ATENÇÃO: Este modelo de notebook já saiu de linha. Para informações atualizadas de aparelhos da família Nitro 5 confira este link.
Fala galera, vamos a mais um review completo, e dessa vez estamos falando de uma nova versão dos populares notebooks gamer da série Acer Nitro 5. Trata-se do modelo AN515-52-54AM, que vem com um SSD de 128 GB já com o sistema operacional Windows 10 instalado, HD de 1 TB, processador i5-8300H, 8 GB de RAM e placa de vídeo GTX 1050 com 4 GB.

Como já dissemos no vídeo do unboxing, agora a Acer está introduzindo processadores Intel de 8ª e 9ª geração nessa linha. Podemos dizer que o i5-8300H é equivalente ao i7-7700HQ da geração passada, tendo 4 núcleos reais e 8 lógicos e clock boost que chega até 4,0 GHz.

Fizemos uma bateria de testes para avaliar o desempenho tanto em jogos, especialidade da linha, como em tarefas cotidianas e profissionais, principalmente navegação e trabalhos com edição e renderização de imagens.

Chega junto pra conferir quais foram nossas conclusões.


Acabamento e Design

A Acer manteve o acabamento robusto, a novidade são os detalhes texturizados que lembram fibra de carbono na tampa. A parte interior (base do teclado) também tem uma pintura que lembra fibra de carbono, mas sem o alto relevo. Apesar da aparência, ele é todo em plástico.

Ele tem aquela cara clássica de notebook gamer, especialmente pelo contraste do preto do corpo e carcaça em geral com as teclas retroiluminadas vermelhas, bem como a dobradiça da tela em vermelho com as inscrições “Nitro”.

Como se trata de um notebook que exige um sistema de resfriamento maior, ele não é leve e muito menos compacto, tendo uma boa largura e espessura, num total de 390 mm (L) x 266 mm (P) x 26,75 mm (A), pesando 2,7 kg.


Tela e teclado

Tela 15,6″ Full HD IPS

Temos praticamente a mesma tela do modelo anterior, ou seja, uma Full HD IPS de 15,6” com taxa de atualização máxima de 60 Hz e antirreflexo. A tela IPS proporciona fidelidade de reprodução de cores em até 178º nos ângulos de visualização, vertical e horizontalmente.

As bordas em torno dela são relativamente grossas. O brilho da tela tem resultados bem suaves, não agredindo ou cansando a visão para quem gosta de passar bastante tempo na frente do notebook, seja trabalhando ou jogando.

Teclado e touchpad

De padrão ABNT2 em português, as teclas permanecem exatamente iguais às do modelo anterior: retroiluminadas na cor vermelha, com destaque para as clásssicas “WASD”. A digitação é macia, precisa e silenciosa.

O touchpad é grande, com um deslizamento macio e clique leve, sendo relativamente espaçoso e dando uma sensação bem confortável na utilização. Tem os clássicos contornos em vermelho ao redor da superfície do touch em preto.


Saídas de ar

A Acer deixou, como sempre, o Nitro 5 bem servido de saídas e entradas de ar. Temos na parte de baixo do notebook as entradas de ar, para o resfriamento, e na parte de trás do notebook, atrás da tela, uma saída para exaustão do ar quente.

O sistema de coolers e fans é bem barulhento e pode incomodar alguns usuários, mas, por outro lado, é bem eficiente e mantém o bom desempenho aliado ao resfriamento dos componentes, evitando o famoso thermal throttling. Ele esquenta um pouco, mas nada que seja fora do comum para este tipo de equipamento, nada que incomode muito.


Conexões e entradas

Do lado esquerdo temos uma trava Security Lock, uma conexão RJ-45, uma USB-C, uma conexão HDMI, uma USB-A 3.0 e um leitor de cartão SD.

Do lado direito temos um combo jack (microfone + fone de ouvido), duas conexões USB 2.0, dois leds que indicam notebook ligado e carregando, e uma conexão de energia.

A entrada USB 3.0 é energizada, o que significa que você pode utilizar ela mesmo quando o notebook está desligado para carregar qualquer outro dispositivo.

Em termos de conectividade sem fio, temos conexão Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 802.11ac.


Áudio

Essa máquina possui dois alto-falantes com a tecnologia TrueHarmony, um software que otimiza a definição dos sons da Acer. Por possuir uma caixa acústica um pouco maior, temos uma boa reprodução de graves, médios e agudos.

O volume é alto e bem definido, dando uma ótima experiência pra quem gosta de jogar, ouvir música e assistir séries aproveitando o máximo da experiência sonora que essas mídias podem proporcionar.


Configurações gerais

Essa máquina com código final 52-54AM vem com 8 GB de RAM DDR4 (2666 MHz), processador i5-8300H com clock base de 2,3 GHz, boost em 4,0 GHz e 8 MB de Cache, SSD de 128 GB com o sistema operacional Windows Home e 1 TB de HD de 5400 RPM.

A placa dedicada desse modelo é a GTX 1050 com 4 GB de VRAM GDDR5, da arquitetura Pascal. Esperávamos que a Acer, assim como fez a Dell nos aparelhos da família G3, já introduzisse nesses modelos intermediários pelo menos as GTX 1650 e 1660, lançadas esse ano. Mas, como o foco é custo-benefício, foram mantidas as clássicas GTX 1050.

Apesar da GTX 1050 já ter uns 4 anos de vida desde seu lançamento, ela ainda aguenta firme e forte jogos competitivos bem como jogos mais focados em campanha. Pra provar isso, fizemos vários testes com jogos clássicos e lançamentos.

Upgrades

O Acer Nitro 52-54AM possui tampas na parte inferior de fácil acesso aos HDs e memórias, possibilitando que você tenha acesso rápido para a instalação ou troca de qualquer um dos componentes.

Esse modelo já vem com um SSD do tipo SATA III instalado na entrada M.2, mas você pode substituir, se quiser, por um modelo NVMe. Também possui mais um slot para instalação de mais um pente de RAM, com capacidade máxima de até 32 GB em dual-channel.

Clock boost limitado pela Acer

Apesar do Nitro 5 AN515-52-54AM ser um notebook relativamente grande, o que supostamente traria uma melhor refrigeração, a Acer limitou o clock do i5-8300H para não subir ao máximo, visando evitar superaquecimento.

Quando o processador sobe acima de 80°C, o que acontece na absoluta maioria dos jogos, ele não consegue ultrapassar a linha dos 3,8 GHz, o que implica em um não aproveitamento da performance total dos 4,0 GHz que poderiam ser alcançados.

Análises de outros canais, como Dan Ferreira, apontaram que o mesmo ocorre com a versão i7-8750H.

O Nitro 5 continua sendo um ótimo custo-benefício, mas se você quer tirar o potencial máximo do processador, infelizmente não vai ser com esse modelo que você vai conseguir.


Especificações Acer Nitro 5 AN515-52-54AM (2019)

  • Acer Aspire Nitro 5 – Lançamento 2019 – Código de Barras EAN 4710180460162
  • PROCESSADOR Intel Core i5-8300H de 8ª geração (até 4.00 GHz) 8 MB de Cache
  • PLACA DE VÍDEO dedicada NVIDIA GeForce GTX 1050 com 4 GB gDDR5 VRAM
  • MEMÓRIA RAM 8 GB DDR4 (8 GB + slot vazio) Expansível até 32 GB
  • ARMAZENAMENTO SSD 128 GB SATA M.2 2280 + HD 1 TB SATA III (6 GB/s) – 5.400 RPM
  • TELA 15.6” Full HD IPS (1920 x 1080p) antirreflexo – 60 Hz – 220nits
  • Teclado Retroiluminado português do Brasil ABNT 2 em luz vermelha e teclado numérico dedicado | Touchpad: multi-gestual
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home
  • Portas e conexões: 1x Ethernet (RJ-45) | 1x USB-C (USB 3.1 tipo-C Gen 1) | 1x HDMI 2.0 | 1x USB 3.0 energizada | 1x Leitor de cartão SD / SDXC | 2x USB 2.0 – Trava Kensington
  • Áudio: Dois microfones digitais | Dois alto-falantes estéreo | Tecnologia Dolby Audio Premium | Tecnologia Acer TrueHarmony Plus
  • Webcam: Resolução de 1280 x 720, suporte para gravações de vídeo com áudio em 720p e tecnologia SHDR (Super High Dynamic Range)
  • Comunicação: Wireless (Wi-Fi): Intel Wireless-AC 9560 2X2 | Bluetooth 5.0 | Rede com fio Gigabit Ethernet RJ45 com suporte a Wake-on-LAN ready
  • Bateria de 4 células (Li-íon) – 48 Wh, 3220 mAh, 15.2 V | até 7 horas (segundo fabricante – depende das condições de uso).
  • Dimensões: 390 (L) x 266 (P) x 26.75 (A) mm | Peso: 2,7 Kg
  • *Não possui Unidade Ótica (Gravador de CD/DVD)

Desempenho em jogos

Apesar da GTX 1050 já estar no mercado há um bom tempo, ela ainda é uma placa muito presente nos notebooks gamers de entrada e, aliada ao i5-8300H, ainda consegue empurrar com boas taxas a maioria dos jogos.

Todos os testes abaixo foram feitos com a resolução Full HD.

GTA V

GTA V (Grand Theft Auto) roda nessa placa de vídeo?

Média de 60 fps na qualidade alta com mínima de 50 fps. Naturalmente, as GeForce demonstram um desempenho melhor do que as placas da AMD nesse game.

Resident Evil 2

Resident Evil 2 roda nessa placa de vídeo?

Um dos games mais bem sucedidos em termos de vendas e críticas em 2019, o remake do clássico Resident Evil 2 não poderia faltar em nossa lista. Para conseguir uma taxa de frames aceitável tivemos que desligar ou deixar no baixo a maioria dos filtros de textura e luz, sendo possível alcalçar 60 fps, mas com algumas quedas de até 40 fps em momentos de troca de cenários. Para um lançamento, está de bom tamanho.

League of Legends

League of Legends (LoL) roda nessa placa de vídeo?

O MOBA mais querido do público juvenil ficou na média de 150 fps no médio e teve mínima de 130 fps. Se você é um jogador entusiasta, pode baixar a configuração para chegar a casa dos 200 fps.

Shadow of the Tomb Raider

Shadow of the Tomb Raider roda nessa placa de vídeo?

O desempenho no gráfico médio nesse jogo, que é considerado um dos lançamento mais pesados dos últimos anos, fica na casa dos 25 a 30 fps. Se você quiser subir a uma média de 40 fps, recomendamos jogar no baixo.

Counter Strike: Global Offensive

Counter Strike Global Offensive (CS:GO) roda nessa placa de vídeo?

O clássico competitivo CS:GO ficou na casa dos 130 fps na máxima, média de 100 e mínima de 90 fps estáveis, o que é um bom resultado se você quer jogar para se divertir, não é um profissional mas gosta de jogar a uma taxa um pouco acima da média.

Apex Legends

Apex Legends roda nessa placa de vídeo?

Teve uma máxima de 80 fps, média de 60 e mínima de 30 fps em raros momentos com tudo no baixo. Como estamos falando de um e-sport atual, que exige um pouco mais da placa de vídeo, a GTX 1050 pra sua idade até que lidou bem com o game.

Fortnite

Fortnite roda nessa placa de vídeo?

O aclamado Fortnite, agora na Season 2, ficou a uma taxa de 60 fps estáveis na maior parte de nossos testes na configuração média. Se você quer melhorar a taxa de frames, vai ter que deixar tudo no baixo para alcançar 80 fps.


Benchmarks

Fizemos alguns testes sintéticos para ter uma ideia de qual o desempenho desta máquina com tarefas mais pesadas como renderização 3D ou edição de vídeos e imagens. Veja os resultados:

Cinebench R15

  • GPU: 90 fps
  • CPU Multi-core: 748 cb
  • CPU Single-Core: 165 cb

Heaven Benchmark Full HD High

  • FPS: 54.9
  • Score: 1382
  • Min FPS: 8.2
  • Max FPS: 123.4

GeekBench 4

Render BMW (Blender)

  • Tempo CPU: 09:37:40 min
  • Tempo GPU: 11:12:10 min

Bateria

Possui uma bateria de 48 Wh com 4 células e uma fonte de alimentação bivolt de 135 W. A Acer afirma que a duração máxima da bateria vai até 7 horas mas, obviamente, essa estimativa está bem além dos resultados.

Usando para navegar, editar textos e ouvir músicas, obtivemos os seguintes resultados, seguindo as configurações do programa Nitro Sense que ajuda a otimizar o uso:

  • Poupando energia (com brilho em 25%): 5 horas e 40 minutos
  • Equilibrado (otimização Acer com brilho em 50%): 3 horas e 30 minutos
  • Desempenho elevado (com 100% de brilho): 2 horas e 10 minutos

É preciso levar em conta que, tanto o processador quanto a placa dedicada, por serem modelos focados em desempenho, consomem mais bateria e de forma mais rápida. Não recomendamos jogar fora da tomada, pois além da bateria esgotar rapidamente, haverá perda de desempenho.


Conclusão

O Nitro 5 52-54AM é um notebook recomendado para gamers que querem jogar casualmente jogos de campanha um pouco mais pesados e para quem gosta de jogos competitivos mais leves, como CS:GO e League of Legends.

Sendo um dos modelos gamers mais baratos do mercado atualmente, deve se levar em conta a questão do custo-benefício.

Confira um resumos dos pontos positivos e negativos:

Positivo

  • Acabamento resistente
  • Processador série H
  • Tela Full HD IPS
  • SSD de fábrica
  • Teclado retroiluminado

Negativo

  • Apenas 8 GB de RAM
  • Clock boost “travado”
  • Bordas da tela muito grossas
  • Poderia ter uma GTX mais atual
  • Aquece um pouco

A atualização do processador para a 8ª geração ajudou a melhorar o desempenho em alguns jogos, mas sentimos falta da atualização para as novas GPU Turing da NVIDIA, GTX 1650 e 1660. Faltou um pouquinho de coragem da Acer para inovar no quesito placa de vídeo e acabamento, mas isso não faz com que a linha Nitro 5 seja ruim de maneira alguma.

Torcemos para que se torne cada vez mais popular a implementação de SSDs de fábrica junto aos notebooks sem custos adicionais, pois isso é um fator que melhora, (e muito!) a produtividade no dia a dia.

Bom, é isso pessoal. Quem quiser acompanhar mais reviews e lançamentos, não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube, acompanhe as promoções nos grupos de Whatsapp e Telegram e siga a gente também no Instagram. Abraços.


ATENÇÃO: Este modelo de notebook já saiu de linha. Para informações atualizadas de aparelhos da família Nitro 5 confira este link.