Qual o melhor processador de Notebook para comprar? Core i3, i5 ou i7?

Estreando a ajuda de nosso novo colaborador, vamos responder algumas dúvidas bem comuns para quem está prestes comprar um equipamento novo.
A questão desta vez é:

Vou comprar um notebook, mas qual processador eu devo comprar? Qual escolher? Core i3, i5 ou i7? Qual é mais rápido?

Isto é uma grande questão para explicar! Existem vários fatores para determinar qual é o vencedor e várias resposta do tipo “depende”.

Antes de mais nada, este artigo é voltado para os leigos, então não entraremos em grandes detalhes, nem usaremos termos muito técnicos aqui.

competição entre series de processador melhor

Vamos tratar dos processadores Intel CORE, e em breve teremos um post especifico para os processadores das gerações mais simples Intel Dual Core, Celeron e da marca AMD.

Quando ouvimos na internet ou vamos a uma loja, normalmente o vendedor que quer nos empurrar aquele mais caro e diz:

Compre um notebook core i7 que é muito melhor, o i3 é fraco.

Esta afirmação é verdadeira em partes, porém nem sempre deve ser levada em conta.

Se você é um usuário comum, igual a eu, que não utiliza nenhum programa muito pesado, o que acontece é o contrário:

O processador Core i3 é melhor que o i7?

Sim, dependendo do seu modelo, e da sua finalidade.

core i5 e core i7 comparados do notebook

Esclarecendo com exemplos:

Selecionamos 1 modelo de cada categoria de processadores da família Intel CORE (lembrando que existem outras opções no mercado, mais fortes, ou mais fracas, aqui é só para)

Confira o comparativo com as principais especificações de cada um dos processadores escolhidos para o confronto:

Modelo do processador i3-4130 i5-4340M i7-4510U
Número de núcleos 2 2 2
Nº de threads 4 4 4
Velocidade do relógio 3.4 GHz 2.9 GHz 2 GHz
Cache 3 MB Intel®
Smart Cache
3 MB Intel®
Smart Cache
4 MB Intel®
Smart Cache
TDP máximo 54 W 37 W 15 W
Frequência turbo max
(intel Turbo Boost)
 -não tem- 3.6 GHz 3.1 GHz
Gráficos do processador  Intel® HD
graphics 4400
Intel® HD
Graphics 4600
Intel® HD
Graphics 4400
Frequência da base gráfica 350 MHz 400 MHz 200 MHz
Máxima frequência dinâmica da placa gráfica 1.15 GHz 1.25 GHz 1.1 GHz

 

Explicando cada parte do processador

Vamos explicar o que cada uma destas partes quer dizer, e o que cada uma delas fará para nós, usuários comuns.

Número de Núcleos do processador

Cada núcleo do computador é como se fosse um processador individual. Cada núcleo executa uma atividade de cada vez. Quanto mais núcleos um processador tem, mais atividades simultâneas ele executa. Se você é um usuário que gosta de executar diversos aplicativos simultaneamente, a melhor escolha é um processador com mais núcleos.

Peguei esse exemplo de propósito, pois nem sempre um i7 vai ter mais núcleos que um i3. Logo neste quesito temos um empate.

O que são Threads ?

Os “Threads” são a quantidade de tarefas simultâneas que cada núcleo consegue fazer, neste caso, cada núcleo consegue executar 2 atividades simultâneas, totalizando 4 threads cada um.

por dentro de um processador intel

Velocidade do Relógio faz o que no processador?

Também conhecido como Clock, este indica a velocidade do processador. Quanto maior o Clock, maior a velocidade do processador (capacidade de trabalhar mais rápido). Ele trabalha também em conjunto com a memória Cache, logo esses dois são os principais indicadores do quão rápido será o seu processador.

Um processador mais rápido irá executar um jogo melhor, ou irá abrir um determinado aplicativo mais rápido. Podemos observar neste comparativo, que o Core i3 ganha dos seus irmãos mais velhos, mesmo sendo um processador considerado “inferior”.

O que significa TDP Máximo

Uma maior velocidade (Clock), executa tarefas mais rapidamente, porém tudo tem seu custo, e neste caso custa um maior consumo de energia. Logo, o i3, é uma opção energética não tão interessante, ele consome muito mais rápido a sua bateria. Vale lembrar que nem todos os aplicativos são pesados o suficiente para exigir tanta capacidade de processamento.

Muitas das vezes podemos preferir uma maior autonomia de bateria, quando a sua prioridade é o uso de editores de texto ou planilhas, do que querer jogar um jogo mais pesado, acabando com a bateria rapidamente. Neste caso, o i7 comparado é muito melhor que o i3:  (15W contra 54W de consumo)

Para que serve Frequência Turbo Max. (intel Turbo Boost ) ?

Esta é uma tecnologia que apenas o i5 e o i7 possuem, onde em alguns momentos ele eleva a frequência do processador para executar uma atividade mais pesadas. Neste exemplo do quadro acima, o vitorioso é o i5, chegando aos 3.6 GHz (uma frequência mais alta até que o i3).

processador instalado em um notebook

Processador Gráfico integrado

Por último, observamos que cada um deles tem a sua Placa de Vídeo compartilhada. Ou seja, cada um tem uma diferente capacidade de gerir vídeos. Neste comparativo, mais um ponto para o i5 do nosso exemplo, que tem maior capacidade de processamento.

E a geração?

Quase todo ano a Intel lança uma nova geração, que são atualizações e melhorias dos modelos. Então vale sim considerar a versão e a geração dos modelos, quanto mais novo, a tendência é ser mais econômico e um pouco mais rápido, seja na parte de processamento ou no co-processador interno de vídeo.

Atualmente estamos na 7ª geração, mas ainda são poucos no mercado brasileiro. A primeiro número do código demonstra qual é a versão/geração.

evolução dos seles geração de processador intel core

Afinal, qual deles é o melhor?

Resposta: Depende. (é isso mesmo)

  • Se Você busca um notebook para atividades multitarefa, aliado a uma boa duração de baterias, e não se importa muito com velocidade ou em rodar programas pesados ou jogos? Escolha o i7.
  • Se você fizer um comparativo completo verá que ele é superior ao i3 e i5 em outros quesitos.
  • Você quer um Processador equilibrado entre consumo de energia, multitarefas, mas eventualmente joga ou roda programas mais pesados, vá de i5.
  • Agora se você não quer gastar muito dinheiro, e dificilmente usa o seu computador longe de uma fonte de energia, o seu i3 não perderá em nada para essas outras duas opções.

Lembrem-se que não estou aqui para dizer qual é melhor ou pior, sim para fazer que você levantar questões sobre o seu uso no dia a dia, para comprar o computador ideal, tanto para o seu dia a dia, como para o seu bolso.


Leia também:

Como saber qual processador é melhor no notebook (dica de ferramenta online que te ajuda a fazer comparativos entre modelos)

 

Por Fernando Pionteke
Técnico em Informática e entusiasta de novas tecnologias

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Antônio Justino disse:

    Laptoper, estou vendo um notebook dell, core i5, processador de 1.8 ghz com o turbo boost fica 2.6 ghz, 4gb ram, 1 TB de HD. Nunca ouvi falar do turbo boost, só andei dando uma pesquisada nesses últimos dias. E vi aqui uma da melhores explicações, só que mesmo assim gostaria de saber sua opinião. A diferença é grande entre esse notebook com o processador de 1.8 ghz e o turbo boost, ou um notebook com as “mesmas” configurações, só que com o processador de 2.6 ghz e sem turbo boost? No caso o de 2.6 ghz, é o lenovo G400S. Eu gostei do dell, mas, não sei muito se o turbo boost vai funcionar bem.

    • Laptoper disse:

      Olá Antônio,
      A função “Turbo” acaba sendo automática, no uso não dá pra perceber se ele está ativo ou não, ele faz o controle para achar a melhor forma de trabalho, para aproveitar o máximo sem superaquecer.
      Quanto ao comparativo dos processadores da Dell e Lenovo, o ideal é avaliar pelo código do modelo exato.
      No Lenovo G400s é importante saber qual versão de processador está referenciando, mas pelo que vimos pode ser o Intel Core i5-3230M que tem velocidade de 2.6 GHz e tem seu Turbo boost (ou max) com 3.2 GHz que é bem mais interessante.

      Confirme os modelos e confira este post que fizemos que vai te ajudar: Como saber qual processador é melhor no notebook

  2. Lucas Ivan disse:

    Para que serve Frequência Turbo Max. ?
    Na verdade é “Turbo boost” Ok!

  1. agosto 13, 2014

    […] nosso último comparativo de processadores, falamos sobre qual eram os melhores modelos da Intel aqui neste link para escolher quando for comprar seu […]

  2. setembro 22, 2014

    […] como o processador tem a sua velocidade (CLOCK) que já explicamos em alguns posts anteriores sobre processador aqui a memória RAM também […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *