Fala galera, só nos computer? Na feira de eletrônicos CES 2021, que aconteceu na primeira quinzena de janeiro, a AMD apresentou sua nova linha de processadores para notebooks, os Ryzen 5000.

E olha, parece que eles vieram para agitar o mercado, pois as principais fabricantes já apresentaram diversos aparelhos com os novos chips. Confira com a gente!


Arquitetura Zen 2

Diferente dos Ryzen 4000, que utilizavam arquitetura Zen 2, agora a maioria dos novos processadores AMD Ryzen 5000 para notebooks passaram a ser desenvolvidos na arquitetura Zen 3, que já estava sendo utilizada nos chips de desktop lançados no final de 2020 com o processo de fabricação de 7 nanômetros.

AMD Ryzen 5000 CES 2021

NOTEBOOKS COM AMD

Diferenças das Series U e H

A nova linha Ryzen 5000 para notebooks, como já é de costume, continua se dividindo em duas categorias:

  • A Série U é voltada para equipamentos que exigem uma boa performance, porém mantendo a eficiência energética, sem esquentar muito e economizando bateria.
  • Já a Série H é destinada em especial para o público gamer ou para aqueles consumidores que precisam de desempenho máximo em softwares complexos, como edição de vídeo e projetos 3D.

Ao todo foram apresentados pela AMD nesta CES um total de 14 novos processadores que já estão sendo comercializados. Mal saiu do forno e já está indo direto para as lojas gringas.

 


Comparativos Ryzen vs INTEL CORE

Na apresentação foram feitos vários comparativos e, em um deles, o novo processador Ryzen 7 5800U teve seu desempenho confrontado com um Intel Core i7-1185G7.

Nos testes divulgados pela AMD o chip 5800U se saiu bem melhor em vários cenários, sendo 18% mais eficiente para criação de conteúdo digital, 44% mais rápido em codificação de vídeos e com performance 39% melhor em visualizações 3D.

Utilizando o mesmo modelo 5800U para testes de consumo de energia, foram divulgadas as autonomias máximas de 17,5 horas para uso normal e 21 horas para playback de vídeos.

Claro que esses comparativos sempre são feitos em ambientes controlados, com regras definidas pela fabricante de forma a favorecer eles. Mas, ainda assim, parecem resultados bem promissores.

NOTEBOOKS COM AMD

Entre os destaques apresentados, temos ainda os modelos de série HX, com foco em desempenho máximo para gamers exigentes. As CPUs de código HX são desbloqueadas para overclocking e possuem um TDP mais elevado, superior a 45 Watts. Para exemplificar o poder de processamento foi apresentada uma gameplay do jogo Horizon Zero Dawn rodando a mais de 100 frames por segundo em 1080p.

A empresa comparou ainda o modelo Ryzen 9 5900HX com o rival Intel Core i9-10980HK e, nos testes realizados, o chip AMD superou entre em até 35% a performance do chip Intel.


Notebook AMD Ryzen 5000 em 2021

Novos processadores Ryzen vieram para “agitar o mercado”? A AMD se esforçou muito para expandir seu portfolio em mais de 50% se comparado com aparelhos da série Ryzen 4000.

Ao todo, a expectativa é de que sejam lançados nada menos que 150 notebooks com os chips da série 5000. Isso no mercado global, com lançamentos já em fevereiro de 2021.

Em nossos outros vídeos sobre a CES 2021 já comentamos sobre algumas famílias que devem ser equipadas com Ryzen 5000, e tem muita coisa boa:

  • Da Lenovo temos os IdeaPad 5 e os notebooks da linha gamer Legion
  • A HP anunciou atualizações da família ProBook G8
  • Já a ASUS apresentou alguns novos ZenBook e também modelos das linhas gamer TUF e ROG
  • E, por fim, a Acer divulgou novos modelos Aspire 5 e Aspire 7, além de atualizações nos populares gamer Nitro 5

Notebook Acer 2021 Lançamentos Gamer Nitro, Helios, Aspire 5, Spin e monitores na CES

Dentre as grandes fabricantes, por enquanto nem a Samsung e nem a Dell anunciaram notebooks com Ryzen 5000. A Dell nós sabemos que vai apresentar novidades em breve, já a Samsung parece que fechou parceria apenas com a Intel neste primeiro semestre.

E, no mercado estrangeiro, temos ainda a MSI que também divulgou novidades com os novos chips AMD, mas a marca infelizmente só chega no Brasil através de importação.

Quer saber tudo que rolou na CES 2021?

Temos uma playlist com todos os vídeos que produzimos contando as novidades até agora.


Tem mais novidades da AMD

Já quando o assunto são as GPUs integradas, as Radeon Vega Graphics anunciadas ainda na série 4000, principalmente as Vega 6 e Vega 8, continuam fazendo parte da maioria dos chips novos. Mas, existem ainda processadores que continuam apostando na Vega 7, da geração 3000.

Novas APUs AMD Ryzen 4000 Raden RX Vega logotipo logo simbolo

NOTEBOOKS COM AMD

Sabemos que as Radeon Vega sempre foram muito elogiadas quando comparadas com as GPUs integradas mais antigas da Intel, só que agora a Intel também está cheia de GPUs novas: as Iris Xe Graphics. Então, a briga promete ser boa naqueles notebooks que não são voltados para gamers, que vêm sem uma placa de vídeo dedicada.


Voltando ao assunto, o mercado nacional ainda está recebendo os Ryzen 4000 como novidade, são poucos os aparelhos que têm estes chips por aqui.

Por isso, esperamos que muito em breve estes novos processadores AMD Ryzen 5000 estejam equipando os notebooks aqui do mercado brasileiro. Qualidade e tecnologia eles possuem de sobra, mas precisa chegar no território nacional pra gente testar pra valer.


Faça parte dos nossos grupos de ofertas de notebooks

Encontre dicas e ofertas valendo a pena:

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato