7 8GB RAM 256GB SSD RX Vega 10 15,6′ Windows 10
    É melhor esses da Acer ou Notebook Lenovo IdeaPad S145 81V70008BR AMD Ryzen 5 3500U ?

    • Redatoper QNC disse:

      Olá, Júlia. Recomendo o Acer Aspire 3 A315-23G-R759 pois oferece o melhor custo-benefício entre esses que você citou. Abraços.

  11. Alan Fernandes disse:

    Paixão. Como se define esse sentimento? Não sei, mas é o que sinto por esse aspire 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *