Notebook com leitor de impressão digital no TouchPad já em 2015

Que tal desbloquear seu notebook automaticamente quando for usar, através sua impressão digital ?

Segurança por biometria e desbloqueio por impressão digital já está ficando popular nos dispositivos portáteis como Tablets e Smartphones.

Já tem coisa similar a alguns anos:
Existem alguns modelos de notebook que já possuem um equipamento especial dedicado a esta função já a alguns anos. Mas eles são meio chatos, precisam deslizar o dedo de forma correta para funcionar bem (por isso é comum ver este acessório ser esquecido por proprietários, que nunca chegam a usar).

Porém a novidade vem para facilitar e simplificar seu uso.
A ideia é implantar um a tecnologia é chamada de SecurePad diretamente no sensor biométrico TouchPad ou Trackpad (que é aquela área retangular com sensor sensível ao toque que serve de “mouse” nos notebooks).

notebook liberado apenas com impressao digital em 2015

Notebook com leitor de impressão digital em 2015

A empresa responsável pelo projeto de levar esta leitura simplificada nos notebook é a Synaptics, uma das fabricantes mais tradicionais do setor.

“O sensor é pequeno, mas faz a leitura da digital por todo o trackpad. Vários modelos serão disponibilizados e haverá até uma iluminação em LED para confirmar a identificação e permitir a autenticação em ambientes de pouca luz. – Explica a equipe responsável pela tecnologia da empresa Synaptics.

Duas formas de Segurança

A fabricante Synaptics vai oferecer duas alternativas para a tecnologia. Na primeira, a digital é armazenada no processador e codificada lá, similar ao Touch ID da Apple.
A outra faz com que o controlador do próprio sensor atue como dispositivo de segurança. Ambos usam a tecnologia de encriptação (codificação) AES-128 para guardar os dados.

segurança de notebook em uma loja

Disponível em breve

Ideal para notebook profissional, de empresas e afins, também estará disponível para o uso das linhas domésticas.
Esta tecnologia de já está finalizada e disponível para os fabricantes, e existem grandes chances de começarmos a ver estes sensores de impressão digital em prática já em 2015, nos novos modelos de Notebooks, Ultrabooks, conversíveis e outros.

 

Com tantas senhas chatas para decorar, esta é uma solução interessante para agregar segurança aos dispositivos sem criar grandes complicações. Vamos torcer para que isto não deixe os produtos mais caros, ainda mais aqui no Brasil, onde qualquer novidade sempre fica com valores muito maiores do que em outros países.

 

Fontes: Arstechnica e Tecmundo

 

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *