O Windows 365 foi anunciado dia 14 de julho de 2021, com lançamento previsto para 2 de agosto de 2021. Mas, o que isso significa?

Poucos dias depois da conferência sobre o lançamento do Windows 11, quando achávamos que agora era só esperar a chegada do sistema operacional ao mercado, a Microsoft nos surpreendeu novamente! Dessa vez a novidade é um Windows que roda diretamente através da nuvem, ou seja, o sistema não precisa estar instalado em seu computador ou dispositivo móvel.

A chamada nuvem pode ser entendida como uma rede global de servidores. São máquinas espalhadas pelo mundo para guardar nossas informações, como fotos e vídeos, além de executar aplicativos e fornecer serviços de streaming, tudo através do seu navegador com conexão à internet.

Calma, calma, vamos explicar tudo logo abaixo, vem com a gente!


💻 Resumo deste artigo 💻

  • O Windows 365 roda diretamente do navegador (na nuvem)
    • Não é preciso instalar o sistema em seu aparelho
    • O sistema funciona nos servidores da Microsoft
    • Você pode utilizar o Windows em dispositivos Linux, macOS, Android e iOS
    • Você pode começar a trabalhar no escritório e terminar na sua casa
  • O sistema será lançado oficialmente dia 02 de agosto de 2021
    • O valor do plano Business será de 31 dólares mensais
  • As máquinas on-line da Microsoft rodarão versões do Windows 10 e 11
    • É o contratante quem escolhe qual versão utilizar
  • Empresas poderão economizar muito
    • Não será necessário fornecer notebooks potentes para os funcionários
    • A potência da máquina será configurada nos servidores Microsoft
    • Existirão diferentes configurações, das mais básicas às mais potentes
  • Como o sistema estará sempre atualizado, em servidores protegidos, a segurança dos dados aumenta muito

Veja o anúncio do Windows 365 em vídeo


O que é o Windows 365?

O Windows 365 é um serviço de streaming do sistema operacional na nuvem, ou seja, um serviço de transmissão de dados em tempo real, diretamente de um servidor da Microsoft para seu aparelho, como o seu notebook ou até mesmo seu celular.

O novo sistema operacional roda diretamente do navegador, ou seja, é possível acessar o Windows através de outros sistemas como Linux, macOS e até mesmo iOS e Android.

Este novo formato de sistema operacional em nuvem foi desenhado pela Microsoft com foco inicial no uso corporativo, independente do tamanho e quantidade de funcionários da empresa. Com isso eles afirmam estar inaugurando uma nova categoria de serviços chamada de Cloud PC.

Segundo um vazamento feito pelo usuário Derek Gabriel no Twitter, o valor será em torno de 31 dólares mensais (R$ 160 na cotação atual) por pessoa ,no plano Business.

Depois do vazamento de valores a Microsoft confirmou que logo irá informar outros planos de assinatura. 🤔

Ainda segundo a Microsoft, o Windows 365 será baseado no Azure Virtual Desktop, um serviço de virtualização que já existe para atender ao público corporativo, dando a opção de acessar áreas de trabalho remotamente. No entanto, neste caso, o Windows ainda precisa estar instalado em algum computador tradicional (notebook ou desktop).

A diferença agora é que o novo serviço Windows 365 não precisa estar instalado em nenhuma máquina tradicional, pois o sistema operacional irá rodar diretamente dos servidores da Microsoft. Ele contará com uma área de trabalho similar ao Windows que já conhecemos e terá opções de preços mais abrangentes.


Windows original vale a pena? Saiba tudo sobre e veja onde comprar para seu notebook!


Como o Windows 365 funciona?

Com uma assinatura mensal a empresa contratante terá acesso à computadores na nuvem e, através de um notebook, celular ou tablet, o funcionário irá acessar um sistema online que contará com o Windows 10 ou 11, dependendo do plano escolhido pela empresa.

Se você já usa a Netflix, já se interessou pelo Google Stadia ou conhece o xCloud, você já deve ter conhecimento básico sobre como esse novo serviço da Microsoft irá funcionar.

Windows 365 opcoes Creative Projects Adatum Daily Archive anuncio -2

Dentro dessa plataforma de acesso, o usuário conseguirá utilizar todos os recursos de outra máquina, tudo armazenado na nuvem e transmitido para a tela do navegador.

Caso a pessoa esteja usando de um notebook em casa, por exemplo, ao utilizar esse serviço a memória RAM e armazenamento que serão utilizados não serão o do notebook e sim desse conjunto de sistemas que está na rede.

Quais opções estarão disponíveis?

À princípio o Windows 365 estará disponível apenas para empresas, mesmo contando em seu site com uma opção de uso pessoal, essa versão é apenas para acesso aos pacotes Office e armazenamento de dados na nuvem, ou seja, uma atualização do Office 365.

A Microsoft ainda estuda incluir placas de vídeo dedicadas em alguns dos planos, para atender usuários mais exigentes, seja para softwares 3D ou alguns games.

Windows 365 opcoes Creative Projects Adatum Daily Archive anuncio -1

Creative ProjectsAdatum DailyAdatum Archive
8 computadores virtuais4 computadores virtuais2 computadores virtuais
32 GB de memória RAM16 GB de memória RAM8 GB de memória RAM
512 GB de armazenamento256 GB de armazenamento64 GB de armazenamento
Ainda fazem parte do pacote outros serviços como os aplicativos para desktop do pacote Office, Outlook, OneDrive, Microsoft Teams e acesso aos programas Visual Studio, Power BI e Dynamics 365.

O que esperar dessa tecnologia?

Segundo a Microsoft esse sistema será mais seguro e fácil de usar, é só escolher quantas pessoas irão utilizar e com logins e senhas os funcionários poderão começar suas atividades no escritório e continuar de onde parou no home office, em qualquer aparelho.

Windows 365 opcoes Creative Projects Adatum Daily Archive anuncio -5

Isso também deve diminuir os custos das empresas que adquirem uma assinatura, pois não será necessário fornecer equipamentos tão potentes para os funcionários que trabalham em home office.

Também é uma vantagem para as equipes de T.I., que terão menos dores de cabeça com manutenções em máquinas complexas ou problemas de segurança.

O futuro está mais próximo do que imaginávamos!

O passo dado pela Microsoft irá diminuir o custo de diversas empresas, principalmente agora durante a pandemia e mesmo em um futuro próximo onde muita gente irá preferir continuar trabalhando de casa.

E você, o que achou do lançamento do Windows 365? A sua empresa ou a companhia na qual você trabalha irá aderir a essa tecnologia? Você possui algum serviço de streaming ou já utiliza a virtualização de algum sistema operacional em sua máquina?


Saiba mais sobre o novo Windows 11 versão clássica

Apesar da Microsoft ter dado um primeiro passo rumo ao futuro dos computadores como conhecemos, as versões clássicas do Windows, que são instaladas na máquina de cada usuário, ainda parecem ter uma longa vida pela frente.

https://quenotebookcomprar.com.br/anuncio-oficial-novo-windows-11/

Veja as melhores dicas de compras, de notebooks recomendados pela nossa equipe nesta super seleção (custo benefício) abaixo:

10 notebooks com melhor custo-benefício para ficar de olho em 2023 (lista atualizada)