Notebooks Intel e AMD juntas em 2018 – Core e Radeon
Uma ótima surpresa para prevista para 2018, foi anunciada a parceria um novo módulo especial para Notebooks Intel e AMD no último dia 06 de novembro.
A nova tecnologia que promete unir a performance de seus produtos da linha Intel Core de processadores (de 8ª geração) com o desempenho gráfico das GPUs AMD Radeon.
Esta solução tem um nome grande: Embedded Multi-die Interconnected Bridge (EMIB) resume a união de duas grandes empresas que eram concorrentes, para oferecer uma solução que ocupe menos espaço nos equipamentos e tenha bom desempenho gráfico para brigar especialmente com a Nvidia.
“Trabalhamos com a equipe Radeon Technologies Group da AMD. Através dessa colaboração desenhamos um novo chip gráfico semi-personalizado, sendo um excelente exemplo de como podemos competir e trabalhar em conjunto, apresentando inovações” – disse Chris Walker, vice-presidente do CCG da Intel, na nota oficial.
União de antigos rivais para notebooks menores e melhores
De acordo com a Intel, a nova estrutura deve economizar cerca de 19 centímetros quadrados de espaço na placa-mãe. Com isso, a tendência é que as fabricantes lancem notebooks ainda menores ou aproveitem o espaço vago para melhorias na parte de bateria ou sistema de refrigeração ou até módulos 4G, por exemplo.
Exemplo de redução de espaço com a união
Pacote 3 em 1
A solução coloca no mesmo pacote um processador Intel Core (Coffee Lake), memórias HBM (comparável à gDDR5) e um chip gráfico dedicado AMD Radeon.
Alguns detalhes da parceria ainda não foram revelados. A Intel se refere à novidade como um único produto, mas parece possível que este módulo possa eventualmente ser oferecido em uma variedade de velocidades de clock.
Trata-se de um modelo de fornecimento que lembra a parceria que a companhia mantém com Sony e Microsoft para disponibilizar chips para o PlayStation 4 e o Xbox One X.
Vídeo oficial da Intel sobre o projeto de Notebooks Intel e AMD
E quando chega no Brasil?
A promessa é que a solução chegue até o primeiro trimestre, mas isso em terras gringas (Leia-se EUA) em conversíveis 2 em 1 e notebooks tradicionais. Aqui no Brasil as coisas devem demorar um pouco mais para chegar, como sempre. Pois só agora os primeiros notebooks com Intel Core 8ª Geração da Dell e ainda estão muito caros e inviáveis.
Ainda não existem fabricantes de notebooks que declararam usar este projeto no futuro, mas a expectativa é grande.
Então não espere que as versões nacionais destes Notebooks Intel e AMD estejam nas lojas tão cedo. Nossa aposta é que só no segundo semestre apareçam opções por aqui.
Via IGN PT, Adrenaline, Tecmundo e Olhar Digital
Enquanto isso veja os notebooks recomendados
Para você que não pode esperar quase um ano pra ter a novidade em mãos, sugerimos que confira as principais dica de compra de notebook atualizadas. Acesse nossa lista:
⬆Seleção dos indicados da vez!
Olaa, oq vcs acham do Notebook HP Pavilion 14-BK004LA ele custa 2.899, é um bom produto ou ele ta muito caro para as especificações? Compraria ele ou outro por esse preço? Qual me recomendaria ?
Oi, ele está um pouco caro para estas configurações.
Veja um exemplo com vídeo dedicado bem mias barato aqui – Notebook Acer Aspire 5 A515-51G-58VH
Acompanhe também nossas ultimas publicações que sempre tem recomendados com preços bacanas.