Neste vídeo queremos ajudar quem não conhece nada (ou quase nada) de notebook ou computadores, mas está precisando de um equipamento novo. Então trouxemos uma breve explicação de como comprar um Notebook bom entendendo seus componentes e partes.

Vamos descobrir pra que serve um Processador, memórias, GPUs – integradas e dedicadas -, os diferentes tipos de tela e de armazenamento, entre outras características fundamentais para se saber na hora de comprar um portátil.

Mas vamos tentar explicar da forma mais resumida e simples.

Primeiramente, por que se chama “Notebook”?

Existem basicamente dois tipos de computadores:

  • os Desktops, que são os de mesa;
  • e os Laptops, que são os pra usar no colo, pois Lap = é “colo” na tradução.

Aqui no Brasil e alguns outros países chamamos de Notebook por questões de cultura. Em inglês essa palavra significa “caderno de notas”.

por dentro do Notebook Gamer Dell G3-3590 nova geração

Os dois tipos possuem pontos negativos e positivos:

  • O Desktop pode ser equipado com melhores peças, por seu tamanho maior, mas são equipamentos fixos, não podem ser facilmente movidos, limitando o usuário a um local de uso, como um quarto ou escritório.
  • Por outro lado, o Notebook é portátil, e essa é sua principal característica. Ele ocupa muito menos espaço e pode ser levado pra onde você precisar. Além disso não precisará de uma tomada enquanto tiver carga em sua bateria. Já já vamos falar mais sobre isso.

Como escolher a tela de um notebook?

A tela é a sua comunicação visual com o computador. Parece algo simples, mas existem diferentes tipos de tela. Qual você deve escolher depende muito das suas necessidades.

Um fotógrafo, por exemplo, vai exigir uma tela com uma maior fidelidade de cor, com um brilho bacana e um nível de detalhe elevado. Já para alguém que só vai digitar textos e navegar na net, pode ser que uma tela mais simples e barata já sirva.

Tudo depende do usuário. Mas como comprar um Notebook bom começando pela tela?

ASUS ZenBook 14 UX434FA tela Full HD bordas super finas ultrafinas NanoEdge

Resolução da tela (definição)

A resolução da tela está relacionada com a quantidade de detalhes que vai ter, ou seja, a quantidade de pixels – Cada pixel é um ponto na tela. Quanto mais pontos, mais definição na imagem. No mercado nós normalmente vemos as seguintes telas:

  • Resolução HD, geralmente com 1366 pixels de largura e 768 de altura, que são as mais simples e baratas;
  • Resolução Full HD, que possuem 1920 pixels de largura por 1080 de altura, mais caras;
  • Em notebooks mais raros, podem chegar até resolução 4K que são 3840 pixels de largura por 2160 de altura.

Telas 4K estão começando agora a entrar no mercado, então pode ser que se popularizem mais daqui uns anos. Pois quanto melhor, mais caro fica!

Ângulo de Visão na tela do notebook

Você alguma vez na sua vida já teve que baixar ou erguer a tela de um notebook porque a imagem estava com cores invertidas ou sem vida, lavadas/esbranquiçada?

Bem, isso é muito comum em telas TN, que vem de “Twisted Nematic”, são telas mais baratas, porém não possuem tanta fidelidade de cor e apresentam essa “deficiência” de ângulo. Se você olha dos lados, de cima ou de baixo, as cores se alteram.

Aí, um pouco mais caras, são as telas IPS que vem de In-Plane Switching. Estas telas, na teoria, não apresentam alterações nas cores quando olhadas de outros ângulos.

Dell CES 2020 Concept Duet e Concept Ori duas telas e tela dobrável

Os Notebooks da Samsung por exemplo não usam a sigla IPS, mas sim PLS que é uma tecnologia similar, própria da Samsung. Outras marcas simplesmente usam a sigla VA de (View Angle) ou WideView na especificação, pra indicar que a tela possui um bom ângulo de visão.

Mais detalhes das telas

Ainda existem detalhes sobre o brilho da luz de fundo e taxas de contraste que é a maior diferença entre brancos e pretos, e até mesmo frequência de atualização das imagens. São detalhes que quanto maior o valor informado, melhor a tela é… e sim, mais caro também.

Não vamos entrar em detalhes técnicos aqui sobre as telas ou sobre as siglas pois o objetivo aqui é resumir as coisas. Então, se você quiser saber mais sobre essas tecnologias, eu sugiro que dê uma olhada neste vídeo abaixo:

youtube.com/watch?v=2byWSZhwOlQ


Bateria

A bateria é uma das coisas mais importantes de um Notebook. Alguns notebooks vão possuir baterias que duram mais, ou que carregam mais rápido que outras.

Aqui é importante ressaltar: a duração da bateria está diretamente ligada à forma que a pessoa usa o Notebook.

Tarefas complexas como edições de imagens, jogos e renderizações vão fazer com que o notebook precise de mais energia pra processar as informações e, com isso, a bateria dura menos. A dica é ficar de olho nos testes que fazemos nos reviews aqui do canal.

bateria de notebook carrega 100% rapido

Dúvida comum: pode ou não usar o notebook na tomada?

A resposta é que sim, sempre que possível deve-se usar o notebook conectado na tomada.

As baterias possuem “ciclos de vida“, quanto mais você usa ela fora da tomada, mais ela vai se desgastando e perdendo ciclos. Até uma hora em que ela não vai mais carregar. Então, não precisa se preocupar, hoje em dia as baterias não viciam mais, mas elas perdem ciclos de vida se forem sempre utilizadas fora da tomada.


Para que serve o Processador de um notebook?

O processador, também chamado de CPU, é o cérebro do computador, ou um dos cérebros. Ele faz os cálculos da coisa toda. Quando você manda executar alguma ação no computador, há a necessidade de um processamento pra que se resulte no que você espera.

Quanto mais potente o processador, mais coisas ele pode calcular em um período de tempo. Quando você demanda mais processamento desse cérebro, as ações acabam entrando em uma “fila” e o computador pode parar, ou ficar lento para executar as ações da fila.

Quando você tem um processador potente, você pode processar um grande volume de informações rapidamente, sem lentidões e sem parar. Mas será que todo mundo precisa de um processador potente? Na verdade não!

Se você for uma pessoa que trabalha com coisas leves, você não precisa de um super processador.

O que são tarefas leves?

Pra exemplificar, as tarefas consideradas leves são aquelas do dia a dia e as atividades domésticas como edição de textos e planilhas, navegação na internet e redes sociais, reprodução de imagens, vídeos e jogos como “Paciência clássica”.

O que são tarefas pesadas?

Em contrapartida, tareas pesadas são as edições de imagens e vídeos; jogos em 3D, quanto mais realista, mais recursos e jogadores tiver, mais pesado; modelagens em 3D e alguns tipos de programação avançada ou então outra tarefa que envolva muita informação, muita ação ou muitos usuários ao mesmo tempo.

Pra saber sobre os modelos de processadores existentes, sugerimos que você assista alguns vídeos do nosso canal onde já explicamos alguns detalhes como a 11ª e a 12ª gerações da Intel. É mais uma forma de saber como comprar um Notebook bom através deste componente chave.

Como é um papo bem denso, em breve teremos mais vídeos sobre o assunto, então é bom você clicar em se inscrever pra ficar sempre ligado nas novidades.


Placas de vídeo de notebook | GPUs dedicadas e integradas

GPUs ou chips de vídeo são os responsáveis por fazer o processamento do vídeo propriamente, ou seja, eles que geram as imagens.

Os processadores sobre os quais comentamos ali em cima normalmente vêm acompanhados de um chip de vídeo, a GPU integrada, unidade de processamento gráfico integrado. Para a maioria das tarefas do dia a dia como ver filmes, navegar na internet e usar funções básicas do computador, essa GPU integrada dá conta.

Resumindo: todo notebook tem um GPU de vídeo integrada, ela fica dentro do processador! É como se fosse um “co-processador”, utilizado apenas para gerar imagens.

Mas, algumas vezes, para tarefas que exigem mais processamento de imagens, nós vamos precisar de um segundo chip de vídeo, a GPU dedicada. Ela é chamada de “dedicada” porque ela é utilizada apenas para o processamento gráfico, com uma quantidade de memória própria pra armazenar informações gráficas que estão sendo exibidas na tela.

Quanto mais poder de processamento e quanto mais memória dedicada este chip tiver, melhor será o seu desempenho ao lidar com gráficos e imagens.

GPUs dedicadas não estão presentes em todos os notebooks, somente naqueles destinados a tarefas com este maior processamento. Um grande exemplo são os Notebooks Gamers.

Placa de vídeo integrada APU AMD Radeon Vega 8

O motivo de notebooks gamers serem maiores

Esses notebooks para jogos geralmente são grandes, possuem CPUs e GPUs bem potentes, além de em algumas vezes mais memória e mais espaço de armazenamento.

Games são alguns dos aplicativos mais pesados que existem, exigem um alto poder de processamento e uma grande quantidade de memória pra rodar bem. Estes notebooks também são mais caros e geralmente não possuem baterias muito duradouras, pois eles gastam muita energia, o ideal é usar sempre na tomada no caso de jogatinas.

Processadores potentes esquentam muito e os notebooks não tem tanto espaço interno pra ventilar. Então, os notebooks gamer incluem sistemas de refrigeração muito mais sofisticados e potentes, deixando o aparelho parecendo um carro de corrida com entradas e saídas de ar. Ou seja, são maiores e mais robustos.

Caso queria saber mais dicas de como comprar um Notebook bom com vídeo dedicado, sugerimos acompanhar as últimas publicações do nosso site na página inicial.


Memória RAM do notebook

Além da memória dedicada pra vídeo que comentamos, das GPUs dedicadas, que armazena informações utilizadas no processamento das imagens, nós temos ainda a Memória RAM, que é a memória de acesso aleatório que guarda informações usadas nos processamentos de todos os programas e arquivos abertos no computador naquele momento.

memória RAM para notebok modelo Samsung Lenovo

Ela geralmente não tem tanto espaço de armazenamento, mas o foco aqui é rapidez.

Não é nessa memória que você vai salvar suas músicas e fotos. Essa memória serve somente para acessar alguns dados mais rapidamente e manter guardado tudo o que está em uso no momento que o notebook está ligado.

Quando o notebook é reiniciado, os dados da memória RAM são apagados. Por isso que, ao reiniciar um notebook, as coisas costumam ficar mais rápidas.

Resumindo, quanto mais memória RAM tem o computador, mais coisas ao mesmo tempo você poderá deixar abertas, pois o processador vai guardar diversos arquivos nessa memória de acesso rápido ao mesmo tempo.

instalar mais memória RAM notebook

Para quem trabalha com vários programas e abas abertas ao mesmo tempo, além de ter um bom processador pra processar várias ações de forma rápida, é importante ter uma boa quantidade de memória RAM pra manter guardadas as informações das abas e programas abertos. Assim quando você clicar em uma nova aba, você não vai ter que esperar a lentidão de ter que puxar a informação da aba lá do HD de novo.


Armazenamento

O armazenamento é a memória que você vai usar para salvar os seus arquivos e instalar programas. Fotos, vídeos, documentos, jogos, projetos e tudo mais ficam salvos nesses dispositivos, e quando você reiniciar o notebook tudo continuará lá, sem perder nada.

HDs e SSDs. Qual é a diferença?

notebook com ssd hd ou SSHD

O HD é um equipamento grande e pesado com um disco dentro. É nesse disco que ficam as informações. Quando ele está em uso, o disco gira, causando barulho e vibração.

A vantagem é que o espaço no HD é mais barato. Então você terá uma transferência lenta de arquivos, porém uma grande capacidade de armazenamento, geralmente 1 Tera ou 2.

tamanhos e tipos de ssd para notebook

tamanhos e tipos de SSD existentes

O SSD tem um outro ponto forte, a velocidade. Como ele é mais rápido, menor e mais eficiente, o espaço acaba ficando mais caro, por isso é comum vermos notebooks com SSDs suportando entre 128 a 512 gigabytes de armazenamento. Existem alguns com mais capacidade, mas geralmente ficam entre os Notebooks premiums, ou seja, os mais caros.

Dica de ouro para você saber como comprar um Notebook bom:

O que é muito comum as pessoas fazerem pra economizar é comprar um notebook com HD de fábrica, mas que possua uma conexão M.2. Essa conexão permite você conectar, entre outras coisas, um SSD do tipo M.2 ao seu gosto!

Comprar SSD diferenças entre conector e protocolo SATA M.2 SATA III PCie NVMe

Vale você conhecer o nosso Guia de compras de SSD para portáteis.

Assim, você compra o Note sem o SSD, mas depois instala você mesmo. Só cuidado se você não tem muita experiência em abrir notebook ou instalar sistemas. Neste caso vale pedir ajuda para um técnico/profissional ou um amigo de confiança que entenda do assunto.


Encerrando

Nós não vamos falar sobre detalhes como câmera porque muda pouco de um note para o outro e é muito uma questão de você ver testes mesmo, pra ver se te agrada. Boa parte delas possuem resolução de gravação de 720p, ou seja, 720 pixels de altura, geralmente 1280 de largura.

Eu espero que esse vídeo tenha clareado sua visão sobre esses itens indispensáveis de serem analisados durante uma compra. Vale deixar sua sugestão para os próximos vídeos para te ajudar a descobrir como comprar um Notebook bom.


Faça parte dos nossos grupos de desconto

Acesse os convites nos links do post:

Grupo ofertas de notebook no WhatsApp e Telegram – Descontos e cupons para comprar barato