5 dicas para fazer a bateria do Notebook durar mais e ter mais vida útil

Sempre ao nosso lado, o Notebook é o companheiro de muitas horas de atividades e trabalho duro, e também nos momentos de lazer como assistir vídeos, navegar na internet e até nos joguinhos. Mas com tanta coisa pra ele rodar nem sempre a bateria aguenta por muito tempo. Já estamos em 2014 e não existe solução milagrosa para isso.

As novas tecnologias de baterias, aliadas aos processadores e componentes cada vez mais econômicos, fazem muitos dos modelos atuais durarem por mais de 4 horas a fio (alguns modelos podem durar muito mais).

Mesmo assim é importante cuidar da sua bateria, e buscar economizar energia nos momentos em que você não precisa utilizar 100% do equipamento.

dicas para economizar bateria do notebook 2014

Confira algumas dicas para poupar bateria do seu notebook

São coisas simples que podem fazer a diferença

1. Ajuste do brilho da tela do Notebook

A tela é um dos principais vilões da energia. Então, nos momentos em que não precisa de muito brilho, com em ambientes mais escuros,  reduza o brilho para proporcionar mais tempo de vida útil dela. Basta acessar as configurações do seu sistema operacional.

niveis de bateria do notebook

2. Desative as atualizações automáticas.

Scanners de vírus e de segurança, atualizações de extensões ou outros podem sugar a bateria quando você mais precisa. Ajuste as configurações de maneira que isso só rode quando você estiver com o notebook ligado na tomada ou quando você preferir.

3. Desconecte acessórios e dispositivos desnecessários

Tem gente que tem o costume de carregar o celular e outros equipamentos pelo USB do Notebook, sendo que muitas vezes a tomada está ali do lado vazia e esquecida.

A dica é fazer isso somente quanto for realmente necessário.  Muitos dispositivos USB conectados consomem energia, ainda que não estejam usados no momento. Desconecte pendrives ou outros dispositivos quando eles não estiverem em uso.

pen drive no notebook e bom tirar para economizar sua bateria

4. Desligue as redes Wireless (sem fio) quanto não estiver usando

Bluetooth e Wifi também são grandes vilões de energia da bateria. Se não estiver utilizando estes recursos, desligue quando estiver sem seu carregador. Em geral o Bluetooth pode ficar sempre desligado, afinal é difícil alguém usar ele ligado direto, não acha?

5. Deixe no modo Economia de Energia.

Basta ajustar os planos de energia do sistema operacional.  Windows 8.1 as configurações são entre Balanceado (oferece o máximo de desempenho quando está na tomada e economiza quando não está) e Economia de bateria (reduz a performance do notebook para poupar bateria). Veja o qual melhor se adapta ao seu perfil de uso.

Estas são algumas medidas simples para não ficar na mão na hora que mais precisa.

 

Você tem alguma dica a respeito?
Deixe seu comentário, nós queremos saber como você faz!

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *