A Intel mostrou boas novidades para 2021 durante a feira CES que rolou no começo deste ano. Foram apresentadas atualizações para 4 famílias de processadores, sendo que 3 destas são voltadas para notebooks.

O principal destaque da fabricante foi a chegada dos processadores de 11ª geração para notebooks gamers e profissionais, os chamados Tiger Lake da Série H. A linha Tiger Lake já havia sido anunciada em 2020, porém apenas as versões normais, com foco em economia de energia, inclusive temos vídeo lá no nosso canal do YouTube falando disso.

Intel CES 2021 Tiger Lake Serie H apresentacao novidades familias de processadores

A principal novidade agora são os processadores de Série H, projetados exclusivamente para notebooks de alta performance, gamers e profissionais.

O foco destes novos chips é o altíssimo desempenho. Inclusive, a promessa da fabricante é de que notebooks ultrafinos, com cerca de 16 mm de espessura, também poderão ser equipados com as CPUs Tiger Lake mais potentes, abrindo possiblidades de equipamentos gamer ou de uso profissional super compactos.


Processadores Intel Série H menores e mais potentes

Os novos chips são fabricados na arquitetura de 10 nanômetros, também conhecida por SuperFin, contando ainda com o chip gráfico integrado Intel Iris Xe Graphics e suporte nativo ao Wi-Fi 6. Outras novidades são os novos padrões Thunderbolt 4 e PCI Express 4.0.

O Thunderbolt 4 vem com diversas melhorias, entregando velocidades de transferência de dados de até 40 Gbps, além de saída de vídeo e energia, tudo através de uma única conexão. Na parte de vídeo agora haverá suporte para até dois monitores externos 4K. Já o PCI Express 4.0 vai permitir o dobro de velocidade do 3.0 e abrir inúmeras possibilidades para evolução de SSDs e placas de vídeo dedicadas.

Intel CES 2021 Intel Tiger Lake 11th Serie H H35 H45 10 nanometros gamers uso profissional

Os processadores Tiger Lake de 11ª geração da Série H foram divididos em duas categorias distintas: a série H35 e a série H45. Essa definição numérica indica o TDP máximo do processador. Os chips H35 consomem até 35 W de energia, enquanto que os chips H45 chegam ao máximo de 45 W de energia. Quanto mais energia, mais potência!

A sigla TDP significa Thermal Design Power, que em tradução livre seria algo como “Energia Térmica de Projeto”, indicando a quantidade máxima de energia — medida em Watts — que o sistema de refrigeração deve dissipar.


Já chegaram os Tiger Lake focados em baixo consumo

Vale lembrar que até então a gente estava falando apenas dos Tiger Lake série H apresentados nesta CES 2021, mas a décima primeira geração já havia sido revelada no ano passado, e no Brasil inclusive já começaram a chegar os Tiger Lake mais “modestos”, aqueles com foco em eficiência energética.

Confira alguns Tiger Lake ainda disponíveis do mercado nacional

VER TODOS

Prefira sempre os notebooks com processadores Intel e AMD mais recentes e aprenda mais dicas preciosas  assistindo a este vídeo no YouTube ou deixando um comentário para nossa equipe.


vPro para uso corporativo e Celeron/Pentium para estudos

Voltando para a CES 2021, além dos Tiger Lake Serie H (TGL-H) tivemos também novidades na família vPro, que já possui 27 novos modelos de processadores voltados ao mercado corporativo. O diferencial deles está em maior desempenho e melhores soluções de segurança como o aprimoramento de detecção de ameaças com inteligência artificial.

Intel CES 2021 Intel vPro processadores mercado corporativo uso profissional

E tivemos ainda lançamentos para as famílias Pentium e Celeron, queridinhos dos brasileiros que buscam notebooks mais acessíveis. A Intel posiciona estes chips para equipamentos mais simples, voltados especialmente para estudos. Mas como não sabemos ainda quando essas novidades vPro e Pentium/Celeron chegarão ao Brasil, não vamos entrar em mais detalhes por enquanto.

Intel CES 2021 Intel Pentium Celeron mercado educacional estudos educacao escolas

E teve ainda várias novidades em processadores de desktop, sobre carros autônomos e etc. Mas, o que interessa pra gente são mesmo os Tiger Lake. Esperamos que muito em breve o mercado nacional esteja cheio deles, tanto os de série H super potentes quanto os mais “populares”.


10 notebooks com melhor custo-benefício para ficar de olho em 2023 (lista atualizada)