Formas de conectar notebook na TV – Dicas e possibilidades

Existem diversas formas de você conectar notebook na TV, facilitando muitas vezes a forma de você assistir filmes, séries ou até mesmo utilizar como uma outra tela para facilitar seus trabalhos.

Alguns tipo de uso são muito beneficiados por um display maior, que pode enriquecer detalhes de imagem, conforme a ergonomia.

Vamos mostrar algumas maneiras de você aproveitar um display maior, seja como espelhamento ou como um monitor externo adicional.

Formas de conectar notebook na TV

Começando do recurso mais básico da atualidade:

Usar o Cabo HDMI no Notebook

Essa, sem dúvidas, é a forma de conexão mais simples e comum encontrada, a maioria dos notebooks e aparelhos de televisão possuem esse tipo de entrada, facilitando a conexão.

botão ver na loja

Ela não necessita nenhum tipo de configuração via internet e é possível ter a imagem de seu notebook espelhada em sua TV em instantes. Ele também transmite áudio.

Você só precisa escolher no Windows se a tela será Duplicada, ou se vai Estender criando uma segunda tela, ou utilizar somente a Segunda Tela apagando a tela do notebook ou Tela do computador somente.

Opções disponíveis para projetar a tela

Para jogar com outro monitor/tv sugerimos estender a tela para diminuir os lags, lembrando que a resolução também pode interferir no desempenho do game

Mas fique de olho se seu cabo é 1.0, 2.0 ou 3.0 isso irá interferir na qualidade de imagens que você terá, caso ele seja HDMI 1.0 irá conseguir uma resolução Full HD até 30 quadros por segundo, com o HDMI 2.0 até 4K com 30 quadros, já com o HDMI 3.0 você consegue uma resolução máxima de 4K e 60 quadros por segundo.


Usando o Cabo VGA no Notebook

 

Assim como o cabo HDMI esta é uma opção que também pode ser útil para você, pois além de ser fácil, não necessita muitas configurações.

Mas esta é uma opção voltada para aparelhos mais antigos, pois este padrão é relativamente ultrapassado e está deixando de incorporar eletrônicos da atualidade

Caso um dos equipamentos possuam entrada HDMI é possível utilizar um adaptador para conversão do sinal.

botão ver na lojaAdaptador HDMI para VGA

Lembrando que esta conexão não é das melhores e nem mais recomendada, ela possui resolução máxima de 640×480, não sendo HD.


Notebook com cabo DisplayPort ou Mini DP

Para quem busca performance em transmissão de arquivos, vídeos e afins.

botão ver na loja

Esse tipo de conexão é presente em alguns notebooks e alguns monitores/TVs mais atuais. Ele consegue te proporcionar uma qualidade de imagem melhor, atingindo sua máxima capacidade.

Benefícios

Ela funciona do mesmo modo que os cabos HDMI e VGA, porém com uma qualidade bem superior. Outro ponto forte é que estes cabos também transmitem áudio!

Geralmente é encontrado entradas mini DisplayPort nos notebooks, então veja qual será melhor para você

Entrada mini DisplayPort encontrada em um Notebook

Basta conecta-la em seu notebook e em sua TV, selecionar o tipo de conexão que pretende ter pelo Windows e usufruir o recurso.

USB-C

Esta é outra forma de você obter uma resolução com a qualidade máxima. Os notebooks mais atuais estão trazendo essa “nova” entrada junto às suas conexões.

Mas fique atento, pois não são todas que suportam vídeo, caso ela suporte é possível utilizar um adaptador de USB tipo C para DisplayPort.

Lembre-se de sempre verificar se a entrada USB-C de seu notebook possui suporte para vídeo.

botão ver na lojaAdaptador USB-C DisplayPort


Smart TV conexão Sem fio ou por rede

Neste caso temos até um vídeo especial para esta que pode ser uma das mais práticas, por simplesmente não precisar de algum tipo de acessório ou cabo.

Veja o nosso vídeo que explica um passo a passo direto no Windows para espelhar a tela:

DLNA e Miracast

Quando a TV em questão é Smart a conexão com seu notebook acaba ficando um pouco mais fácil, pois ela pode ser conectada em sua rede Wi-Fi.

Basta acessar o modo de espelhamento do Windows – contando que seu notebook também esteja conectado com a mesma rede.

É recomendado para assistir filmes, séries, vídeos. Não sendo recomendado para quem quer jogar com outro monitor.

Pelo DLNA

O (Digital Living Network Alliance) é preciso antes saber se sua TV possui esse recurso, é possível verificar isso pelo site SpirePark que mostra os produtos que possuem essa tecnologia, caso seu produto apareça na lista de “Certified products”. A conexão é feita pela rede Wireless, contando que os aparelhos estejam conectados na mesma rede.

O Miracast

Esta é uma conexão semelhante ao bluetooth, mas ela é feita pela rede Wi-Fi, para utilizar essa tecnologia ambos os aparelhos precisam ser compatíveis com ela. Mas caso a TV não tenha essa função, alguns adaptadores podem ser colocados via HDMI ou USB.

A vantagem está no fato de ser um padrão aberto, sendo compatível com vários dispositivos, independentemente da sua marca

Ambas conexões são suportados pelo Windows para espelhamento de tela.

Chromecast

botão ver na loja

A Google lançou os Chromecast, aparelhos que são conectados em sua TV, via HDMI, que possibilitam o emparelhamento de seu notebook ou Smartphone. Como se “tranforma-se sua televisão em uma Smart TV”. Hoje em dia estão cada vez mais populares por sua facilidade de uso e instalação.

Modelo similar ao do Google

botão ver na loja

Basta conectá-lo em sua HDTV e configurá-lo em sua rede para poder conectar e configurar qualquer aparelho compatível, como seu notebook. Recomendado para quem quer ver filmes, séries, YouTube, Spotify, Twitch ou outros aplicativos e programas de streaming.

Existem alguns modelos similares a esses encontrados no mercado, mas não é possível garantir a qualidade do mesmo.


AirPlay para produtos Apple

Agora para quem possui os notebook da Apple, os Macbooks, essa é uma opção muito encontrada é a melhor maneira para se espelhar um Mac na tela da TV.

macbook novo que chegou no brasil applebotão ver na loja

Ela é feita por meio dos Apple TV que funcionam como um intermediador de sinal, funcionando da mesma maneira que um Chromecast ou Miracast.

Para mais informações sobre como funciona e como usar o AirPlay. Confira o post do Techmundo, Conheça tecnologia de streaming de vídeo e música.

botão ver na lojaModelo de Apple TV

Durante a CES 2019 (confira nossos posts sobre a CES 2019), a Apple confirmou que alguns modelos de Smart TV trarão em seu sistema a tecnologia AirPlay 2, para transmissão de conteúdo. Sony, Samsung e LG anunciaram que os próximos modelos de resolução 4K e 8K farão uso da tecnologia. Não sendo mais necessário o uso do Apple TV.

Lembrando que esta tecnologia é destinada a aparelhos da Apple, não sendo compatíveis com outras marcas.


Veja também monitor externo no notebook

Deem uma conferida no vídeo, lançado no nosso canal do YouTube, onde mostramos algumas informações importantes na hora de conectar seu notebook em sua TV.

Nosso vídeo que dá dicas de uso sobre monitor 4K

botão ver na loja


Conclusão

Existem diversas formas de você conectar seu notebook em sua televisão, vale de você ver qual dessas opções acima se encaixa melhor em seu quadro. Lembrando que é sempre bom verificar as configurações e compatibilidades de seu aparelhos antes de tentar qualquer uma das opções.


Notebooks recomendados do mês

Lista com os notebooks com melhor custo benefício! Nossa equipe avalia as ofertas das principais lojas do Brasil.

lista do mes de notebooks recomendados para compra

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *