Perguntas para fazer na hora de comprar um notebook

dicas para comprar um notebook ideal

Como comprar um notebook? Com saber qual o melhor? Como escolher?

Estas são algumas perguntas comuns aqui no site, por este motivo preparamos mais um mini guia com questões básicas para você responder antes de decidir. É uma forma de entender o seu perfil de uso e o tipo de modelo que pode se encaixar melhor. Mas lembre que tem sempre o valor de investimento que é um fator definidor e pode matar muitas das dicas seguintes.

Como comprar um notebook ideal?

Então vamos as 12 dicas essenciais, do que é necessário questionar para comprar um notebook novo. Confira o vídeo especial que preparamos sobre este assunto:


1 – Quanto pretende investir?

Este é um primeiro ponto de partida para definir o tipo de equipamento e sua categoria. Pois é sempre aquela história… o melhor é mais caro $$$.

A diferença entre o à vista ou parcelado em algumas lojas pode representar uma grande economia. Então é bom ficar de olho.

OBS:O foco do nosso site é divulgar ofertas e boas opões da vez, então vale ficar ligado por aqui.


2 – Para quais finalidades você vai usar o notebook?

uma boa mochila pra notebookEsta questão vale tanto quando a primeira, pois estão diretamente ligadas. Não adianta querer jogar games de última geração com tudo no máximo, se você não vai ter grana para comprar um notebook com pelo menos uma placa de vídeo dedicada. Neste caso, de modelos com GPU de vídeo (com memória dedicada),costumam ter valores acima dos R$ 2400.

Então já vai se preparando aí para abrir o bolso.

Pense em que tipo de atividade pretende usar o equipamento e programas utilizados, como exemplos, MS Office, Jogos pesados, Jogos leves, navegação na web, redes sociais, estudos, trabalhos simples de digitação e por aí vai.

Veja também:


3 – Existe alguma marca que você gosta/ou não gosta?

O mercado é cheio de opções e elas andam bem equilibradas, geralmente o valor e categoria são muito próximas em questões de qualidade. “O Melhor” é sempre muito relativo a cada pessoa e situação. Seja aquela super marca que é somente importada/especial ou aquele modelo nacional simples, as vezes você pode ser surpreendido. Problemas em eletrônicos podem ocorrer até com a mais cara, ninguém está totalmente livre de defeitos.

Mas é sempre bom optar pela marca que você já sente algum tipo de confiança. Então é bom focar sua pesquisa pelo caminho das preferidas.


4 – Qual o tamanho do equipamento e da tela?

Notebook LG 15U560 com tela de 4k

Questões de transporte, peso, programas e tempo que passa usando efetivamente o equipamento são importantes de considerar na hora da escolha:

  • 11″ para baixo? (Conhecidos antigamente como NETbooks, modelos atuais são geralmente básicos ou do tipo 2 em 1)
  • 12″ a 13″ – São tamanhos comuns nos modelos chamados de Ultrabooks – categorias especiais premuim
  • 14″ – O compacto tradicional
  • 15″ – Tela grande tradicional que contam com o teclado numérico (numpad)
  • 17″ – Os telas gigantes, que apesar de raros, existem!

Você se importa com a Resolução?

Uma sub questão que entra também é a definição da tela, temos HD mais presente no Brasil. Resoluções FULL HD e 4K ainda são relativamente raras e mais caras.


5 – Vai deixar o notebook em casa parado ou irá transportar com frequência?

Questão também relacionada ao tamanho do equipamento,é bom pensar a forma de transporte, acondicionamento. Se vai levar em bolsa, na mochila ou na mão mesmo…

Vale destacar que não adianta pensar em um modelo compacto se na hora de utilizar você vai precisar de um programa com telas que precisam de espaço grande para operar com conforto (exemplo de editores e vídeo, gráficos e afins).

notebook para estudos o melhor do brasil para comprar

O sacrifício do transporte – Versus – O tempo que você passa trabalhando com ele.  Neste exemplo queremos salientar o quanto vale ficar alguns minutos com um notebook grande na mão pelo conforto de passar 8 horas de trabalho com uma tela grande e funcional.


6 – Bateria: quantas horas você espera do notebook?

dicas para economizar bateria do notebook 2014Aqui é um ponto muito relativo, pois as marcas sempre apresentam uma média otimista na hora de divulgar, baseados em alguns testes. Mas na vida real é sempre muda! Afinal, cada pessoa utiliza de uma forma: Instala, ativa, e conecta diferentes recursos… que resulta em diferentes formas de consumo.

A grande maioria dos modelos atuais costuma durar pelo menos de 3 a 4 horas, alguns modelos mais pequenos e econômicos chegam a durar de 8 a 10 horas. Mas é bom entender o seguinte detalhe:

Bateria não dura pra sempre!

Recomendamos que não fique tão preso a este tipo de quesito, pois além do esquema da variação de uso, tem o detalhe de que a bateria é uma peça que sofre desgaste com o tempo. Isso significa que com o passar dos meses e anos de uso, ela vai gastando e durando sempre um pouquinho menos. E isso é natural, pois os componentes químicos internos vão de desgastando. Claro que existem qualidades diferentes no mercado (umas duram mais, outras um pouco menos), mas fato é que após um bom tempo de uso, você vai precisar comprar um bateria nova, se quiser que ela dure como “quando era novo”.


7 – O Design/Visual/Acabamento do notebook é importante?

Se além de bom e barato, você também gosta de um modelo bonito e valoriza o acabamento, é bom saber que geralmente este detalhe também faz ele custar mais na hora de comprar um notebook.

Lembrando que existem atualmente os modelos 2 em 1 com telas que se abrem em 360º graus e sistema touchscreen. Ultrabooks também se distinguem pelo peso, finura e beleza.

Aqui é muito questão de gosto pessoal, então você paga o que acha que vale.


8 – Precisa de leitor de disco CD/DVD ?

Este item é bem interessante, pois anda “fora de moda“.

A questão é a seguinte: Nos dias de hoje com opções de download, salvar na nuvem, pendrives e HDs externos gigantes, o uso de discos físicos é bem questionável. Então vale se perguntar: você realmente usa este recurso? Qual foi a última vez que utilizou ou gravou um disco?

A maioria das empresas está retirando este item dos seus notebooks, e os motivos, além do citado acima, é reduzir o custo da peça e e a espessura/peso do equipamento. Afinal são alguns gramas a menos. Avalie a real necessidade.


9 – Espaço de armazenamento do HD ou SSD

Dificilmente você encontrará no mercado notebooks com menos de 500GB de HD para armazenar seus arquivos. Tamanho que é suficiente para o uso do dia a dia. SSD ainda são raros e mais caros. Tem também algumas opções e HD híbrido que conta com um pequeno SSD na sua placa lógica que faz a vez de memória Cache (que acelera o trabalho/leitura).

notebook com ssd hd ou SSHD

Instalar um SSD depois de comprar

Outra opção são os upgrades futuros. Para modelos com drives de Disco CD/DVD que não utilizar, você poderá retirar e trocar por um adaptador Caddy – este tipo de recurso permite adicionar um HD ou SSD extra no local.

Também existem alguns notebooks que vem com espaço na placa mãe para adicionar os SSD do tipo MSata ou M2. Neste caso o SDD é um tipo de mini placa que pode ser instalado direto na placa mãe. Instalação avançada – Recomendada para técnicos.


10 – Quanto de memória RAM você quer?

memoria ram de notebookEsta aqui também pode parecer um pouco técnica para alguns que estão para comprar um notebook, então a dica vale mais para quem usa um programa específico ou que tenha necessidade de um nível superior.

 

É que a grande maioria dos modelos já vem com pelo menos 4 GB de fábrica, que garante o uso para tarefas simples do dia a dia muito bem. Porém se você precisa de um nível mais alto, seja porque gosta de abrir muitas janelas ao mesmo tempo, ou tem um programa pesadão que usa este recurso, é bom ficar atento também ao preço subir um pouco, conforme você compra mais RAM.

Também vale ficar atento a possibilidade de expansão futura/ upgrade. Os modelos que costumam oferecer grande possibilidade de adicionar RAM destacam a informação, já os limitados geralmente omitem isto nas especificações.


11 – A qualidade da garantia/suporte que a fabricante oferece importa?

Geralmente as marcas que oferecem uma melhor qualidade de atendimento do suporte ou garantira mais rápida e eficiente custam mais. Então releve o custo benefício deste item para você. Tem lojas que até oferecem a garantia estendida, mediante pagamento extra.

Usuários mais avançados geralmente não ligam para isso pois sabem ou tentam resolver problemas de forma própria.


12 – Aceita comprar um notebook Usado/Remanufaturado?

O termo Refurbished é usado para indicar produtos que voltaram a fabricante ou loja e foram recondicionados, ou seja, passaram por um tipo de reparo/revisão e foram postos a venda novamente, até mesmo com garantia.
Esta é uma forma de pegar um equipamento “quase novo” por um preço especial.

Já os usados, muitas vezes vendidos diretamente por pessoas físicas, podem ter menos garantias de qualidade, porém a negociação pode ser ainda melhor.

Neste ponto tem que saber assumir o risco de pagar barato!


Recomendações de compra

Sempre podem existir questões extras, por isso recomendamos que navegue pelo site e confira as recomendações de notebooks no post a seguir e também em outros.

lista de Notebooks recomendados 2017 para comprarveja lista completa de notebooks indicados
Confira outras novidades diárias navegando pelo site!


Gostou do post? tem algo que acha importante acrescentar?
Você também pode deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Júlio César disse:

    Olá, bom dia!
    Queria muito uma indicação para comprar um notebook. Eu sou um estudante de Engenharia Civil, e preciso de um notebook que tenha um desempenho bom e com um custo acessível. Conto com sua ajuda, se possível.

    • O Editor disse:

      Dê uma olhada na nossa lista dos notebooks recomendados do mês, Júlio! Na categoria dos Core i7 até os Gamers são os notebooks recomendados para engenharia.

  2. REJANE DE D. DA G. DA SILVA disse:

    Olá!

    Trabalho na área de educação e e sou estudande de graduação , preciso de um notebook com boa mémória para armazernar arquivos acadêmicos ( artigos, livros, teses, etc). Precisarei transportá-lo de casa para o serviço ,do serviço para faculdade , da faculdade para casa. Ufa !!! Qual notebook você recomendaria ? Qual detalhe devo avaliar ao fazer minha compra? Pois necessito de um notebook bem resistente para essa rotuna, mesmo que ela não seja diária. Certo ?

    Desde já , muito obrigado !

    Abraços.

    Rejanne

    • Especialista QNC disse:

      Olá Rajane, temos vários notebook que se encaixam nesses seus requisitos, um deles é o Acer A515-51-5440, que possui 2TB de HD, 8GB de RAM e slot para upgrade de SSD M.2. Esse modelo atenderia bem aos seus requisitos, principalmente por possuir somente 2,2 Kg, tendo em conta que você irá carrega-lo o dia inteiro. O que você deve analisar é a quantidade de memoria (HD), além de seu resistencia e o seu peso. 🙂

  3. Vitor Dagnino disse:

    To tentando escolher um aqui para presente.
    Seria um Notebook para quem deixa muitas abas abertas,para usar programas da microsoft,photoshop,e ver animes/filmes com tela e som mto bons, com qualidade.
    Q seja de uma marca boa, mas tbm n seja o mais caro, seja bom e preço razoavel
    Por favor me ajuda, já é mes q vem kk
    (por enquanto to nesse aki, pelo oq vc falou no youtube https://deals.dell.com/pt-br/productdetail/19w2)

  4. juliano lopes disse:

    Qual melhor notebook para fazer personalizado

    • Laptoper disse:

      Não dá para personalizar muito notebook, só trocar HD, Memória ou colocar um SSD em alguns casos quanto tem o padrão M.2. Fica limitado a isso.
      Os modelos Gamers são os que oferecem melhores quantidades e capacidades de troca destes itens.

  5. Moacir disse:

    Conectar um notebook no receiver home teather 5.1 por cabo HDMI é preciso ter uma placa de som especial ou o filme reproduzido no notebook sairá 5.1 nas caixas do receiver.

  6. Fátima disse:

    Olá ,queria saber qual notbuk bom e barrato que eu posso comprar para meu marido para trabalhar. Pois ele vai em palestras e precisa armazenar as informações e também bateria doradoras. .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *