Anúncio oficial do novo Windows 11, tudo que você precisa saber e o que muda no Notebook

Windows 11 anuncio oficial lancamento

A Microsoft anunciou em sua conferência do dia 24 de junho o novo Windows 11, ainda sem data definida para lançamento, mas que deve ocorrer até o final de 2021. Com uma apresentação tocante e reforçando bastante a importância da conexão entre as pessoas, a empresa divulgou diversas novas funcionalidades que facilitam o trabalho em casa, estudos e também muitas novidades para quem gosta de games.

Resumo do evento de anúncio oficial

É notável algumas semelhanças com o Windows 10X, que estava sendo projetado exclusivamente para dispositivos portáteis como celulares e tablets, mas que não chegou a sair do papel.

Várias funções do Windows 10X foram agradavelmente adaptadas de forma bastante suave no novo Windows 11, que agora conta com melhorias que vão muito além do visual.


📰 Resumo rápido deste artigo ⚡

  • O Windows 11 possui uma nova identidade visual e novos sons
  • Também foram atualizados os layouts/interfaces, com cantos arredondados e transparências
  • A experiência de uso foi aprimorada com Snap Layouts e Snap Groups
    • Vai ficar muito mais fácil reorganizar as janelas de trabalho em diferentes dispositivos
  • Os Widgets, ou “blocos de informações”, ganharam atenção especial
  • Ocorreram atualizações importantes na Microsoft Store, que foi praticamente refeita do zero
  • O Windows 11 irá rodar aplicativos do Android de forma nativa 🤩
  • O lançamento será no final de 2021 e quem tem Windows 10 original poderá atualizar sem custos adicionais

Nova identidade do Windows 11

Quem nunca ouviu aquele som de ligar do Windows e reconheceu imediatamente que se tratava desse sistema operacional, não é? Dessa vez a Microsoft resolveu mais uma vez inovar e, no anúncio oficial do Windows 11, trouxe um novo som ao ligar o computador, agora mais suave e moderno.

Você pode conferir todos os novos sons do sistema clicando aqui.

Também foi atualizado o logotipo do Windows, que deixa de ser uma “janela” vista em perspectiva (um pouco de lado) para uma vista completamente de frente, com um formato totalmente simétrico e simplificado.

O novo logotipo do Windows nada mais é que o próprio logotipo da Microsoft, só que com apenas uma cor!


Novo visual (interface) do Windows 11

A Microsoft começou a apresentação do Windows 11 mostrando detalhes do novo layout, informando que a intenção era criar um ambiente mais “limpo e calmo” para que as pessoas possam focar melhor no que precisam, seja estudar ou trabalhar.

São bem visíveis as diferenças logo que o Windows 11 inicia, pois o menu iniciar, por padrão, agora fica centralizado em conjunto com os demais aplicativos fixados na barra de tarefas inferior. Ao abrir o menu iniciar é possível ver os aplicativos recentes em destaque e os recomendados logo abaixo.

Windows 11 novo visual nova interface novo menu iniciar

As janelas agora possuem bordas arredondadas e novas transparências. Há quem diga que o novo Windows está lembrando muito a eterna concorrente Apple com seu sistema macOS ou algumas distribuições Linux. O que você acha?

A Microsoft confirmou ainda que o Windows 11 terá diversos temas diferentes, além de contar com o modo escuro, muito comum em celulares. Também foram aperfeiçoadas as possibilidades de customização, onde será possível deixar o sistema operacional o mais pessoal possível.

A personalização deste novo sistema vai além de tudo que já vimos antes!


Experiência do usuário no Windows 11

Uma das novidades mais interessantes e promissores foi o Snap Layouts, uma nova forma de organizar diversas janelas em sua tela. Colocando o mouse em cima do botão “maximizar” você verá diversas opções diferentes de organização. Com essa novidade veio também o Snap Groups, que armazena a informação do que você deixou aberto e, caso precise utilizar outra tela ou mesmo sair do computador, quando voltar ele reabrirá tudo da mesma forma que você havia deixado anteriormente.

O Snap Groups é uma mão na roda, principalmente para quem tem um método de organização bem planejado e não quer se perder no que estava fazendo. 😉

Windows 11 Windows Snap Layouts Snap Groups usabilidade dividir janelas

Será mais fácil também o mesmo usuário utilizar áreas de trabalho diferentes, separando o profissional do pessoal, personalizando diferentes layouts e planos de fundos, seja no mesmo computador ou em dispositivos diferentes (desktop e notebook, por exemplo).

Windows 11 Snap Groups varios dispositivos


Retorno dos Widgets, blocos de informação customizados

Outra função que foi aprimorada e lembra muito dispositivos portáteis está recebendo um grande destaque no Windows 11. São os chamados Widgets, informações rápidas que aparecem em blocos na tela, trazendo dados de previsão do tempo, notícias locais ou mundiais, cotações do mercado financeiro e muito mais. Tudo para deixar com a sua cara.

Windows 11 widgets noticias informacoes entretenimento

Tudo pode ser facilmente personalizado para exibir apenas o que mais interessa para cada usuário. O próprio Windows 10 em atualizações recentes já estava apostando neste tipo de funcionalidade.


Atualizações importantes na Microsoft Store

Com o anúncio do Windows 11 a Microsoft Store também foi toda reformulada, com um novo layout onde fica muito mais fácil pesquisar aplicativos e jogos. A ideia foi tornar a experiência mais “natural” e semelhante ao que vemos em smartphones.

Existirá ainda a possibilidade de alugar filmes e séries diretamente das plataformas de Streaming mais famosas (Netflix, Disney+ e outras).

Windows 11 nova Microsoft Store

A Microsoft anunciou também que, na nova Microsoft Store, caso os desenvolvedores utilizem formas de pagamento próprias dentro dos aplicativos, eles não precisarão pagar nenhuma comissão para vender seus programas.

Esse detalhe parece ter sido uma alfinetada na “concorrente da maçã”, que é sempre muito criticada por aplicar práticas agressivas e cobrar altas comissões dos desenvolvedores, com taxas de até 30% sob a venda de aplicativos.

Aplicativos Android rodando no Windows?

Sem dúvidas, uma das maiores novidades anunciadas, e que pegou todos de surpresa, foi a possibilidade de rodar aplicativos do Android de forma nativa no novo Windows, graças a uma parceria com a Amazon Appstore.

Windows 11 aplicativos Android rodando nativamente Amazon appstore

Ainda não está muito claro quais aplicativos Android poderão rodar nativamente no Windows 11, mas o uso de emuladores super pesados parece que em breve ficará no passado. 👏

Segundo a empresa, a parceria com a Amazon Appstore utiliza a tecnologia Intel Bridge. Os aplicativos poderão ser fixados na barra de tarefas ou ajustados como um programa tradicional do Windows.


Jogos no Windows 11

Para os entusiastas de games as novidades da Microsoft para o Windows 11 foram sensacionais. O primeiro destaque fica para a atualização do aplicativo Xbox, que agora inclui suporte aprimorado ao Xbox Game Pass, a assinatura mensal que conta com centenas de jogos inclusos mensalmente.

Windows 11 aplicativo Xbox Game Pass

A segunda grande novidade foi o Auto HDR, uma tecnologia desenvolvida por eles para dar cores mais vivas e precisas aos monitores que suportam o padrão. Mais de mil jogos já estão com essa função ativa e muitos outros ainda irão se adaptar.

Entre os jogos citados estão o Age of Empires Ultimate Collection e o Rocket League.

Windows 11 DirectStorage Xbox

E, por último, o DirectStorage, novidade que veio primeiro nos novos consoles Xbox, mas que agora também chega aos computadores. A função do DirectStorage é otimizar as velocidades dos SSDs de última geração, fazendo com que os jogos e as telas de carregamento funcionem de forma mais rápida.

Mas, fique atento, o DirectStorage funciona apenas em placas de vídeos que sejam compatíveis com o DirectX 12 Ultimate.

O DirectStorage é parte do DirectX 12 Ultimate, tecnologia presente nos consoles Xbox de última geração, que processa dados IO em tempo real, aproveitando componentes de armazenamento NVMe Gen3 x4.

Mais promessas e outras informações

É perceptível que a empresa focou em lançar o Windows 11 com a intenção de uso em diversos aparelhos, inclusive dispositivos touchscreen (sensíveis ao toque), com adaptações para esse tipo de uso, como reconhecimento de movimentos e ícones maiores quando a escolha é usar os dedos ou uma caneta.

O Windows 11 também vem acompanhado do aplicativo Teams rodando nativamente direto no sistema operacional, mostrando que a companhia está deixando de lado o Skype e focando no uso de tecnologias mais aprimoradas e de forma totalmente integrada ao sistema.

Windows 11 Microsoft Teams

Além de tudo que foi anunciado, a Microsoft ainda afirma que o Windows 11 é mais veloz que o Windows 10 e seus antecessores, e que utiliza melhor os recursos do sistema para funcionar de forma mais fluída. A gigante da tecnologia informa também que as atualizações do Windows Update serão 40% menores e ocorrerão em segundo plano de maneira mais rápida.


Data de lançamento e preços

A atualização para o novo Windows 11 será gratuita para os computadores que já possuem o Windows 10 original, como você pode ver no site especial da Microsoft. Caso seu computador for compatível, é só aguardar o lançamento que está previsto para o final do ano de 2021.

O preço do Windows 10 Home no Brasil, atualmente, fica na faixa dos 800 até 1.100 reais. A vantagem de comprar notebooks com Windows é que a licença original já vem embutida no valor!

É claro que muitos detalhes ainda ficaram de fora deste nosso artigo, mas já podemos prever que o Windows 11 será um grande sucesso. Seu anúncio foi muito esperado e, mesmo depois do vazamento de informações uma semana antes, ainda tivemos grandes novidades que surpreenderam o público.

E você, ficou ansioso para usar o Windows 11? Acha que esse funcionará tão bem quanto o Windows 10, ou será ainda melhor?


Conheça os notebooks de melhor custo-benefício do Brasil

10 notebooks com melhor custo-benefício para ficar de olho em 2021 (lista atualizada)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *