Notícias do novo processador de Notebook AMD Carrizo HSA em 2015

A fabricante de processadores AMD resolveu mostrar mais detalhes do seu novo projeto de processadores voltados para notebooks e portáteis.

Parece que a brinca com a Intel vai ficar melhor, e teremos uma boa segunda opção no mercado, possivelmente já em 2015.

A nova série de chips com o nome de Carrizo consiste basicamente de APUs que prometem alto desempenho aliado ao baixo consumo de energia. Ou seja, baterias durando muito mais!

Notícias do novo processador de Notebook AMD Carrizo HSA em 2015

Detalhes do novo processador de Notebook AMD Carrizo HSA

De acordo com o documento oficial liberado pela AMD, algumas das principais novidades dos chips Carrizo são:

  • MENOR: 29% mais transistores em chips com núcleos que têm quase o mesmo tamanho dos Kaveri;
  • MENOS ENERGIA: Novos núcleos Excavator x86 oferecem mais instruções-por-clock usando 40% menos energia, (grande economia);
  • GRÁFICOS: Novos núcleos de processamento de vídeo Radeon com fornecimento de energia dedicado;
  • VÍDEOS: Decodificação de vídeos H.265 dedicada direto no chip;
  • BATERIA: Desempenho e tempo de bateria melhorados em dois dígitos (opa!);
  • Southbridge integrado pela primeira vez em uma APU de alta performance da AMD.

Veja os Slides do documento oficial disponibilizado:


 

Baterias durando mais com a economia de energia!

Para batalhar com a Intel  a estratégia foi focar em um benefício, e a escolha da AMD foi a economia de energia!

Esta nova linha Carrizo fabricada com nanotecnologia de 28 nm traz uma série de tecnologias voltadas ao controle de tensão. Os novos componentes se adaptam rapidamente as condições de operação da CPU e da GPU e regulam a voltagem para que o processador use somente o necessário e nunca desperdice energia. Isto é controlado com uma precisão de bilionésimos de segundos!

Isso pode gerar uma economia de 10% na GPU e de até 19% na CPU. Outra novidade aqui é a AVFS (Adaptive Voltage and Frequency Scaling), que serve para regular controlar tensão e frequência simultaneamente de acordo com as necessidades. Com essa tecnologia, as APUs da AMD conseguem economizar mais 30% de energia sem sacrificar o desempenho.

Tudo isso gera uma maior autonomia de bateria!

 

chip carrizo da amd em breve nos notebooks 2015

 

Melhorias também na parte HSA e gráfica do processador

A fabricante promete uma redução de 20% no consumo (se comparado à série anterior: Kaveri) de energia e o mesmo desempenho com a mesma frequência.

O que é considerado uma grande promessa da AMD finalmente será cumprida com a geração Carrizo. Com o aumento na quantidade de transistores, esta série é a primeira a atender as especificações da HSA Foundation, ou seja, são as primeiras APUs com especificação HSA 1.0.

O que isso significa? Basicamente, que esta nova linha de chips é capaz de combinar o poder de processamento da unidade central com o chip gráfico, compartilhando recursos e entregando resultados ainda melhores com um baixo consumo de energia.

Neste novo padrão garante que tanto a CPU (unidade de processamento tradicional) quanto a GPU (unidade de processamento gráfico) acessem a memória simultaneamente, reduzido o número de operações para diversas tarefas, ficando mais rápido.

processadores da marca amd melhores para notebooks

Quem não quer maior eficiência no processamento gráfico no notebook?

 Eles garantem que estes novos chips tem decodificação nativa de vídeos com codec H.265 e
conseguem reproduzir vídeos em 4K e reduzem os requerimentos no streaming de vídeos.

Quando vou poder comprar um destes?

Não foi noticiado o lançamento oficial dos chips AMD Carrizo ao mercado, mas é previsto que eles sejam lançados em notebooks na faixa dos US$ 500 até o fim do ano, garantindo alto desempenho por um preço reduzido.

Como são equipamentos com preços que o mercado Brasileiro costuma vender bem, é provável que algum fabricante de notebooks adote esta nova tecnologia, pois promete um bom custo benefício!

 

Fontes:  AMD, WCCF TechTecmundo

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *