Notebooks Chrome OS permitem bloqueio remoto de equipamento furtado

A cada novidade interessante que a Google implemente no seu sistema operacional dos Notebooks Chromebook, costumamos fazer uma postagem aqui nos site, pois muitas delas são grandes tendências para o futuro dos Notebooks.

Desta vez não poderia ser diferente, pois este recurso que é muito similar ao que vemos em Smarthphones agora para o mundo dos computadores portáteis.

A nova atualização do sistema baseado na nuvem, Chrome OS visa fortalecer a segurança deste dispositivos no cenário corporativo e ambiente educacional. Agora será permitido que um usuário bloqueie seu computador remotamente caso o aparelho tenha sido perdido ou furtado.

bloqueio remoto do notebook chormebook

Mais do que simplesmente impedir que desconhecidos acessem as funções do notebook, o bloqueio do Chrome OS pode ser configurado para que o seja exibido uma mensagem personalizada com informações de contato, como nome, telefone e endereço para devolução do equipamento.

Ainda não está disponível para todos!

Vale ressaltar que esse recurso só está disponível para empresas e escolas:
O bloqueio de um laptop Chromebook só pode ser feito através do console de administração oferecido pela Google para quem usa este sistema com fins educacionais ou corporativos. Ou seja, o aluno ou empregado deve contatar o setor de TI de sua instituição ou empresa para travar a máquina perdida.

tela de bloqueio do chrome os remoto em notebook

Quem anunciou este novo recurso foi o funcionário da Google, François Beaufort, que é um dos responsáveis pelo sistema operacional da empresa.

Porém ainda não há previsão para que a atualização seja liberada ao resto dos consumidores. Esse posicionamento da empresa é compreensível, visto que o Chrome OS está fazendo um sucesso excepcional dentro de escritórios e principalmente nas salas de aula, já que Chromebooks são notebooks baratos, seguros, fáceis de usar e dotados de todas as ferramentas essenciais para estudo.

Ficamos na torcida para que venham grandes melhorias para todos que já possuem estes portáteis também no Brasil, e que estes novos recursos sejam inspiração para melhorias tanto nos Notebooks com Windows como os Macbooks com Mac OS.

 

Fontes: François Beaufort via Google+, Engadget,  ChromeReleases Tecmundo

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *