Como escolher um notebook bom para programação?

notebook bom para programação de sistemas

Se você deseja saber como escolher um notebook para programação com Java, PHP, C (# ou ++),  Python, Visual Estudio, SQL… Você veio ao lugar certo.

Aqui vamos ver o que você precisa lembrar na hora da compra. Preste atenção nas dicas que vamos passar. Mas lembre, cada caso é um caso.

O Notebook para programação

A escolha de um notebook que seja bom para programar, deve ser feita baseada nos requisitos de sistema da plataforma de desenvolvimento, mas também nos seus requisitos pessoais e forma de uso.

Lembrando que temos a lista de melhores do mês, basta conferir neste banner:

banner Melhor notebook 2017 para comprar brasil mês

Separamos alguns dos principais pontos para você ficar atento, veja recomendações que vão te ajudar na escolha correta:

Processador para sobrar

Apesar de algumas linguagens serem mais leves, do tipo que nem exigirem compilação(como as programações voltadas para a Web), estamos falando de um notebook para trabalho. Então é bom investir em coisa boa, afinal você vai passar muitas horas a fio no equipamento, que será seu grande parceiro diário.

A indicação é simples: Vá de  processadores Core i5 e i7 da atualidade. Atualmente a 8ª geração!

competição entre series de processador melhor


Memória RAM importa muito

É mesmo caso do acima, pode variar muito, porém vale a pena investir para sobrar. Pense em um notebook com pelo menos 8 GB ou mais de RAM, pois assim poderá instalar aplicativos pesados que exigem compilação. Outro ponto é se você gosta de muitas janelas abertas ao mesmo tempo.

A regra é sempre: quanto mais melhor. Mas lembre, também tem modelos que permitem expansão com mais “pentes” de memória.

instalar mais memória RAM notebook


Armazenamento não deve ser o problema

Tem casos que a programação é feita toda online, e códigos limpos podem caber em um simples bloco de notas. Qualquer notebook básico vem com pelo menos 500 GB de HD ou 120 GB de SDD, então acreditamos que espaço não seja o problema.

Em questão de velocidade, invista em um SSD.

Sempre tem alternativa, seja trocando o HD original por um SSD, usando adaptador Caddy no lugar da obsoleta unidade de disco (CD/DVD). Ou em modelos mais novos que suportam o SSD do tipo M2 (que são como um pente de memória). Apesar de mais caros, oferecem um desempenho superior e ajudam a economizar bateria.

Vale ressaltar que, se for necessário, sempre é possível aumentar o espaço do notebook comprando um HD externo ou pendrives “gigantes”.


estacao de tralho de notebook de programadorO cantinho ideal para “codificar”

Tamanho da tela para programar

Este fator impacta em muitos detalhes, seja no tamanho, peso e até se ele cabe na sua mochila ou pasta.

O indicado para um trabalho confortável é de pelo menos 15″ polegadas, pois é muito mais produtivo e confortável do que ficar horas olhando para uma tela pequena. Mas existem alternativas como:

Montar uma estação de trabalho é o que há

Criar um espaço onde você pode acoplar uma segunda tela de monitor, teclados e mouse pode favorecer e muito a produtividade. Um detalhe importante é a postura, que costuma ficar errada quando estamos em um notebook(olhando para baixo). Sempre existem alternativas como suportes, bases e afins.

Mesmo assim considere fortemente investir em um espaço de qualidade, seja na empresa ou em casa. Vale a pena tirar alguns reais a mais do bolso para sua “qualidade de vida”.

mesa de programador com notebookLembre: Pode ser muito mais fácil achar aquela vírgula errada no código em telas grandes.

Por este motivo a resolução é relativa, fica a seu critério avaliar opções FULL HD ou até maiores. Mas, se for melhor para transportar ou se você preferir, pode pegar um mini-notebook ao seu gosto.


Placa gráfica dedicada é necessária?

Aqui a questão é muito relativa, a maior parte dos programadores é focada em sistemas simples do tipo formulários e telas de sistemas ou janelas web. Para este detalhe os notebooks vêm com uma placa da linha Intel HD Graphics (integrada no processador) já daria conta muito bem. Ou seja, roda bem aplicativos básicos do dia a dia.

Vai rodar gráficos pesados?

Mas como você pretende usar o equipamento para aplicações mais pesadas, programações que envolvem processamento visual (Foto, vídeo ou 3D), opte por um modelo com placas de vídeo do tipo DEDICADA como NVIDA GeForce ou AMD Radeon. Ainda mais se você curtir rodar uns games nas horas vagas.


A bateria

Normalmente, uma bateria que fica por mais tempo sempre é melhor, entretanto se for usar seu notebook para programar frequentemente perto de uma tomada, você não precisa ligar muito para essa característica na hora da compra. Lembre que as baterias atuais não sofrem o problema de “viciar”.

Porém com o passar dos anos, elas vão precisar ser trocadas, pois perdem capacidade (não existe bateria que dura para sempre, ela se desgasta com o tempo).

dicas para economizar bateria do notebook 2014Mas fica tranquilo, ela deve durar pelo menos uns 3 anos. Até lá você vai querer trocar o seu equipamento inteiro.


Assistência técnica

Ter uma assistência técnica boa é importante caso precise – afinal, quando acontece um problema em equipamentos como notebooks é importante ser resolvido rapidamente e não ter que esperar um mês para tê-lo de volta arrumado.

Porém, se como você é um programador, tem uma forte tendência a conhecimentos nerds, e pode dar conta da maioria dos problemas por conta própria, não acha?


Notebooks para programador recomendados

Ainda está com dúvidas na hora de escolher um notebook para programação?

Separamos abaixo algumas dicas de modelos que estão com bom custo benefício no período, veja se ele se encaixa no seu perfil e bolso $$$.

TOP 5 Melhores notebooks Outubro 2018

Começamos sempre pelas sugestões que são a Escolha dos Editores – modelos com maior popularidade e custo benefício neste mês.

Melhores notebooks Core i7 de 2019 | Recomendados de Setembro

Qual um bom notebook para comprar? Dicas de modelos



  Laptops GAMERs 

Voltados para jogos ou uso profissional, com processadores especiais da série Intel Core HQou os novos série “H“, mais potentes que os terminados com a letra Uem seus códigos.

Melhores Notebooks para jogos pesados Agosto 2019 | TOP 5 indicados


Agora você não vai errar na hora de escolher seu notebook para programação. Compartilhe!

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

30 Resultados

  1. Leonardo disse:

    Correção* -> No parágrafo: “Armazenamento não deve ser o problema” ocorreu um erro de digitação : ” Qualquer notebook básico vem com pelo menos 500 GB de RAM”
    -> No caso seria 500GB de armazenamento em HDD ou SSD.

  2. João disse:

    Me esqueci de informar, processador do meu note Vaio é Intel Core I3.

  3. João disse:

    Oi, comprei um Vaio 1 tb de HD e 4 GB de RAM expansível para 8 GB, estou no prazo pra decidir se fico com ele ou não. Quero usar no Software “R” e Python, o que vc acha? Minha dúvida maior é quanto ao Windows, me disseram que não pode ser windows Home, confere?

    • Especialista QNC disse:

      Olá, infelizmente nossa equipe não possui conhecimento sobre esse software. O ideal seria buscar em grupos especializados do Facebook.

  4. Márcio disse:

    O que me dizem dos processadores da série U, da Intel? Por exemplo, i7 8550U? Valem a pena para desenvolver?

  5. Enzo disse:

    Alguém sabe me dizer se este notebook está bom para fazer programação nele ?
    Processador Intel Core i7 – 7700HQ 7ª geração – Quad Core 2.8 GHz – 3.8 GHz com Turbo Boost 6 MB SmartCache Chipset Intel HM175
    Memória RAM de 8 GB tipo DDR4 expansível até 32 GB (2 slots para memórias soDIMM de até 2.666 MHz)
    NVIDIA GeForce GTX 1050 com 4 GB de memória dedicada GDDR5
    Tela de 15,6” com painel IPS (In – Plane Switching), resolução Full HD.
    Disco rígido de 2.5” com capacidade de 1 TB SATA III (6 GB/s) – 5.400 RPM

    • Especialista QNC disse:

      Ele é recomendado para programação sim, valeria a pena analisar a possibilidade de instalação de um SSD e mais memoria RAM para ficar mais potente e atender a todas as suas exigência. E também analisar se ele possui os botões numéricos do lado direito (Num Lock) que pode ajudar muito na hora de programar. 😀

  6. Letícia Ricardo disse:

    O Dell Inspiron Ultrafino I15-7572-A10S (“TOP 1”) e o Acer Nitro 5 AN515-51-50U2 (“Melhor na faixa de preço”) tem a mesma faixa de preço. Para programação qual deles eu deveria escolher?

  7. Luana disse:

    Esqueça meu comentário anterior. Já conferi que sim.

  8. Luana disse:

    Nesse top 5, de outubro de 2018, todos os notebooks são bons para programar?

  9. Sarah disse:

    Vlw pela dica meu notebook celeron ta pedindo socorro rsrsrs

  10. João disse:

    SLC investimento caro da bixiga

  11. Ricardo disse:

    Alguma indicação de modelos com armazenamento SSD

  12. Ricardo disse:

    Alguma indicação de modelo que venha de fábrica com armazenamento SSD?

  13. Wesley disse:

    Vou usar o computador para programação e estou tendo muita dificuldade para encontrar modelos bons com teclado ABNT “Ç” e “(,)(;:)(/?)” como os teclados de desktop, minha espareça eram os modelos corporativos mais atualmente não encontro com esse teclados, pode me sugerir alguns modelos atuais com tela de 15″?

    • O Editor disse:

      Praticamente todos os modelos tem o teclado ABNT hoje em dia. Talvez você esteja olhando o teclado pelas imagens nos anúncios, que são de modelos gringos para serem usadas nas propagandas.

  14. Marloanny Alves Roldão disse:

    Olá, Olá boa tarde, um notebook Dell inspiron i15 5558 i7 8gb e placa de vídeo dedicada nvidia geforce 920m 4G, consegue treinar redes neurais recorrentes convolucionais?
    Redes para classificação de videos, gostaria da resposta o quanto antes, desde já agradeço

    • Laptoper disse:

      Olá, conforme respondemos em nosso Facebook, não manjamos muito desse assunto de redes neurais, mas o modelo que mandou tem um processador antigo, seria melhor pegar um mais atualizado!

  15. Filipe disse:

    Qual notebook dessa nova geração intel possui slot pcmcia? Tenho lido um cem número de especs mas não encontro um único modelo atual. Alguém?

  16. André Marques da Silva disse:

    O que você diz do Dell inspiron i14 7460 a10s?

    • Laptoper disse:

      Está entregando uma boa configuração pelo preço de mercado ultimamente.
      Como todo modelo, tem pontos fortes e fracos, o importante é tentar identificar se ele atende a sua necessidade.

  17. Renato Lara disse:

    Creio que tenha havido um erro onde se refere ao armazenamento. Deveria estar escrito ROM ao invés de RAM (quem dera 500gb de RAM ser algo comum)
    Fora isso as dicas foram muito boas e me ajudaram bastante na escolha do meu notebook

  18. Michelle disse:

    Muito bom, obrigada! Dicas excelentes!

  19. Jaqueline disse:

    Exatamente o que eu precisava!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *