Notebook Chromebook com comandos de voz “OK Google” estão chegando

Alguns dispositivos do Google já contam a algum tempo com a função de comando por voz, ativada pelo comando “Ok, Google” como Android e dispositivos vestíveis como o Google Glass.

Mas esta novidade já está em fase de implementação nos laptops da família Chromebook, conhecidos como os Notebooks do Google que são bem simples e baratos.

Notebook Chromebook com comandos de voz já e realidade

O funcionamento é igual ao já visto nas outras versões da ferramenta. Basta você falar o comando “Ok, Google”, automaticamente abre uma janela de pesquisa na tela. As buscas também são feitas pela fala, e é possível receber o mesmo tipo de conteúdo já disponível no modelo de cartões do Google Now, como previsão do tempo, resultados esportivos, trânsito e outras informações.

 

notebook chromebook com suporte de voz ok google

A novidade foi revelada pelo funcionário do Google, François Beaufort em um post em sua rede social Google+ aqui

Já é possível testar no seu Chromebook!

Se você é um proprietário de um Chormebook, pode testar a versão experimental!
basta instalar a última build para desenvolvedores do Sistema Chrome OS instalado e colocar o comando “chrome://flags/#enable-hotword-hardware” (sem as aspas) em seu navegador. Na primeira vez em que você for realizar um comando de voz, será necessário “treinar” o dispositivo, passando por uma pequena e rápida configuração e ajustes.

O “Ok, Google” só será ouvido e funcionará quando o laptop estiver ligado e com a tela ativada. Quem revelou a função foi , funcionário da Google, em uma postagem .

 

Eles não são os únicos com esta ideia!

Google não é a única empresa que pretende trazer o seu assistente de sistema virtual de seu sistema operacional móvel para o seu sua linha de notebooks: já falamos sobre os vazamentos que sugerem que o Windows 10 irá incluir uma versão desktop do assistente virtual da Microsoft – Cortana, rodando em testes aqui, embora não esteja totalmente pronto para usar ainda.

 

notebook conversando com você com sistema cortana windows

Por outro lado ainda não há nenhuma palavra da Apple sobre se Siri nunca vai saltar de iOS para o o sistema Mac, mas tudo leva a crer que veremos isso em breve.

Se as pessoas vão realmente usar estes recursos ainda é dúvida, porém com tantas empresas apostando, é provável que teremos grandes melhorias, a ponto de ir ganhando novos adeptos a cada pouco.
Isso significa que em breve boa parte dos notebooks que serão lançados em 2015 poderão ter comandado por voz nativo nos sistemas!

 

Quer saber mais sobre estes notebooks do Google?

Leia mais em:  Chromebooks

 

Fontes: Tecmundo e PCWorld

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *