Novidades da Samsung: Galaxy Chromebook 2 com QLED, CSD e notebooks OLED | CES 2021

CES 2021 Samsung novidades Galaxy Chromebook 2 CSD MicroLED

Os lançamentos da Samsung na CES 2021 mostraram que a empresa está interessada em oferecer um “melhor normal para todos”. Dentre uma novidade e outra, a companhia apostou em seu compromisso de conectar todos os dispositivos da casa através da internet das coisas (IoT), tornando o ambiente doméstico muito mais versátil, prático e moderno.

A Samsung aprimorou as experiências vividas em casa com produtos como: Samsung MicroLED de 110 polegadas, Lifestyle TV e Samsung Health. Ainda às vésperas do evento, a fabricante anunciou o Samsung Galaxy Chromebook 2 com tela QLED.

Na categoria de notebooks ainda estamos na expectativa para o anúncio de vários novos modelos com tela OLED.


Galaxy Chromebook 2 com tela QLED

É o notebook 2 em 1 da Samsung e o primeiro aparelho com o sistema Chrome OS, do Google, que traz a tela com a tecnologia QLED, que possui uma camada de nanocristais quânticos que retransmitem a luz recebida pelos LEDS, aumentando o brilho e a intensidade das cores exibidas.

Apesar de não fazer sucesso no mercado brasileiro, os Chromebooks registraram boas vendas nos Estados Unidos, onde desbancaram a Apple no segmento educacional. E isso não foi esquecido pela Samsung, que destacou o uso do novo notebook também para o trabalho remoto.

Para o modo tablet, o notebook é compatível com as canetas do padrão USI (Universal Stylus Initiative), com suporte a 4.096 níveis de pressão. Como um destaque a parte, as reuniões virtuais contam com câmera HD, além do sistema de amplificação de áudio Smart AMP.

Com o sistema ChromeOS, a fabricante propõe a integração com os serviços do Google, tais como: Google Drive, Meet e a assistente virtual. Além disso, o Chromebook possui acesso à loja de aplicativos Play Store, com diversos apps compatíveis com o sistema Android.

Anunciado ainda às vésperas da feira CES 2021, o Chromebook 2 não tem previsão de lançamento, porém deve chegar às lojas em duas opções de cores: o vermelho “Fiesta Red” e também o cinza “Mercury Gray”.


Samsung deve anunciar diversos notebooks com tela OLED

A Samsung anunciou recentemente o início da produção em massa de telas OLED voltadas para notebooks e, segundo algumas informações, pode apresentar uma série de novas máquinas, bastante provável que ainda na CES 2021. Os aparelhos possuem entre 13,3 polegadas e 16 polegadas e devem ter resolução padrão, sempre em Full HD (1080p).

Essa padronização na resolução de tela, sem oferecer opções 4K, seria uma tentativa de diminuir os custos dos painéis e, consequentemente, alcançar um público consumidor maior, com preços mais acessíveis.

As telas OLED são atualmente a maior tecnologia em cores e imagens disponível no mercado. Diferentemente das telas LED comuns, o OLED não possui um sistema de iluminação por LED atrás da tela conhecido por backlight. Ao contrário, ele utiliza uma camada de semicondutores orgânicos onde cada pixel emite sua luz própria e pode se apagar completamente de acordo com a imagem que está sendo exibida na tela.

Nas telas OLED a cor preta fica praticamente perfeita (isso não ocorre na tecnologia LED), além do contraste ser “infinito” e garantir brilho mais forte e cores muito vibrantes.

A Samsung informou que esses painéis OLED oferecem taxas de resposta até 10x mais altas do que a tela LCD de notebook, além de uma cobertura de cores impressionante de 120% DCI-P3 e brilho mínimo de pixel de apenas 0,0005 nits.


CSD (Smart SSD) está na lista de Innovation Awards

A Samsung fez uma parceria com a empresa Xilinx para projetar o CSD, que nada mais é que o primeiro SSD equipado com um microprocessador. Graças à sua capacidade computacional, serve de suporte para outros componentes, processando parte dos dados normalmente atribuídos à CPU e GPU, o que tem por efeito aumentar significativamente o desempenho do computador.

Também chamado de “SmartSSD”, a sigla CSD significa “Computation Storage Device“.

A Samsung desenvolveu uma série de aplicações para o seu novo dispositivo de armazenamento, que vão desde codificação de vídeo até programação de inteligência artificial, e isso pode levar a empresa a revolucionar a arquitetura dos computadores. Por isso, nada mais justa a nomeação do CSD como uma das maiores inovações do mundo da tecnologia.

O CSD ainda é voltado exclusivamente ao mercado corporativo, principalmente grandes datacenters.


Notebook Plus2 vão substituir os atuais Samsung Book?

Ainda no final do ano passado, bem antes da CES 2021, a Samsung divulgou um vídeo de um unboxing oficial dos novos modelos Notebook Plus2, que parecem ser os substitutos dos atuais Samsung Book lançados em 2020 aqui no Brasil. A carcaça parece ser idêntica, mas existem atualizações consideráveis no hardware, que passa a contar com os processadores Intel Tiger Lake de 11ª geração e opções com a placa de vídeo NVIDIA GeForce MX450, bem superior às atuais MX110.

As tampas de fácil acesso para memória RAM e HD/SSD de 2,5 polegadas continuam presentes na parte inferior do equipamento.

Ainda não existe previsão de chegada ao Brasil, e ainda é possível que por aqui o nome da família seja diferente, talvez “Book2” apenas? Resta aguardar e torcer para que todos venham com tela Full HD e SSD de fábrica.


Televisor Samsung MicroLED de 110 polegadas

A Samsung anunciou antes e durante o primeiro dia da CES 2021 a sua nova TV com tecnologia OLED para fazer frente aos seus concorrentes, especialmente a LG. A TV MicroLED com 110 polegadas e bordas extremamente finas garante oferecer 100% de cores na escala sRGB.

Um outro destaque desse televisor está em seu sistema de “multi telas”. O usuário pode assistir até 4 programações simultâneas.

O televisor tem sua comercialização confirmada já para esse primeiro semestre de 2021. Ao menos na Coreia do Sul e outros pontos do hemisfério norte.

Para o mercado brasileiro nada confirmado, nem datas e nem valores. Por aqui, como de costume, vamos ter que aguardar.


Lifestyle TV: os televisores “diferentões” da Samsung

Essa linha de TVs da Samsung se destaca especialmente por funcionalidades especiais, por exemplo, telas giratórias que permitem assistir na vertical. A linha Lifestyle TV possui design único, que confere a ideia de uma obra de arte, como um quadro com molduras e espessuras finas. Também é a linha da fabricante Coreana em que a tecnologia presente é o QLED.

Na CES 2021 a fabricante anunciou a atualização da linha Lifestyle nos modelos e versões conhecidos por: The Frame, The Sero, The Serif, The Terrace e The Premiere.

  • The Frame é a TV composta por um banco de imagens contendo fotos e pinturas selecionados por profissionais do mundo todo para serem exibidos quando a TV estiver desligada. Isso mesmo;
  • The Sero é a TV com tela giratória. Na interação entre TV e smartphones Samsung, a tela da TV pode girar sozinha para espelhar a tela do celular. A resolução é 4K UHD;
  • The Serif é a TV que se destaca pelo seu design nada convencional com resolução 4K UHD;
  • The Terrace é a TV para as áreas externas, por essa razão, é a prova de água, poeira e também luz solar. Possui resolução 4K UHD HDR;
  • The Premiere na realidade se trata de um projetor a laser com qualidade 4K de resolução.


Mais novidades da Samsung

O Samsung Health Smart Trainer é a ideia da fabricante em facilitar os exercícios físicos dentro de casa com tecnologia e informação. A TV apresenta treinos específicos e pode servir como uma espécie de “personal trainer digital”. A tecnologia oferece um relatório com as descrições das atividades, tempo, desempenho e até mesmo postura. É o que promete. Será que essa tecnologia vai substituir a ida até as academias?

Além desses novos produtos, a fabricante ainda em sua proposta de deixar o ambiente doméstico completamente conectado e pronto para o século 21, apresentou sua linha de robôs com IA para tarefas domésticas, como o JetBot 90 AI+, que é um aspirador inteligente; Samsung Bot Care que é uma espécie de robô assistente que pode aprender sua agenda e hábitos e assim enviar lembretes e recados para otimizar sua rotina; e também o Samsung Bot Hand que vai auxiliar em algumas atividades domésticas, como colocar a louça pra lavar.


Notebooks Samsung já encontrados no Brasil

As feiras de eletrônicos CES (Consumer Electronics Show) são realizadas anualmente e deixam todos os consumidores ansiosos pelas novidades, mas sabemos que os notebooks apresentados demoram muito para chegar ao Brasil (isso quando chegam!). Então, para quem tem pressa, o jeito é analisar as ofertas já disponíveis no mercado nacional.

logotipo Samsung

VER NOTEBOOKS SAMSUNG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *