Notebook DDR4 ? Samsung apresenta Nova Memória padrão 20 nanômetros
Parece que o Notebook DDR4 esteja a caminho, confira as novidades sobre este assunto:
Enfim uma boa notícia para o mercado de Memórias RAM de computadores, e claro, incluindo dispositivos portáteis.
Depois de um tempo sem grandes evoluções neste recurso, a Fabricante Samsung anunciou recentemente (dia 23 de outubro 2014), que iniciou a produção em massa de um novo chip do tipo DDR4 que é feito através de uma arquitetura de 20 nanômetros.
O esperado é que tenhamos memórias RAM maiores, mais rápidas e baratas. Este projeto foca na produção de modelos de 32GB. Mas alguns especialistas estão cogitando a possibilidade de opções com até 128 GB.
Memórias RAM atualmente no mercado
Apesar de nem todos os equipamentos suportarem grandes pentes de Memória. As opções de compra para computadores e Notebooks hoje em dia está limitadas em 32 GB e possuem um preço bastante alto (pode custar US$ 500 dólares o pente) .
A velocidade mais comum comercialmente são os de frequência de 1,6 GHz (mesmo sabendo que esta velocidade já foi superada por muitas fabricantes). O objetivo do chip DDR4 produzido com a nova arquitetura vai ter um clock de 2,4 GHz, mas a tendência é que possam melhorar ainda mais. A expectativa é a de que o padrão DDR 4 opere a uma frequência máxima de até 3,2 GHz.
Outras novidades do Padrão de Memória DDR4 nos Notebooks
As melhorias destes padrão se devem o uso de uma tecnologia conhecida como TSV, que estava parada a muitos anos. A Samsung garante que está pronta para produzir os novos chips imediatamente, o que não significa que eles vão chegar ao mercado tão cedo. E os preços iniciais de novas tecnologias nem sempre são muito acessíveis.
O tamanho da peça também pode ser reduzida, ajudando na compactação de equipamentos mais leves e finos.
Outro grande ponto positivo esperado é a Economia de Energia, que é um ponto muito explorado por equipamentos portáteis e Notebooks. Ou seja, pode ser mais uma peça a ajudar a aumentar a duração das baterias do notebook.
Por enquanto ainda são notícias muito novas, sem previsão de chegada real ao mercado, mas ficamos na torcida para que elas venham equipar nossos notebook o mais breve e que os preços sejam acessíveis a todos.
Fontes: Tecmundo, Samsungtomorrow