Como espelhar notebook na TV sem usar fio com Miracast | WiDi | DLNA

A dica de hoje pode ser muito útil para quem quer aprender Como espelhar notebook na TV sem usar fios e cabos.

Existem várias tecnologias disponíveis como Miracast, WiDi, DLNA, adaptadores como o Chromecast e TV BOX Android e similares.

IMPORTANTE: Sua TV precisa ser compatível com esta tecnologia. Modelos mais modernos como as 4K smart costuma estar preparadas para receber o vídeo sem fio.

No vídeo acima você confere um resuminho de como funciona e sua praticidade. Não esqueça de deixar no modelo de compartilhamento de Tela nas opções da TV, no exemplo do nosso vídeo, na TV LG é o modo Screen Share.

Uma forma fácil e prática de transmitir tudo que está na tela do seu computador para TV, incluindo o áudio. Esta tecnologia também é suportada em muitos tablets e smartphones.

DICA: A TV testada neste vídeo é do modelo Smart TV LED 49″ LG 49SJ8000 Ultra HD 4k.


Configurar Miracast no Windows 8

Seguindo o exemplo bem parecido, tem um vídeo oficial da Dell que mostra como funciona no Windows 8. Similar ao que apresentamos no nosso vídeo.

Veja o que é e como configurar a tecnologia Miracast em seu dispositivo Dell para compartilhar a sua tela com a da sua TV.

Você também pode ver mais detalhes na Ajuda oficial do Windows aqui.


O que é Miracast?

É um padrão de conexão desenvolvida pela empresa de tecnologia Wi-Fi Alliance. Ela possibilita a transferência de áudio e de vídeo entre dispositivos móveis em TVs de alta definição.

No entanto, o diferencial do Miracast é que não é preciso ter uma conexão via cabo e nem uma rede Wi-Fi. Mas como, então, funciona o Miracast? Funciona com uma conexão direta, ponto a ponto, por meio do padrão Wi-Fi Direct – que elimina o uso de um roteador.

Veja como espelhar notebook na TV com o Miracast em mais um exemplo:

Funciona em qualquer aparelho?

Conforme alertamos no início, para usar Miracast, tanto o receptor quanto o emissor de conteúdo precisam ser compatíveis com a tecnologia.

Mas ser você tem uma TV que não seja compatível, é possível utilizar adaptadores que se conectam via HDMI ou USB, recebendo o conteúdo transmitido. A grande vantagem do Miracast está no fato de ser um padrão aberto, sendo compatível com vários dispositivos, independentemente da sua marca. Além disso, vídeos em HD 1080p podem ser visualizados, bem como áudio com qualidade 5.1 Surround Sound.

O Miracast também é compatível com diversos sistemas operacionais, como Android, BlackBerry, Windows 8.1 e Windows 10.


E o WiDi?

Como espelhar notebook na TV via WiDi? É quase a mesma coisa, porém a versão da Intel.

Intel Wireles Display, ou simplesmente Intel WiDi, é a solução própria da Intel que utiliza o padrão Miracast.

Dessa forma, a tecnologia permite exibir conteúdos de um notebook (modelo a partir do processador Intel Core de 4ª geração, Haswell) em HDTVs. Simples assim. Para que a “mágica” aconteça, basta que os dispositivos sejam compatíveis com a tecnologia.

wi-di em notebook e tv

Na prática, é possível, por exemplo, mostrar as fotos de suas férias para toda a família na sala sem precisar revezar o computador entre as pessoas, ou assistir um filme em alta definição armazenado no laptop através da TV. Ou simplesmente transmitir seus vídeos do youtube na tela grande de forma rápida e prática.

wi-di comunica notebook com tv sem fios


E o DLNA?

Com funciona e Como espelhar notebook na TV via DLNA?

É parecido com os outros, mas com detalhes diferentes. Para para usar uma TV com a tecnologia DLNA todos os aparelhos precisam estar conectados na mesma rede.

OBS: No caso do Miracast, o compartilhamento de conteúdos não necessita da rede Wi-Fi.

Ele também é mais trabalhoso, precisa ter um programa de gerenciamento de mídias instado no seu notebook/computador, selecionar os arquivos compartilhados com a rede. O vídeo amador abaixo explica um pouco os detalhes:

Vídeo ilustrativo em uma TV SONY


E o Chromecast na TV?

Como você já deve saber, o Chromecast faz streaming de conteúdos para a sua televisão, para que você consiga usar aplicativos e até mesmo navegue pela internet, mesmo que a sua TV não seja smart.

Para começar, é importante deixar claro que o Chromecast não vem com nenhum aplicativo. Ao contrário de outros receptores de TV, como a Apple TV, ele não tem uma interface.

Então, como usar aplicativos no Chromecast? Na verdade, é bem simples. Ele é compatível com dispositivos com sistema operacional Android e iOS, e também com o navegador Chrome, que pode ser aberto em um notebook, por exemplo, para que o Chromecast faça o streaming.

Em um tablet ou celular, basta você baixar o aplicativo do Chromecast e fazer as configurações. Depois, você vai poder visualizar ou mesmo baixar os apps compatíveis.

A partir do dispositivo é que você vai enviar os comandos para que o Chromecast execute os aplicativos. No caso do Chrome aberto em um notebook, vale lembrar que será preciso baixar uma extensão para o navegador.

Como espelhar notebook na TV com Chromecast

Encontramos mais um vídeo amador que demonstra como funciona via notebook:

Lista dos principais aplicativos compatíveis com o Chromecast:
  • Google Play Filmes (Android, iOS e Chrome) –  alugar ou comprar filmes.
  • Youtube (Android, iOS e Chrome) – já bastante conhecido e dispensa detalhes
  • Netflix (Android, iOS e Chrome) –  acesso a conteúdos como filmes e séries a partir de uma assinatura mensal.
  • Crackle (Android e iOS) – similar ao Netflix, o Crackle é uma opção gratuita, mas tem algumas desvantagens como menor variedade de conteúdo e propaganda.
  • Plex (Android, iOS e Chrome) – é o principal aplicativo para compartilhamento de mídia. Nele você pode criar uma espécie de nuvem e armazenar seus arquivos
  • LocalCast for Chromecast (Android) – permite transmitir para o Chromecast fotos, vídeos ou músicas armazenadas no seu celular ou tablet.
  • Photowall for Chromecast (Android e iOS) e Photo Cast for Chromecast (iOS) – para visualizar as fotos que estão salvas no celular ou tablet.
  • Videostream (Chrome e Android) – o aplicativo permite que você envie vídeos do seu computador para o Chromecast e use um dispositivo Android para controlar o volume ou pausá-lo, por exemplo.

Via Zoom e Techtudo


Queremos reforçar que tanto seu notebook quanto TV precisam ser compatíveis com estes recursos para funcionar de acordo como que falamos.

Deixe também sua dica de temas para vídeos como estes!

Notebooks recomendados do mês

Veja os TOP 5 de diferentes categorias e faixas de preço separados por nossa equipe para facilitar sua vida.

notebooks do mes de janeiro de 2016veja lista completa de notebooks indicadosSugestões de compra com melhor custo benefício no Brasil.

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Neison disse:

    Faça um teste com o Mezzmo eu utilizo ele, sem duvida achei o melhor, reproduz ate legenda.

  2. JEFFERSON SILVA disse:

    Oi. Meu note é W10 e fiz tudo que vc explicou no video, mas no note fica só Pesquisando e não aparece o nome da minha TV. Ela é um 4K da LG.

    • Laptoper disse:

      Testamos em uma TV LG 4k também no vídeo, mas não sabemos o que pode estar ocorrendo. Vale verificar detalhes se ambas estão devidamente conectadas na mesma rede.
      Para dúvidas mais avançadas sugerimos verificar no suporte do Windows e da fabricante da TV.

  3. Renato disse:

    Na minha smart tv da LG, quando conecto qualquer dispositivo via miracast, o som sempre fica com atraso em relação a imagem. Alguém pode me ajudar? Ou isso é normal?
    Modelo da TV: 43UK6510PSF

  4. Vinicius disse:

    Opa.. cara se eu tenho 1 PC.. como fazer para ele “criar uma tela” para espelhar ela pra TV…
    Diagamos que eu queira usar multi USAR no Windows.. 1 tela para cara.. e 1 Air e Conectado…
    Meu PC nao aceita miracast ao colocar no projetar miracast.. existe algum Hardware etc..?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *