Como ligar o notebook mais rápido? Dicas para acelerar a inicialização do Windows

Atualmente a inicialização do sistema é bem mais rápida que alguns anos e gerações de sistemas atrás.
Mas se a inicialização do notebook que está lenta, talvez seja hora de analisar alguns detalhes e fazer alguns ajustes no seu Windows.

Como deixar seu notebook mais rápido? Vamos as dicas:

Desativar o hardware que não utiliza

O Hardware são as peças e componentes do notebook, e cada uma leva um tempo para ser ativada ao ligar o equipamento. Coisas como drives de unidades de disco (CD/DVD/Blu-ray), webcams, antenas bluetooth, são alguns exemplos de coisas que nem todo mundo usa o tempo todo.

A grande dica é desativar o que não usa, para poupar alguns segundos de carregamento destes na hora de ligar o equipamento.

Basta você acessar o Gerenciador de dispositivos, existem vários caminhos para achar esta janela do sistema, mas a dica mais simples é entrar: No campo de pesquisa do Windows, no menu iniciar, e digitar “Gerenciador de Dispositivos”e dar o ENTER para abrir esta central de controle dos componentes.

No Windows 8 use a janela de pesquisa em CONFIGURAÇÕES conforme exemplo:

pesquisa de gerenciador de dispositivos windows 8 notebook

Exemplo da WebCam Desabilitada com o ícone de seta que simboliza a ação.

desabilitar hardware do notebook

Para desabilitar o componente que você não utiliza, basta clicar com o botão direito sobre o item e clicar em DESATIVAR.

ATENÇÃO: Fique atento para não desabilitar coisas essenciais para o funcionamento do computador e DESBILITE apenas, NUNCA DESINSTALE, pois você provavelmente terá que habilitar manualmente algum dia.

 

Desative o início automático de programas que usa pouco.

Alguns tipos de programas ao serem instalados, passam a ser iniciados junto com o Windows e ajudam a deixar mais lento o processo de ligar.

O detalhe é que muitos deles não são obrigatórios estarem ativos nesta função e não precisam pesar o sistema se você nem usa muito. É possível desativá-los.

ATENÇÃO sempre com o que vai desativar. Fique atento!

Acesse a área de Configuração de Sistema, na Aba inicialização.

Para fazer isso o caminho mais rápido é digitar no menu iniciar a opção “msconfig” e dar o Enter para abrir.

Nesta tela existem várias abas, basta você acessar a de “inicialização” e ver todos os programas que são carregados ao ligar o notebook.

desabilitar programas inuteis do notebook windows 8

 

No Windows 8 é um pouco diferente, esta janela está no Gerenciador de Tarefas, mas a mesma dica funciona, pois ele te direciona para a mesma área.

 

inicialização de programas do windows 8 em notebook

 

Escolha os programas que não são tão úteis, ou está lá só para fazerem atualizações automáticas (que não é muito necessário, pois a grande maioria avisa da atualização quando você os abre).

ATENÇÃO para não desabilitar funções importantes como Antivírus ou do Sistema Microsoft essenciais.

Nossa dica é desativar programas como a Suíte ADOBE, Softwares de Edição que usa pouco, aqueles que você nem lembra que tinha instalado e nunca usa…. Também aqueles gerenciadores de aparelhos celulares (como Kies Samsung, iTunes e iCloud da Apple e outros) players de vídeo e outras baboseiras.

OBS:
Se não está confiante em realizar estas configurações é melhor deixar e não fazer nada.

 

 

Mantenha o Antivírus Atualizado

O antivírus ajuda a prevenir malwares que podem deixar seu equipamento mais lento, por isso deixar ele sempre atualizado e realizar varreduras frequentes vão te ajudar a garantir que não percam velocidade por estes males.

 

Desfragmentação do disco

Esta ação não afeta tão diretamente na inicialização, mas é uma dica antiga para dar uma organizada geral e dar uma pequena agilizada no disco.

Ela serve para dar uma organizada nas gravações dentro do HD, deixando os arquivos mais próximos sem espaços em branco…. Consequentemente deixando um pouco mais rápido.

desfragmetar disco do notebook windows 8

No Windows 8 a janela chama-se “Otimizar unidades” no caso de Disco.

Basta selecionar a unidade, recomendado sempre o C: e clicar no botão Otimizar.

otimizar disco do notebook windows 8

Dicas que requerem investimentos no Notebook $$

Que tal um SSD no notebook?

Se você tem uma graninha para investir no seu equipamento, a dica é trocar o velho HDD tradicional de disco magnético pela nova tecnologia de SSD, que é nada mais que um cartão de memória gigante.

Os preços ainda não são maravilhosos, estão baixando aos poucos, mas um de 128 GB já seria o suficiente por uma substituição completa.

Comprar mais memória RAM ?

Mais memória RAM é sempre uma ajuda na velocidade, ainda mais se o seu equipamento possuí menos de 4GB, que atualmente é considerado o ideal para um bom funcionamento.

É só comprar com um novo “pente” de memória RAM que seja da mesma frequência da que já existe em seu notebook e adicioná-lo.

 

Para trocar estas peças é necessário certa experiência, saber abrir o equipamento etc. Mas se não é o seu caso, um bom profissional ou assistência técnicas podem te ajudar.

 

Via: Olhar Digital e LifeHacker

 

 

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Eduardo disse:

    Opa valeu pela dica muito bem explicado meu notebook ficou otimo

  2. Eduardo M. disse:

    Fiz aqui e deu certo, meu micro ficou um pouco mais rápido mesmo.
    Valeu pelas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *