HD, SSD ou SSHD? Saiba qual é a melhor opção para o seu notebook

Uma das melhores soluções para quem quer aumentar a capacidade de armazenamento, ou melhorar a velocidade do computador é a troca do HD interno. No entanto, a mudança deve ser bem avaliada, pois há alguns critérios de compatibilidade e tamanho que devem ser analisados antes da compra.

Primeiro passo: Conheça seu computador

Há alguns modelos de computador que não permitem a substituição dos discos internos porque eles são soldados na placa-mãe. Essa solução é comum em ultrabooks e nas gerações recentes dos MacBooks da Apple.

Caso não seja possível trocar o HD, você pode utilizar outras ferramentas para guardar arquivos, como HDs externos, pendrives, cartões de memória e armazenamento na nuvem – Google Drive e Dropbox são uma das ferramentas grátis de nuvem mais famosas.

notebook com ssd hd ou SSHD pra comprar

Notebook com HD, SSD ou SSHD?

Agora que você já identificou que é possível substituir o seu HD ficou ainda mais fácil aumentar o armazenamento do seu computador. Antes de realizar a compra, avalie o quanto você está disposto a gastar e a sua necessidade.

Os HDs podem não oferecer tanta velocidade como os SSDs, no entanto eles são bem mais baratos. Enquanto um HD convencional de 500 GB custa entre 150 e 200 reais, dependendo da marca e modelo, um SSD de 128 GB, custa, em média entre 350 e 900 reais. É claro também há modelos de SSD de 500 GB que custam a partir de 980 reais.

Os Hibrídos

Há ainda os SSHDs, riscos rígidos convencionais que possuem um pequeno espaço de SSD embutido, o que os torna mais rápidos que os discos rígidos comuns. Um modelo de SSHD DE 500, com 8 GB extras em SSD, pode ser encontrado a partir de 270 reais.

Destacamos ainda que para valer o investimento é necessário saber utilizar o espaço do drive. O SSD é recomendado para rodar rodar o sistema operacional,  aplicativos, bem como arquivos acessados diariamente. Já arquivos como filmes e fotos que ocupam um espaço maior devem ser armazenados em um HD híbrido.

SSD samsung para noteobok barato

Compatibilidade

Há diferentes  especificações técnicas entre o HD, SSD e SSHD e placa-mãe do notebook. No caso do HDs, eles possuem interfaces SATA, mSATA e M.2. Enquanto nos SSDS, as conexões mais comuns são  SATA III (6 Gbps) e SATA II (3 Gbps). Assim, caso o notebook possua disco via interface SATA, ele não será compatível com um SSD M2.

Outro fator importante é o tamanho, medido em polegadas. Há modelos de  2,5 mm e 3,5 mm. O tamanho maior geralmente é utilizado em computadores de mesa, enquanto o tamanho menor é utilizado em notebook. No caso de modelos de 2,5 mm é possível utilizar um adaptador para poder utilizar o de tamanho 3,5 mm.

Gambiarras e adaptações

Vale destacar que muita gente apela para ações mais drásticas para melhorar o desempenho de um notebook mais velho, colocando dois HDs em um único notebook, ou melhor, um SSD e um HD tradicional, mas como?

Em geral os notebooks tradicionais tem pouco espaço, então algumas pessoas utilizam o local destinado ao leitor óptico de CD/DVD pra adicionar um HD extra. O que fazem é remover todo o drive de disco e apelar para duas soluções:

  • Usar um falso drive de CD/DVD que na verdade é um tipo de Dock
  • Ou usar apenas a tampa plástica do Leitor de Disco original para fechar a área. Em alguns casos apenas colam.

Confira um vídeo exemplo do drive “fake”:

 

ATENÇÃO: Lembramos que caso você tenha alguma dúvida, procure uma assistência técnica ou especialista, para que avalie detalhadamente o seu modelo.

Fonte: Techtudo, Tecmundo

O Editor

Especialista em informática e responsável pelas publicações do site relacionadas as notícias, novidades e dicas sobre o mundo dos notebooks e portáteis.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *