Recarregar com água: Futuro das baterias de Notebook que está por vir

Promessas e esperanças de baterias com melhores desempenho já vem de longa data.
Nos notebooks e ultrabooks, que além de impactarem muito no tamanho, também influenciam no peso e design do equipamento.

Um novo anúncio de tecnologia parece muito promissor nesta área tem como objetivo aposentar os populares componentes de íon-lítio que são atualmente o padrão mais utilizado nas baterias de equipamentos portáteis. O novo projeto da Fuji Pigment é tornar baterias de ar-alumínio “recarregáveis”com água.

Como a bateria a base de água funciona?

Apesar de já existirem algumas tecnologias e estudos baseados em baterias a base de água e metal-ar e alumínio-ar, onde alguns modelo inclusive, chegam a liberar gás hidrogênio. Porém alguns problemas o assombram e o tema é um pouco técnico:

Um dos pontos que este tipo de tecnologia tem complicações, é na rápida degradação de seu material base, o ânodo!
O projeto da Fuji Pigment pretende otimizar a tecnologia por meio dos estudos do físico Ryohei Mori, que propõe melhorias na performance e extensão da vida útil dos componentes.

Breve explicação:

Baterias de alumínio-ar podem ser entendidas como células primárias que precisam ser recarregadas de formas não tradicionais. O ânodo do alumínio produz alumínio hidratado como produto a partir de seu contato com o oxigênio – este material pode ser reciclado e usado para a criação de um novo ânodo, o que justifica a “natureza recarregável” da bateria.

bateria de notebook dicas e novidades 2015

O futuro das baterias de Notebook e ultrabook

De acordo com os cientistas japoneses, bastaria encher a estrutura desta bateria com “água comum” para que a recarga fosse feita.

Protótipos desenvolvidos pelos pesquisadores chegaram a 0,7-0,8 V de tensão, 400-800 mAh de intensidade de corrente por célula (10 x 10 cm) – a duração da bateria pode chegar a 14 dias. Um ponto importante é que este material base, o ânodo de alumínio teria de ser periodicamente trocado; não se sabe, porém, com que frequência a substituição seria feita. O alumínio é um metal barato e a estrutura do componente é relativamente simples.

quero calibarar a bateria do notebok para deixar funcionando ok

Ainda não há muitas novidades sobre as pesquisas, mas a previsão é que a tecnologia chega ao mercado nos próximos 3 anos ou mais. Ainda não veremos nossos notebooks a base de água tão cedo.

Mas para ficar mais animado com o futuro das tecnologias de recarregáveis através de água, é importante saber que baterias de alumínio-ar são usadas por equipamento militares já há algum tempo.

 

Fontes: Tecmundo, Extremetech e PR Newswire

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *