Qual o melhor notebook para fotógrafos? Dicas de compra

Laptoper

Laptoper é um especialista em notebooks que escreve os principais artigos do site "Que Notebook Comprar". Também dá as melhores dicas e ajuda quem quer comprar ou trocar seu notebook pelo melhor modelo.

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Lucas disse:

    Laptoper,

    Parabéns pelo post! Em plena véspera da Black Friday tirei muitas das minhas dúvidas em relação a qual notebook comprar. Mas algo ainda me incomoda, haja vista a subjetividade que os fornecedores tratam a presença de gravador CD/DVD. Você pode sugerir algum que além de ter o item anterior, me servia para tratar inúmeras fotos simultaneamente em Photoshop e Lightroom?

  2. Marcelo disse:

    Como vai Ruy.
    Estou procurando um Not e venho me deparando com alguns post que pouco se fala da tela, eu inadvertidamente a alguns anos atrás comprei um Not para aprender a editar fotos visto ser totalmente iniciante no assunto e comprei um Samsung, só que não sabia que a tela da linha Samsung inclusive o X51 possui tela Antirreflexiva, isto na minha opinião é a morte para quem quer cores, esta tela é fosca se mudar o grau de visão em um dedo para frente ou para trás, já fica tudo diferente em matéria de cor, se você deitar a tela ae começa a ficar tudo preto, além de você ter a tendência ( no caso do meu Not ) de amarelar as fotos, hoje estou atento aos detalhes da tela também, visto ser uma aquisição cara. Na minha opinião para fotos Samsung não.Obrigado

  3. Amanda disse:

    Laptoper

    Sou fotografa e estou precisando comprar um notebook, porém estou confusa em termos de configurações.

    Preciso de um notebook com bom custo/benefício que comporte Photoshop, Lightroom, os demais programas de tratamento de imagem e que tenha boa capacidade de armazenamento para fotografias.

    O que devo levar em consideração na hora da compra? Quais marcas sugere?

    Obrigada

    • Laptoper disse:

      Olá Amanda,
      Tem que pensar no mínimo em um bom processador Core i5 ou i7 das gerações atuais como a 5ª e com pelo menos 6GB RAM memória RAM. Em geral isto já dá pra rodar legal os programas.
      Tela grande pode ser maior e mais pesado, mas é melhor para visualizar e trabalhar com imagens.
      O armazenamento é relativo, com você é profissional, deve investir em HDs externos e formas de gerar backups de forma fácil e prática.

      Nossas sugestões são os modelos eleitos melhores do ano de 2015 – confira aqui, a maioria deles atende a estes detalhes,

  4. Ruy disse:

    Laptoper,

    Eu sugiro fortemente que você faça uma matéria com esses modelos IPS. Já mandei emails para os fabricantes, mas eles não respondem.
    Você poderia fazer isso pela gente?
    Outras perguntas, esse Lenovo Yoga II que está nas dicas de promoção de hoje, que tem um I3 de quarta geração com 4 GB daria conta de editar fotos? Essa memória de 4 GB dele pode ser expansível para uns 12 GB, por exemplo? Para editar fotos, o mais importante é o processador ou a memória RAM?

    Abraços,

    • Laptoper disse:

      Olá Ruy,
      Entendemos sua dificuldade e como falamos não é um post fácil de fazer, pois dependendo de onde pesquisa, a informação não está clara.
      Em muitos casos este detalhe nem é anunciado então fica difícil de diferenciar.
      No caso do Lenovo Yoga 2 destacado, o diferencial está mais para ser ultrafino e híbrido. A configuração com Core i3 é um bom básico que dá conta de vários programas, incluindo Photoshop e similares.
      O desempenho depende muito das atividades e programas abertos, por exemplo no uso do PS é bom manter só ele aberto, pois se tiver outros programas e janelas juntas pode pesar até Core i5 ou i7.

      Pesquisamos no manual oficial do modelo e consta apenas o limite de 8 GB nas especificações (a informação: DDR3L-1600MHz (max 8 GB)) aqui no Manual de manutenção Lenovo

  5. Ruy de Freitas Martins Barbosa disse:

    Estou colando o meu comentário aqui, só agora vi que tem uma área específica para fotos:

    Boa tarde, tudo bem?
    Estou interessado em comprar um notebook para basicamente, duas funções:
    – Básica: Navegar na web e abrir Word, Excel, etc
    – Avançada: Editar fotos com o software Lightroom ou o Adobe Camera Raw.

    Que configuração vocês me indicam?
    Estou pensando num I5 ou I7, com 8 GB de RAM e 01 TB de HD. Mas está difícil conseguir preços abaixo de R$ 2.000,00 nessas configurações.
    Considerações:
    1- Não sou fotógrafo profissional. É apenas um lazer, nos finais de semana. Não usarei arquivos pesados nem tratarei centenas de fotos de uma só vez.
    2- Para o meu perfil é necessário uma placa de vídeo dedicada, visto que me parece que o Lightroom não usa placa de vídeo?
    3- Tem muita diferença de desempenho entre a quarta e quinta geração dos processadores da Intel?

    Abraços!

    • Laptoper disse:

      Olá Ruy,
      Você está no caminho certo!
      A sua configuração sugerida é ideal para esta finalidade, considerando que é para fins amadores.
      Preços baixos é um complicador, com a alta do dólar está cada vez mais difícil achar boas ofertas.
      Mas já viu o indicado de hoje no topo do site, no caso o modelo mais completa da asus aqui > Noteboo X450LC-WX063H Intel Core i5 6GB (2GB de Memória Dedicada) 500GB 14″

      Quanto as questões, o esquema de placa de vídeo dedicada é mais usada para o cálculo de ambientes 3D, como jogos e programas específicos.
      A diferença de processadores depende muito de cada modelo e sua velocidades, pra saber é só comparando detalhes técnicos, sites como este cpuboss.com ajudam a fazer isso

      • Ruy disse:

        Laptoper,

        Muito obrigado pela sua atenção. Quanto a sua sugestão, não acha que processador i5 e 6 GB tendem a ficarem defasados para daqui a uns dois anos? Para hoje, acho que resolvem o meu problema, mas como os softwares de edição de fotos vão sempre exigindo cada vez mais do hardware, penso se não seria melhor um i7 e 8GB ou até 16GB de RAM. Qual a sua opinião?

        • Laptoper disse:

          Olá Ruy,
          A vida útil média de um notebook com boa performance é na faixa dos 2 a 3 anos. Com a evolução da tecnologia tudo tende a ficar saturado.
          Outro ponto é a bateria, que ainda não existe tecnologia que garanta vida útil por mais de 2,5 Anos sem perder bastante desempenho… os ciclos são gastos e ela perde vida naturalmente, até mesmo parada, não tem como fugir disso.
          Quanto mais potente é sempre melhor, i7 e 8GB garante mais qualidade ao longo do tempo… porém isso custa mais. Tem que equilibrar bem com o seu bolso e necessidade.

          Boa sorte!

          • Ruy disse:

            Laptoper,

            É muito dificil saber quais modelos tem tela IPS ou não, os fabricantes não deixam isso muito claro. Teria como você fazer um artigo indicando modelos com este tipo de tela, por favor?
            Atenciosamente,

            Ruy

          • Laptoper disse:

            Olá Ruy,
            Boa sugestão, vamos analisar um post assim 😉
            geralmente os fabricantes e lojistas deixam bem claro nos anúncios dos sites por se tratar de uma qualidade técnica na hora da venda.
            Porém algumas lojas pecam no cadastro. Um exemplo é a loja do Walmart que é tem ótimos preços, mas deixa o texto descritivo muito resumindo de alguns modelos, o que acaba ocultando qualidades.
            O esquema é ficar de olho e quanto simpatizar com um modelo, tentar achar a ficha técnica no site oficial do fabricante do notebook em questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *