Curiosidade: Notebook do Futuro pode ter bateria feita de argila

Existem milhares de estudos no mundo para deixar as baterias dos Notebooks mais duráveis, leves e claro, baratas.

Volte meia nos deparamos com notícias bacanas nesta área, muitas são muito criativas e curiosas, mas nem sempre valem a publicação aqui no site. Porém vimos uma que chamou atenção, principalmente por seu possível baixo custo e simplicidade.

Notebook do Futuro com Bateria de Argila ?

O vídeo acima demonstra esta curiosa forma de armazenar energia que recentemente foi publicado o estudo da Universidade de Drexel, nos EUA. Esta descoberta que pode mudar a forma como usamos baterias no futuro. Deixando as tradicionais baterias de íons de lítio, que atualmente são os modelos mais populares e que apresentam o melhor custo benefício e passando a usar argila como base.

 

A pesquisa é liderada por Michael Ghidiu e Maria Lukatsaya e revelou que é possível fabricar um material com as características de moldabilidade e flexibilidade da argila, além da capacidade de conduzir eletricidade.

 

notebook com bateria de argila

Argila especial, claro!

Não é qualquer argila, existe um preparo especial para chegar ao resultado.

O material orgânico foi composto por uma mistura de partículas de carbeto de titânio (como o grafeno ou molibdenita) e teve sua espessura reduzida em uma simples ferramenta de fazer massa de pastel.

Como um filme condutor, a argila pode transformar o processo da fabricação de materiais para produzir eletrodos das baterias, isso se produzida em larga escala.

“Tenha em mente que esta é a primeira geração do material que estamos testando. Nós não fizemos nada para melhorar sua capacidade e, com 900 F/cm3, ela já está mostrando uma capacitância por unidade de volume maior do que a maioria dos outros materiais”, explica Lukatskaya. “Também estamos relatando que ela não perde nada da sua capacidade depois de mais de 10 mil ciclos de carga/descarga, de modo que estamos falando aqui sobre um pedaço de argila muito especial”.

Outra grande curiosidade é que este material pode ser dissolvido como tinta e aplicado sobre qualquer superfície. Já imaginou as formas de uso possível? Que tal uma parede energizada para recarregar seus equipamentos? 😉

Fica a torcida para melhorias nas nossas queridas baterias de Notebook.

Quer saber mais? Então confira a matéria completa da Universidade de Drexel aqui (em inglês)

 

Fonte:  Tecmundo

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *